A iluminação é extremamente importante em qualquer ambiente, nos salões de beleza isso não seria diferente. Ela é um dos fatores que mais contribuem para bons resultados no atendimento do salão, além de deixar o ambiente muito mais funcional e agradável.

Saber como aproveitar a luz do seu ambiente, tanto a natural quando a artificial, permite que o seu local seja otimizado, para fornecer um ambiente agradável e funcional para os seus clientes. A iluminação neste local também é de extrema importância por conta da definição das cores, acabamentos e texturas. Uma boa iluminação deixará tudo muito mais fiel na hora de ser analisado.

Por conta disso, trouxemos hoje alguns pontos importantes para ajudar você a preparar um sistema de iluminação ideal para salões de beleza.

Qual tipo de lâmpada escolher?

O primeiro passo para começar a preparar a iluminação ideal é escolher a lâmpada correta para um salão de beleza. Esse ponto demandará tempo, pois é preciso levar em consideração a tecnologia, o fluxo luminoso, o índice de reprodução de cor elevado, e é claro o posicionamento da lâmpada.

Se o ambiente do salão ficar escuro, o cliente não avaliará de forma concreta o serviço que foi prestado, por isso é importante se atentar se a luz está influenciando as cores de alguma forma.

As lâmpadas com a tecnologia LED são as mais modernas e eficientes para iluminar ambientes. Além dos diversos formatos existentes, elas são econômicas e duráveis, e não emitem calor. Não emitir calor é extremamente importante em um salão onde secadores já atuam na emissão de calor.

O índice de reprodução de cor de uma lâmpada LED está em torno de 80%. Isso quer dizer que a percepção das cores no ambiente com essa luz estará 80% fidedigna ao real. Isso é extremamente importante para o feedback do seu trabalho. Com uma luz ideal, a cliente poderá ter a certeza de que o seu trabalho foi bem feito.

Um outro ponto que deve ser levado em consideração é se deseja uma luz fria ou quente. Uma opção é misturar ambas, utilizando um sistema de iluminação primário e secundário. Dessa forma, você terá uma iluminação adequada ao conforto dos seus clientes, e funcional para os profissionais trabalharem.

Posição das lâmpadas

Depois de escolher qual tipo de lâmpadas você irá usar, é necessário definir qual a posição de cada uma delas. É fundamental não utilizar apenas a iluminação por cima ou na frente do espelho. Não se esqueça que as luzes posicionadas na vertical são importantes para iluminar e destacar o rosto.

Se você deseja aplicar tinturas ou maquiagem nas clientes, as luzes viradas em um ângulo de 45° acentuaram os efeitos visuais. Melhorando assim a otimização do local para você. Luzes na vertical também fornecem uma sensação de luz natural no seu ambiente, e a depender do índice de reprodução de cor te ajudarão a melhorar a sensação de realidade das cores.

Iluminando diversos pontos

O salão é composto por vários esquemas que funcionam juntos. As luzes devem acompanhar esses diversos ambientes. Uma luz central não pode ser utilizada sem as complementares. A iluminação do local poderá definir o resultado final do seu trabalho.

As áreas de manicure, de depilação, e maquiagem devem estar muito bem iluminadas. Os pequenos detalhes da iluminação te darão uma precisão muito maior no final do seu trabalho.


A G-light conta com uma linha de lâmpadas que são ótimas para diversos ambientes. Conheça o nosso catálogo.

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.