Não Confunda: os Selos do INMETRO para lâmpadas são diferentes.

Você sabia que a etiqueta do Inmetro, que costumamos ver em geladeiras, é diferente em lâmpadas? E que o selo das lâmpadas fluorescentes compactas é diferente do que terá nas lâmpadas LED? Conheça a seguir quais as especificações das etiquetas para lâmpadas.

A conscientização do consumo de energia é um dos temas mais recorrentes nos dias atuais. Para tanto é importante saber quanto de energia cada equipamento da sua casa consome e qual a eficiência deles, pois há no mercado produtos com baixas classificações que necessitam de muita energia para funcionarem ao contrario dos produtos com categorização alta que utilizam menos energia para fazer o mesmo trabalho.

l

O INMETRO disponibiliza uma tabela de eficiência energética específica para cada tipo de produto. A redução do consumo de energia voltado para eletricidade leva em consideração os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e o consumo em aparelhos elétricos. O PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) foi criado a fim de regulamentar a eficiência de cada aparelho. Coordenado pelo INMETRO com parceria do Procel, as etiquetas possuem uma classificação que pode ir da letra A, mais eficiente, até a letra G, menos eficiente.

O selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) existe desde 1993 e foi desenvolvido pela Eletrobrás, com o intuito de orientar o consumidor na hora da compra. Contudo, não é obrigatório, o que permite que o produto seja comercializado sem o selo.

Lâmpadas fluorescentes compactas

As lâmpadas fluorescentes compactas, de vapor de sódio e o LED podem ter o selo Procel e desde 2006 cumprem os índices de eficiência estipulados pelo Inmetro. Só podem ser comercializadas com a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) e o modelo que deve ser utilizado é muito diferente do que é colocado em eletrodomésticos.

A escala deve ser de A a E de conservação de energia e as informações adicionais de fluxo luminoso (lm), potência (W) e eficiência luminosa (lm/W). Na parte debaixo da etiqueta deverá constar a assinatura do Inmetro e do Procel. Os modelos compactos, devem ter vida mediana de, no mínimo, 6 mil horas e a lâmpada não pode perder mais do que 20% da sua eficiência energética quando completar 2 mil horas de uso.

 Sem título

ENCE presente em modelos de lâmpadas fluorescentes compactas.

Lâmpadas LED

O LED está com o processo de certificação em curso, com previsão de término em 2017, enquanto a certificação não aplica a ENCE, o Procel é o único selo de eficiência disponível para colocar nos produtos. O modelo de etiqueta da ENCE que se pretende utilizar será diferente da fluorescente.

Nela terão especificações do quanto à lâmpada ilumina, pelo fluxo luminoso; o quanto consome de energia, pela potência; e o quanto ilumina por watt consumido. Constando, ainda, o número do registro no órgão que acompanha o processo, o OCP (Organismo de Certificação de Produto), o símbolo do Inmetro, do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) e do Procel.

Sem título - Cópia

Modelo para as lâmpadas de LED.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.