iluminação-natalina-segura

Com a aproximação dos festejos natalinos os artigos de iluminação fazem a decoração em praticamente todos os espaços.

A tradicional iluminação natalina caracterizada pelo brilho produzido por lâmpadas coloridas, pisca-pisca, fitas, além de outros equipamentos refletores que utilizam energia elétrica são utilizados com intensidade durante essa época.

Esses produtos produzem efeito incrível na iluminação, mas também podem ser fáceis causadores de incêndios ou circuitos, por isso é importante apostar em equipamentos seguros e verificar as condições de instalação dele.

Preparamos para você algumas dicas para apostar nos melhores e mais seguros produtos de iluminação:

 

1- Procure produtos seguros e certificados!

Inmetro garante o funcionamento adequado das lâmpadas de LED.

Antes de tudo é importante escolher equipamentos com alguma garantia de segurança. Na dúvida quando comprar os produtos verifique se possuem o selo do Inmetro. O selo do Inmetro é obrigatório, além disso é necessário que a embalagem do produto traga as devidas orientações sobra o funcionamento e a montagem ele. Assim você tem a garantia que o produto passou por um teste de segurança confiável antes de ir para o mercado.

2- Confira as instruções!

iluminacao-natalina-manual

Verifique se o produto exibe as informações necessárias na embalagem, como potência, tensão e manual de instalação. Na hora de comprar produtos de iluminação é fundamental se informar sobre a parte técnica da instalação para escolher o melhor produto em instalação, fluxo luminoso, e consumo de energia. Lembrando que quanto maior for a potência, maior será o consumo.

Evite reaproveitar lâmpadas (pisca-pisca, luz colorida etc) de anos anteriores. Por ficarem muito tempo guardadas podem apresentar desgastes da estrutura que resultam em desperdícios de energia e circuitos na instalação .

3- Verifique a condição das instalações!

iluminacao-natalina-instalacao-segura

Antes de instalar a decoração e os equipamentos de iluminação, revise as instalações elétricas da casa. Fios desencapados e instalações muito antigas podem causar pequenos ou grandes choques.

Além disso, evite fazer muitas ligações numa única tomada, é um método seguro para evitar acidentes. A sobrecarga causa aquecimento podendo resultar num circuito e até incêndio se estiverem próximas de objetos inflamáveis.

4- Evite instalações em áreas de risco!

instalacao-errada-iluminacao-natalina

Não coloque equipamentos de iluminação em superfícies de metal, pois elas podem conduzir eletricidade. Da mesma forma é bom evitar o contato da decoração com objetos combustíveis, como sofá, guarda-roupa, e materiais decorativos como tecidos papéis, cartolinas etc.

Lembre-se que nem todos os equipamentos de iluminação natalina podem ser utilizados em áreas externas, então evite tentar decorar piscinas, jardins e lugares em que o produto esteja exposto se ele não for adequado para esse tipo de lugar.

5- Opte por iluminação LED!

iluminacao-natalina-g-light

Com os riscos que as gambiarras na instalação de iluminação natalina podem trazer, os produtos em LED têm ganhado mais vez no mercado. São prontos para decoração externa, tem acendimento instantâneo, não esquentam nem sobrecarregam a instalação

As fitas de LED são uma ótima opção para quem quer decorar com estilo e segurança. Elas são coladas em superfícies externa ou internamente, evitando o contato com ornamentos muito delicados da árvore de Natal, por exemplo. Além da variação de cores e tons desse produto, eles oferecem 80% de economia.

 

Quer saber ainda mais sobre iluminação adequada e segura? Então continue nos acompanhando no Facebook  e no Instagram  e conheça todas as novidades!

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.