iluminação para eventos

Durante o final do ano, a quantidade de eventos cresce. Mas, mais importante do que boa música e um espaço adequado, uma boa iluminação para eventos é essencial.

Já falamos sobre a capacidade que a luz tem em criar múltiplas sensações. Alegrias, tristezas, ambientes diversos e etc.

Em um evento, a iluminação exerce diversas funções. Ela pode tirar ou direcionar o foco de algum ponto. Além disto, participa diretamente da cenografia.

Separamos 5 dicas essenciais de iluminação para eventos. Vamos conferir?

  1. Localização das luzes
  2. Luz e som ambiente
  3. Iluminação para eventos e temática
  4. Espaço e projeto iluminotécnico do evento
  5. Equipamentos de qualidade

1. Localização das luzes

Um dos primeiros passos é planejar onde estarão as luzes. Aqui, o cuidado deve ser para não gerar desconfortos visuais aos participantes.

Evite que a iluminação incida sobre objetos refletores. Além de deixar o ambiente confuso, isto pode causar problemas visuais ao público.

Além disto, a iluminação para eventos cria espaços e ambientes. Se bem planejada, pode diminuir bastante o custo com decoração. Criando, somente com ela, desenhos e formas no ambiente.

2. Luz e som ambiente

Por maiores ou menos que sejam os eventos, eles contam com tipo de som. Seja uma música mais agitada ou lenta. Tudo dependerá da ocasião.

Sincronizar as luzes com o ambiente cria momentos e lembranças marcantes nos visitantes. O sucesso dessa união depende de saber ou não o tipo de música com antecedência.

Em ocasiões mais formais, uma temperatura de cor mais fria é o ideal. Cria uma áurea mais formal e elegante. E, nestes casos, uma música mais lenta é o adequado.

Já em situações mais agitadas, as cores quentes são a melhor pedida. E, junto com uma música mais agitada, o ambiente se torna perfeito.

3. Iluminação para eventos e temática

A menos que todos os seus eventos sejam iguais, é preciso pensar em uma iluminação para cada um.

Como dissemos anteriormente, a iluminação deve condizer com a temática do evento. Um sistema de iluminação indireto não funciona tanto em uma ocasião mais agitada. Assim como uma mais direta não obtém bons resultados em algo mais formal.

Antes mesmo de pensar nos equipamentos, é preciso ter ciência do tipo do evento. Isto evitará mudanças de última hora, atrasos desnecessários e incômodos com o público.

4. Espaço e projeto iluminotécnico do evento

Todo evento, por menor que seja, precisa de um projeto iluminotécnico.

É ele quem apontará os melhores sistemas de iluminação para o evento. E é ele, também quem dirá quais tipos de lâmpadas e luminárias a serem usadas.

Nele, também devem conter informações sobre o espaço. A segurança das instalações elétricas, potência gasta, entre outros fatores.

Uma dica importante é sempre ter um gerador de prontidão. Não há nada pior em um evento do que uma completa escuridão repentina.

5. Equipamentos de qualidade

Compre e contrate uma iluminação de qualidade. De preferência, certificada pelo INMETRO.

Saiba, também, quem serão os profissionais que montarão, desmontarão e controlarão a iluminação.

A G-light oferece uma linha completa de refletores, spots de solo, tartarugas LED e outras opções de iluminação para eventos. Com a qualidade e segurança necessárias para seu evento.


Ao se atentar a todos estes pontos, é impossível que a iluminação para eventos dê errado. Planeje, organize e capriche na iluminação.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.