A nossa visão é o sentido que mais absorve percepções do ambiente, e muito se pode aproveitar disso nas lojas de varejo. Um dos fatores que influenciam nesse sentido é a iluminação, se você quer saber como um bom projeto luminotécnico pode ajudar nas suas vendas, continua conosco!

Com um bom projeto de iluminação, você pode proporcionar diferentes sensações aos seus clientes e ainda gerar economia de energia. Por meio da escolha das tonalidades, posicionamento de iluminação e temperaturas de cor a experiência de compra pode ser muito mais agradável e objetiva. 

Já percebeu que quando vamos principalmente em shoppings a sensação que temos é que o dia ainda está claro ou que o tempo não está passando? Isso acontece pela grande luminosidade do local, que praticamente imita a luz do dia, dando aquela falsa impressão de que ainda está cedo e que podemos continuar comprando mais.  

Pensando nos lojistas e de que forma poderíamos contribuir, separamos algumas dicas simples e que podem resultar no aumento do seu faturamento, afinal, a iluminação diz muito sobre a identidade da sua loja. 

Direcione o foco para o produto

Pense bem, o grande atrativo da sua loja é a mercadoria, então deve ser feito o possível para valoriza-lá, e uma das possibilidades de fazer isso é utilizando uma iluminação adequada. 

Não se atentar a esse fator é um erro muito comum, pois a maioria dos lojistas não entendem a diferença dos diversos tipos de iluminação, principalmente entre a luz dirigida e a difusa. A luz dirigida é aquela que atinge um ponto específico, já a difusa é quando o feixe da luminária é aberto, tendo a capacidade de iluminar uma grande área da superfície. 

Pensando em vitrines, mostruários e prateleiras a iluminação perfeita é a luz dirigida, pois essa atinge um foco luminoso específico, chamando atenção para os objetos e valorizando-os. Porém, a luz difusa também pode ser uma grande aliada para um melhor resultado final, não deixe de utilizá-la. 

Sintonia entre Luz e Produto 

É necessário estabelecer uma relação entre a luz e o produto que está sendo apresentado, deve haver uma sintonia entre ambos. Sempre há aquelas mercadorias específicas que os lojistas preferem vender, essas são as que devem estar sempre bem iluminadas e na altura dos nossos olhos para dar um destaque e atenção maior.

Um exemplo seria nas lojas de cosméticos, se existe uma linha inteiramente vegana que valoriza a natureza e traz elementos dela, pode ser interessante combiná-la com uma iluminação esverdeada, trazendo uma relação e conexão entre ambas. 

Estimule as sensações

É importante se perguntar quais as sensações você quer que seu cliente sinta naquele ambiente, a iluminação pode proporcionar os mais diversos sentimentos e também pode influenciar na aceitação do espaço, é necessário prestar atenção para não gerar um efeito reverso. 

Quanto mais estimulante for o cenário que a empresa oferecer, mais positivas serão as vivências dos clientes, pois através da cor, da direção, do movimento da iluminação, criam-se climas, atmosferas e é possível alterar o humor das pessoas. 

Se deseja uma ambiente aconchegante, convidativo, seguro e confortável o ideal é apostar em temperaturas de cores quentes ou amareladas, elas trazem uma ideia de ambiente compacto.

Esse tipo de iluminação pode combinar bastante com alguns estilos de restaurantes, pois trás uma sensação de privacidade e aconchego, o que aumenta a probabilidade do seu cliente ter uma jornada de consumo maior. Mas, por exemplo, fast foods já preferem que seus clientes tenham uma jornada menor devido a grande rotatividade, nesses casos a iluminação com cores quentes já não faz tanto sentido. 

Por outro lado, as temperaturas de cores frias, mais azuladas passam a ideia de amplitude, de que o ambiente é maior, podendo ser uma ótimo opção para aquelas lojas bem pequenas. Mas, é necessário estar atento para não ocorrerem exageros, pois luzes frias e fortes podem gerar uma sensação de privacidade invadida, causando possíveis  incômodos ao cliente. 

Lembre-se que a iluminação pode ser facilmente alinhada também com a psicologia das cores, use isso ao seu favor e provoque no seu cliente as sensações certas para uma probabilidade de compra maior. 

Um bom projeto luminotécnico alimenta e repete as vendas espontâneas em vários segmentos do varejo, invista no seu e depois irá usufruir de melhores resultados. 

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Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.