Os nomes podem até ser bastante semelhantes, mas as duas não querem dizer a mesma coisa.

No mundo das luzes, iluminar é muito mais que apenas instalar as lâmpadas em determinados locais. Existem estudos feitos para garantir a melhor iluminação para você. Dentro disso a iluminância e a luminância são dois pontos a serem tratados.

As diferenças entre elas são importantes de serem pontuadas. Pois por conta da grande semelhança de nomes os conceitos podem ser trocados e você pode sair prejudicado por não conseguir transpor a informação que desejava.

Hoje em dia temos uma gama de informações relacionadas a conforto de luz, temperatura, entre outros. O que levou a informações como essas serem importantes para compor o projeto luminotécnico de um determinado local.

O projeto luminotécnico é importante para a otimização dos ambientes que você deseja. A luminância e a iluminância estão intimamente ligadas a esse projeto, e são de grande importância para o conforto visual do seu ambiente.

A semelhança entre os termos é que ambos tratam-se de terminologias ligadas a iluminação. Mas quais as diferenças? Nesse artigo explicaremos as diferenças entre Iluminância e luminância.

Luminância

É a medição da quantidade de emissão de luz, que passa através ou é refletida em uma determinada superfície em um certo ângulo. É ela também que indica o quanto de energia luminosa pode ser percebida pelo olho humano, auxiliando assim no conforto ambiental.

Quando observamos alguma superfície que está sendo iluminada essa superfície reflete em várias áreas que são visíveis aos olhos.

Essa luminância é de extrema importância para a confecção de um projeto luminotécnico correto. O cálculo de luminância é feito para que seja possível aplicar a iluminação necessária para diversas situações.

Esse cálculo é utilizado na tela do seu monitor, e nos postes de iluminação pública, por exemplo.  A iluminação pública tem que ser pensada para que o condutor noturno tenha o mesmo conforto visual e a segurança de um condutor de dirige com o auxílio da luz natural. E essa informação é fornecida a partir da quantidade de luz que reflete no asfalto iluminando o caminho do condutor.

A luminância é quantificada com aparelhos específicos, o espectrorradiômetro, o Medidor de Luminância, ou o Medidor de Croma.

Iluminância

Esse termo representa a quantidade de luz que cai e ilumina uma determinada superfície ou área. Esse termo também se relaciona com a forma como os seres humanos percebem o brilho de uma determinada área iluminada.

Por conta do segundo conceito, iluminância e brilho são correlacionados em alguns aspectos. Mas não necessariamente ambos significam a mesma coisa.

A iluminância se refere a um tipo específico de medição de luz, enquanto o brilho é representado pelas percepções do ser humano a luz.

A iluminância não pode ser vista, mas pode ser medida.  Pois ao acendermos uma lâmpada o que vemos na verdade não é a iluminância e sim a diferença na reflexão da luz.

Para calcular a iluminância é utilizado um aparelho chamado luxímetro. Ele absorve e calcula a luminosidade de um local. Com ele é possível definir a luz ideal para eventos, residências, entre outros.

A iluminância tem uma importância grande quando falamos de não sobrecarregar os índices do sistema de iluminação, e de garantir o mínimo desejável de iluminação para um determinado ambiente.

Importância dos dois

Os termos estão intimamente ligados com a iluminação geral. Um projeto inteligente que visse aproveitamento energético, e a maior difusão de luz no ambiente, apresenta luminância e iluminância adequada.

A sensação de cegueira temporária que algumas luzes proporcionam indicam uma quantidade errônea de iluminância. Um projeto visando o conforto do usuário, garante que ele continue fazendo as suas atividades normalmente sem o desconforto causado por uma iluminação muito forte.

A diferença entre os dois está no cálculo que é feito. As medições são distintas e representam coisa distintas, mas ambas são essenciais para entender a quantidade de luz necessária para manter o conforto no ambiente.

As luzes são as nossas grandes aliadas em questão de produtividade, e conforto. Por conta disso é importante sempre se atentar a esses pontos e manter a sua iluminação adequada.

A G-light conta com uma linha de lâmpadas de LED que são perfeitas para qualquer ambiente. Estamos prontos para fornecer iluminação inteligente para a otimização do ambiente que você desejar.

______________________________________________________________________________________________________

Deu para perceber que ambas são diferentes, mas importantes para o aperfeiçoamento dos seus ambientes? Comenta aí se ficou alguma dúvida sobre o assunto, estamos aqui para te ajudar!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.