O que é poluição luminosa?

A poluição luminosa é configurada pelo uso de luz artificial de modo excessivo e inapropriado.

Isso acontece quando uma iluminação afeta áreas onde luz artificial é inútil, ultrapassa os níveis de intensidade adequados ou quando a luz irradia além das áreas destinadas.

O que a poluição luminosa causa?

A poluição luminosa é dividida em 3 categorias de acordo ao Laboratório Nacional de Astrofísica.

Um problema para a observação astronômica causado pela poluição luminosa é o aumento do brilho no céu a noite, pois essa luminosidade atrapalha a visibilidade dos astros. Além disso, uma aplicação inadequada pode causar desconforto a população, por exemplo, quando a luz de fora bate dentro de uma casa durante a noite violando as propriedades dos residentes, além do ofuscamento visual que pode prejudicar a visão humana causando de desconfortos até cegueira.

  • Excesso de iluminação:

O excesso de focos de luz, desnecessariamente é comum em alguns países. Nos Estados Unidos, por exemplo, é responsável por um desperdício de até 2 milhões de barris de petróleo por dia. A cidade de Las Vegas possui uma característica peculiar que são as luzes coloridas que são mal posicionadas podendo gerar acidentes e distrações.

 

Tipos de iluminação:


Brilho do céu:

A poluição luminosa emitida pela luz artificial pode ter alcance de quilômetros. O brilho da iluminação pode ser visto 300km de distância segundo a International Dark Sky Association, de Los Angeles. Nas áreas com maior concentração de poluição atmosférica o efeito do mau uso da iluminação é ainda pior. A cor visualizada pode ser alaranjada no caso de lâmpadas de sódio, ou branco no uso de lâmpadas de mercúrio

Luz intrusa:

Nessa categoria a falha ocorre quando a luz de um poste na iluminação pública, por exemplo, invade um cômodo de uma residência não permitindo que o ambiente fique escuro por completo.

Ofuscamento:

Quando a luz excessiva não é protegida e reflete na horizontal, a visão fica desconfortável e pode haver até cegueira momentânea, por exemplo quando um carro trafega com faróis altos em direção contraria a nossa.

 

Como posso contribuir com a redução de poluição luminosa?


Acenda apenas as luzes necessárias

Evite manter todas as luzes da casa acesas o tempo inteiro, a lâmpada da sua área externa por exemplo pode causar um grande impacto, pode incomodar a vizinhança, ou refletir em longa distancia além de desperdiçar energia elétrica

Feche as cortinas

Quando for utilizar lâmpadas de festa ou deixar a lâmpada de um cômodo acesa por muito tempo lembre de fechar as cortinas para que a luminosidade não vaze tanto.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.