Saber como utilizar a iluminação a seu favor pode transformar sua casa, a junção iluminação x decoração pode trazer resultados incríveis. Ainda assim, cada residência e projeto necessita de uma ideia diferente. Escolher quais os lustres e lâmpadas ideais pode ser bem trabalhoso.

Fatores que devem ser levados em consideração

Características e objetivos do ambiente

Desde o layout até o objetivo do mesmo. A iluminação deve ser pensada para que satisfaça as necessidades do local. Museus, por exemplo, investem em luzes de destaque em telas e fotografias. Já bares, restaurantes e cassinos optam por luzes de efeito, para criar atmosferas no local. Os móveis também são peças importantes neste processo. Afinal, é sobre eles que a luz será projetada.

Qualidade da iluminação

Neste quesito são avaliados a iluminância, contraste e luminância e a temperatura de cor. Cada um destes fatores possui importâncias diferentes em um projeto iluminotécnico. Além de alterar a forma como os objetos são exibidos, influenciam no conforto visual e nos sentimentos causados no local.

Custos

O projeto iluminotécnico não é feito somente de cálculos de iluminação geral e consumo de energia. O valor de aquisição dos materiais deve ser levado em consideração. Outro fator importante é o custo operacional, de funcionários e manutenção do sistema de iluminação.

Materiais importantes no projeto iluminotécnico

Lâmpadas

Existem uma gama enorme de possibilidades com lâmpadas. Desde sensores de presença, ideais para corredores e escadas, até spots de solo, para jardins e varandas.

A distribuição delas no ambiente deve obedecer aos critérios estabelecidos no projeto. A iluminação deve ser pensada para dar vida e destacar ambientes. Ou, se for o caso, oculta-los. Seja qual for a premissa, a disposição delas fará a total diferença.

Tipos de luminárias

Comerciais

Se o ambiente for comercial, as luminárias precisam ser específicas. Em projetos iluminotécnicos de supermercados, a visibilidade dos produtos é a chave. As Shop Light LED são ideais para esta missão. Já escritórios demandam de um ângulo de alcance diferente com a iluminação. As luminárias 75, de alto rendimento, cumprem bem esta função.

Decorativos

Os lustres serão essenciais para você fazer a iluminação da sua casa ficar perfeita. A escolha de onde colocar o lustre fará uma grande diferença na suai iluminação.

O lustre Baviera é ideal para cozinhas com um toque mais vintage. Uma decoração que mescle ladrilhos e móveis em madeira. Já o Magnatus e o Aurum são excelentes para ambientes como salas de estar e salões. Com peças em cristal, dão um ar de beleza e requinte ao ambiente.

Diversas

Ideias para leituras e estudos, as luminárias de mesa, além de tudo, são atrativas. Unem a economia no espaço com a luminescência ideal para as atividades. As velas LED, bastante utilizadas em lustres decorativos, também trazem requinte ao ambiente.

Definir a opção ideal de iluminação, seja para a casa ou empresa, pode não ser uma tarefa fácil. E, justamente por isto, deve ser tomada com responsabilidade. Isto ajudará a tornar seus ambientes mais bonitos e aconchegantes.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.