Conheça e aprenda a escolher os melhores modelos de luminária.

As luminárias são grandes apostas da vez. Na verdade são artigos de iluminação que dificilmente saem de moda, são ótimas para decorar e disfarçar imperfeições, além de atribuem particularidade e destaque ao ambiente.

 

Como escolher a luminária ideal?

As luminárias propõem diversas funcionalidades e saber utilizá-las é o primeiro passo para aproveitar bem a iluminação e o artigo decorativo. Para começar você deve considerar qual a funcionalidade do ambiente e qual seu objetivo em utilizar uma luminária. Uma boa forma de aproveitar a proposta da luminária é a possibilidade de variar no modelo da lâmpada e no tom da iluminação. Assim você pode optar tanto por um ambiente mais intimista e decorativo, quanto atribuir funcionalidade a iluminação proporcionando destaque.

As funcionalidades são inúmeras, entre as mais utilizadas, você poderá dar destaque a um objeto, uma bancada de cozinha, por exemplo, pode iluminar corredores, utilizá-las na decoração externa ou num canto de estudos. Para isso é importante conhecer melhor os tipos de luminária e detectar o que mais atenderia a necessidade do ambiente.

Conheça as categorias e tipos de luminária!

 

Luminárias de teto:

  • Lâmpadas embutidas

Esses tipos são bem discretos e ficam bem em qualquer lugar! Nesse caso a lâmpada fica embutida no teto o que provoca uniformidade na iluminação. As lâmpadas mais claras são ideais para emitir um amplo fluxo luminoso e aproveitar ao máximo do ambiente para refletir a luz.

  • Plafons

Normalmente instaladas no centro do teto, as Plafons podem produzir efeito de luz direta ou indireta. A Plafon de vidro aproveita a iluminação refletindo no ambiente e propondo uniformidade. A Plafon é uma boa aposta para quem não deseja efeitos de sombra na instalação da luminária. Mesmo na versão de iluminação difusa a luz é distribuída igualmente no ambiente.

 

Luminárias complexas:

  • Pendentes:

As lâmpadas pendentes são opções muito decorativas. Elas podem disfarças imperfeições e dar destaque a lugares pouco aproveitados. Um quadro num canto escuro da casa, uma mesinha num lugar de pouco acesso, e até mesmo bancadas na cozinha ou qualquer outro lugar ganham destaque na decoração com a luz direcional das pendentes. Além de uma iluminação direta, a variedade de modelos otimiza a decoração e utilizando a criatividade da pra variar nos tamanhos, cores e formatos.

  • Lustres

Mais complexos que as pendentes os lustres dão um toque muito elegante ao espaço! Por serem mais complexos é desnecessário instalar em vários ambientes. A sala de jantar é sempre o lugar preferido para a instalação de lustres, por corresponder a um detalhe especial. Ainda que geralmente sejam peças bem elaboradas, existem modelos mais simples e conceituais que podem ser utilizados na cozinha, por exemplo.

 

Luminárias de parede:

  • Spots LED

Os spots não são necessariamente lâmpadas de parede, mas podem dar um toque bem especial a objetos projetados nelas. Essas são pequenas lâmpadas com instalação embutida. Podem ser instaladas de maneira sincronizada no canto do teto e atribuir destaque

  • Arandelas

Fáceis de instalar, as arandelas podem ser utilizadas das mais diversas formas em vários ambientes. Elas proporcionam uma luz difusa, mas também são facilmente adaptadas aos tons de iluminação e possuem grande variedade de modelos!

 

 

Luminárias de mesa:

  • Luminárias articuláveis

Ideais para cantos de estudo, as luminárias de mesa são simples, versáteis e bastante utilizadas! Elas contêm o foco de iluminação ideal para mesas de leitura já que iluminam muito bem cantos e superfícies. Além disso, são econômicas, de fácil mudança e limpeza e adaptáveis.

  • Abajures

Geralmente utilizados em salas e quartos os abajures são boas opções para cantos mais escuro, lembrando sempre de que a luz dessas luminárias deve contrastar  com a luz do ambiente. Os abajures são aliados de ambientes relaxantes, por isso, tão utilizados em mesinha e cabeceiras. Podem ser peças bem trabalhadas de decoração e podem também representar uma fonte de luz extra, mas sempre são tradicionais e elegantes.

 

Já sabe onde encontrar todos esses produtos com qualidade e preço acessível? As luminárias da G-light fazem toda a diferença na sua decoração! Além de modelos modernos e econômicos a G-light apresenta produtos certificados por importantes órgão de avaliação.

Conheça nossos produtos!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.