Acidentes elétricos em casa são mais comuns do que muitos podem imaginar. E, mesmo que algumas pessoas não deem a devida atenção, eles matam. Na grande maioria das vezes os acidentes são ocasionados por coisas previsíveis. Ações simples podem evitar que eles aconteçam.

Separamos dados e dicas importantes para evitar acidentes domésticos com eletricidade.

Acidentes elétricos matam mais do que a dengue

Fatos previsíveis e facilmente solucionáveis que matam centenas de pessoas. Segundo o Anuário Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica, foram 782 mortes entre janeiro de 2016 e março de 2017. Incêndios causados por curtos-circuitos e choques elétricos estão entre as principais causas.

A pesquisa Raio X das Instalações Elétricas, realizada com 999 residências pelo PROCOBRE (Instituto Brasileiro do Cobre) em parceria com a ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), revelou dados preocupantes sobre a segurança elétrica nas residências brasileiras.

  • 45% não possuem projeto elétrico
  • 35% ainda adotam o padrão de tomada antigo
  • 46% nunca fizeram a revisão da instalação elétrica

Os números são preocupantes. Ainda que, quinze anos antes da realização do levantamento, a situação fosse pior, é de se preocupar. Isto mostra o quanto o brasileiro não se importa com a qualidade das instalações elétricas.

Dicas de como evitar acidentes elétricos

A maior parte dos acidentes elétricos pode ser evitada com ações simples. E que, muitas vezes (justamente por serem fáceis de executar), passam despercebidas.

Manutenção periódica

Um dos principais fatores que levam a curtos-circuitos é a falta de manutenção da rede elétrica. O que pode causar acidentes elétricos leves e, em alguns casos, incêndios. O recomendável é que a revisão seja feita, à primeira vez, depois de 10 anos. Depois disto, a cada cinco anos.

Proteção de tomadas

Dica fundamental para quem tem filhos pequenos. Depois de reorganizar a sala ou o quarto, alguma tomada pode acabar ficando em desuso. Neste caso, o melhor a se fazer é usar um protetor de tomada. Ele evitará que as crianças sofram acidentes elétricos graves.

Todo cuidado é pouco

Antes de realizar qualquer serviço, o ideal é desligar o disjuntor. Seja trocar a resistência do chuveiro ou uma lâmpada. Isto vai impedir que a eletricidade escape e que você sofra uma descarga elétrica.

Atenção ao tomar banho

Algo bastante comum é alterar a temperatura do chuveiro enquanto este está ligado. Mas isto está errado! O ideal é fechar a torneira antes de realizar a mudança. Além de prolongar a vida útil dele, diminui as chances de acidentes elétricos. E, se considerarmos que a água é um bom condutor de eletricidade, as chances de um ser fatal com alguém molhado são muito maiores.

Extensões e benjamins

Algo bastante comum nas residências é o uso dos Ts, ou das extensões. Porém, é preciso ter um pouco mais de atenção quanto ao uso destes. As tomadas elétricas, no geral, possuem uma capacidade de 1000 W. Vários equipamentos ligados simultaneamente geram sobrecarga. O que pode acarretar em acidentes elétricos com curtos-circuitos e incêndios.

Antes de fazer isto, faça uma conta básica: some a resistência de todos os aparelhos ligados naquele benjamim. Geralmente aparecem com Watts ou Volt-Amperes. Caso o valor seja menor do que 1000, ainda não há riscos. Do contrário, é melhor pensar em mudar a arrumação. Ou instalar uma nova tomada.

Ainda mais proteção

A instalação de fios-terra não são um luxo. São necessárias, se quiser manter sua residência segura. Por isso os produtos G-Light, como refletores e luminárias decorativas, possuem  conexão com fio-terra, a fim de evitar os riscos de acidentes elétricos.

Além disto, existem os DR (diferenciais residuais). Eles identificam quando há a fuga de corrente na instalação elétrica. Assim que o risco de choque é percebido, a energia elétrica é cortada.

Mude as tomadas

O formato das tomadas dos aparelhos domésticos não mudou por acaso. É uma forma de manter a residência e os aparelhos cada vez mais seguros. O terceiro pino é o fio-terra. É ele quem vai “segurar” a energia elétrica em casos de instabilidade. O que diminui as chances de acidentes elétricos graves.

Umidade nas instalações

Tome cuidado com os pontos de infiltração. Principalmente onde existem bocais de lâmpada e tomadas. Alguns eletrodomésticos foram projetados para lidar com a umidade, como os que ficam na cozinha. Outros não. Televisão, consoles e ventiladores, por exemplo, não lidam bem com ela.

Outro ponto importante é o uso de eletrodomésticos, ou eletroeletrônicos, enquanto está molhado. É um risco enorme! Como já dissemos, a água é boa condutora de eletricidade. Logo, já dá para imaginar o que pode acontecer com quem usa secador de cabelo, descalço e com o cabelo molhado, não é?

Temporais

Quem é do interior, já deve ter sido advertido pela avó durante uma trovoada. Esta preocupação vai além da superstição: tem um pé na ciência. Usar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos durante um temporal aumentam as chances de atrair um raio. A menos que alguém esteja fazendo uso do equipamento, e que a casa possua uma instalação elétrica de qualidade, não há muito o que se preocupar. Mas não queremos pensar no que pode acontecer com quem estiver com um smartphone na mão ou notebook no colo, não é?

Profissionais de qualidade

Antes de realizar o projeto elétrico da residência ou comércio, é importante confiar no profissional escolhido. Entregar uma responsabilidade destas para alguém sem experiência pode acarretar em acidentes elétricos futuros.


Prevenir acidentes elétricos e domésticos, e até mortes, é mais fácil do que parece. Ações simples que preservam não só os aparelhos eletrônicos, mas a integridade física de uma casa ou apartamento. Eletricidade é coisa séria.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.