É fácil perceber que o consumo de energia elétrica pode ser o grande vilão dos gastos em um condomínio e controlar os desperdícios parece ser um grande desafio. No entanto, economizar energia é uma tarefa fácil que só exige um planejamento sobre o que é gasto e o que pode ser reduzido.

É válido ressaltar que não há economia se não existir mudanças e pequenos investimentos, mas que os benefícios causados pelo planejamento de consumo são incomparáveis. Existem simples medidas e precauções diárias que podem reduzir significativamente esse gasto e manter o equilíbrio do orçamento.

Confira o passo a passo e aprenda com as dicas de economia:

  • Primeiro passo:

Repense a estrutura do condomínio.

Ambientes ventilados e claros diminuem significativamente o gasto elétrico. As janelas bem posicionadas propõem ambientes mais claros que dispensam o uso de lâmpadas durante o dia, além de tornar o lugar bem mais arejado o que interfere no uso do ar condicionado. Outra dica muito eficaz é a instalação de sensores de presença nos ambientes setoriais. No elevador, por exemplo, a luz costuma ficar o tempo todo em funcionamento, com os sensores é fácil controlar a frequência de utilização.

  • Segundo passo:

Invista em fiação nova!

Muitas empresas cultivam as mesmas instalações elétricas por longo tempo sem manutenção alguma. Nos fios prejudicados a tendência ao escapamento de energia é muito forte, gerando um desperdício intenso na distribuição. Além de que uma fiação prejudicada e muito antiga pode proporcionar quedas frequentes de energia, choques de alta voltagem e até mesmo incêndios. A idade média pra uma instalação elétrica funcionando bem é 30 anos.

  • Terceiro passo:

Equipamentos novos, economia em dias!

A utilização de aparelhos elétricos novos faz toda diferença no orçamento. Equipamentos muito antigos tendem a puxar bem mais energia que os mais modernos mesmo funcionando mal. Isso por que o próprio desgaste do aparelho faz com que ele continue gastando a mesma quantidade de energia por um funcionamento cada vez mais lento. Além disso, os novos aparelhos eletrônicos apresentam tecnologias econômicas altamente eficazes em aproveitamento energético, trabalhando mais com um gasto menor.

  • Quarto passo:

Iluminação econômica!

A primeira dica é tomar uma medida simples em relação ao maior gasto de energia em qualquer lugar, a iluminação. A atual aposta de iluminação econômica é a utilização de lâmpadas de LED. Esse tipo de lâmpada gera uma economia estimada em 80% quando comparadas às outras. Elas têm fluxo luminoso potente, utilizam baixa voltagem para funcionar, apresentam modelos específicos para ambientes espaçosos e 90% do consumo de energia é revertido em luz, ou seja, quase não existe desperdício de consumo elétrico.

  • Quinto passo:

Conscientizar faz diferença!

Um dos maiores desafios no controle do condomínio é regular o gasto dos moradores. Desenvolver campanhas de conscientização é uma forma de mostrar à eles que existe uma preocupação geral com os gastos e que isso pode lhes beneficiar inclusive.

Folhetos explicativos e prescritivos podem ser inclusos nessa campanha. Listar algumas instruções para o uso correto dos aparelhos mais usados são um bom método para iniciar. No elevador, por exemplo, é possível colocar um folheto orientando sobre a melhor forma de utilizá-lo e evitar o mal uso do aparelho, além de espalhar orientações educativas sobre os impactos negativos do desperdício de energia.

Gostou das dicas? Baixe agora um cartaz gratuito com dicas de conscientização!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.