horario-de-verao-g-light

Anualmente, desde a década de 30, no Brasil em uma época do ano adotamos uma programação de horários diferente.

 

O que é horário de verão?

O horário de verão é um período do ano decretado por lei, em que os relógios em boa parte das regiões do país, devem ser adiantados em 1 hora. Isso sempre acontece entre o 3º domingo de outubro e o 3º domingo de fevereiro.

 

Para que serve o horário de verão?

horario-de-verao-feira-de-santana

O horário de verão foi desenvolvido para minimizar os gastos diários com energia elétrica em períodos de pico.

Entre o final da tarde e o inicio da noite, as pessoas costumam chegar em casa e utilizar chuveiro elétrico, ligar as luzes, assistir TV entre outros equipamentos elétricos eletrônicos aumentando a demanda de energia utilizada. Com o horário de verão as atividades se encerram antes do pôr do sol, dessa forma, além de a luz natural ser aproveitada por mais tempo, as lâmpadas em casas, comércio, indústrias, postes e espaços públicos só são ligadas quando o pico de consumo já diminuiu evitando a sobrecarga na distribuição de energia.

 

Por que no Verão?

O horário de verão acontece sempre no segundo semestre, pois nesse período os dias começam a ficar gradativamente maiores que a noite. Por conta do solstício de verão o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde nessa estação. O objetivo é aproveitar essa maior duração da luminosidade natural, principalmente no fim da tarde para que as lâmpadas só sejam ligadas após os momentos de maior consumo.

 

Porque o horário de verão não acontece em alguns estados?

horario-de-verao-regioes

Os solstícios de verão têm efeito maior nas regiões afastadas da linha do equador, nos estados da região Sul. Como no Norte e Nordeste, regiões muito próximas do Equador, as noites e dias costumam ter mesma duração ao longo do ano, não sofrendo tantas variações, a adoção do horário é pouco significativa para a economia de energia.

 

Curiosidades sobre o horário de verão:

  • O horário de verão vigora em todos os anos desde 1985 devido a uma queda nos reservatórios de água de usinas hidrelétricas à época.
  • Esse período sempre se inicia aos domingos para que as pessoas consigam ajustar seu relógio biológico.
  • O horário de verão gera uma economia de 1% a 5% da energia elétrica do país, equivalente a cerca de 50 milhões de reais nos gastos públicos.

 

Como evitar o desperdício energético e contribuir com a economia de energia no verão:

voltagem-certa-lampada-de-led

  • Utilize o chuveiro em modo verão nos dias quentes e evite banhos muito longos.
  • Faça a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
  • Evite abrir a geladeira muitas vezes e verifique a qualidade da borracha.
  • Deixe para utilizar a máquina de lavar com grande quantidade de roupas.
  • Só compre eletrodomésticos que contenham o selo Procel do Inmetro.
Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.