G-Light - 15 anos.

Dicas

Economia de energia é para já!

Economia de Energia

15/02/2012

As dicas de economia de energia abaixo são bem simples e você pode começar agora mesmo. Habitue-se a economizar adotando soluções inteligentes.

Dê preferência para as lâmpadas que não aquecem o ambiente nos locais onde a iluminação fica mais tempo acessa. Escolha as fluorescentes compactas ou tubulares ou a iluminação por LED. Dessa forma você precisará menos do ar condicionado. Falando em ar condicionado, opte por modelos que tenham timer e que tenham o selo Procel.

Quando for construir, pense bem e escolha o projeto que melhor aproveita a iluminação natural. Deixe as cortinas abertas durante o dia e acenda as luzes somente se for extremamente necessário. Se for construir, pense bem e escolha o projeto que melhor aproveitar a iluminação zenital (a iluminação que vem do céu e é trazida para dentro das construções através de aberturas no telhado).

Ao sair de um ambiente, sempre apague a luz.

Pense bem no projeto de iluminação e siga as instruções da Norma Brasileira sobre intensidade luminosa nos ambientes. Não exagere na quantidade de luz!

Você sabia que um aparelho eletroeletrônico na função stand by consome cerca de 30% da energia que utiliza em funcionamento? Não deixe seus aparelhos em stand by. Desligue-os da tomada.

Faça uso mais racional do computador!
Utilize o monitor com tela de cristal líquido. Ele economiza até 40%. Opte pelo modo energy saver. Os sistemas operacionais como o Windows® tem configurações dedicadas ao consumo de energia. É possível configurá-lo para o modo econômico enquanto estiver ocioso. Deixe os equipamentos periféricos como impressoras, scanners e caixas de som desligados da tomada. Aparelhos mesmo em stand by consomem energia.

Outras dicas

1