dicas de boa iluminação

O que é mais importante em uma boa iluminação? Para os leigos, esse pode ser um assunto difícil. Principalmente quando se pensa em um comércio. E ter um ambiente mal iluminado é desconfortável. Além de influenciar diretamente no fluxo de pessoas em um comércio. É importante saber algumas dicas da boa iluminação, não?

Neste artigo, separamos 7 dicas da boa iluminação. Elas servem tanto para os ambientes pessoais quanto comerciais.

Por que pensar em iluminação é importante?

Já reparou nas luzes dos locais em que frequenta?

Shoppings, lojas, supermercados, bares, hotéis. Todos contam com esquemas de iluminação.

Sobretudo nestes locais, a forma como a iluminação é pensada faz toda a diferença. Ela pode criar tanto ambientes aconchegantes quanto abafados e desconfortáveis.

A iluminação pode não ser o principal nos pontos comerciais. Certamente a maioria dos consumidores não vão entrar nas lojas para ver as luminárias. Assim como ninguém pede uma bebida ou se hospeda em um hotel por quantas arandelas existem nos corredores.

Porém, é a iluminação quem tem de agir no conforto. Se as pessoas não se sentem confortáveis nos espaços, elas não permanecem neles.

Dicas de boa iluminação

Abaixo damos 6 dicas de boa iluminação para repensar completamente seus ambientes. Vamos a elas?

Temperatura de cor

Já falamos, aqui, de temperatura de cor. Das cores “quentes” e “frias”.

Um ambiente com muitas cores quentes pode até destacar bem produtos e ambientes. Porém, em excesso, criam desconforto. Tornam o ambiente abafado.

O mesmo vale para as cores frias. São excelentes para corredores e ambientes mais aconchegantes e intimistas. Mas, se não forem pensadas com cuidado, tornam o local frio demais. Impessoal, distante.

O ideal é pensar nos locais em que cada temperatura de cor será melhor utilizada. Isto evitará desconfortos visuais para o público.

Economia

Ninguém quer gastar rios de dinheiro com a conta de energia elétrica. Seja em casa ou no comércio.

A melhor solução neste quesito são as lâmpadas LED. Em um rápido comparativo com as fluorescentes é possível perceber isto.

Além de produzirem muito mais luz que calor, duram mais. Em média, uma lâmpada LED possui 25 mil horas de durabilidade. Aproximada mente 1042 dias, ou, 2,8 anos.

Projeto iluminotécnico

Iluminação é coisa séria. E não adianta dicas de boa iluminação sem responsabilidade.

Um projeto iluminotécnico não pode ser encarado como um mero luxo. É ele quem direcionará as soluções em iluminação.

Os melhores locais para as lâmpadas, a luminância ideal, e até o tipo de cada uma. Tudo isto deve ser pensado antes da execução.

Tipos de iluminação

Assim como pensar na economia e projeto iluminotécnico, é importante ter em mente o tipo de iluminação artificial.

Por regra, existem três tipos dela:

  • Iluminação direta: aquela que banha todo o ambiente. As lâmpadas e luminárias fazem parte deste conjunto;
  • Iluminação indireta: a que proporciona conforto e requinte. Arandelas, plafons, refletores, postes, fitas de LED, etc.
  • Iluminação de tarefas: para locais específicos. Esta deve ser pensada com cuidado, pois incide diretamente nas estações de trabalho. Nos varejos, ela ainda assume o papel de destacar os produtos.

A mescla inteligente das três deve estar presente no ambiente.

Ambiente

Pelas dicas de boa iluminação anteriores, você já deve ter percebido. Mas é sempre bom lembrar: pense no ambiente.

Cada tipo de ambientação exige um modelo de iluminação. Os espaços possuem lógicas e ocupações diferentes.

Salas, quartos, corredores e cozinhas funcionam isoladamente. Mesmo na mesma casa. Cada um deve ter marcas de iluminação que os tornem funcionais.

Materiais de qualidade

Sem dúvidas uma das dicas de boa iluminação mais importantes.

Não adianta ter toda uma estrutura em iluminação e não investir na qualidade. Use em seus espaços lâmpadas certificadas pelo INMETRO.

As lâmpadas e luminárias G-light oferecem o melhor em iluminação. Além de possuirmos uma linha completa em LED certificada.


Gostou das dicas de boa iluminação? Não deixe para pensar a iluminação dos seus espaços em cima da hora. Organização e planejamento trazem conforto e economia.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.