Em um ambiente corporativo, a iluminação pode passar despercebida para quem trabalha. Porém, uma boa aplicabilidade dela é o diferencial até mesmo na produtividade da equipe. É a primeira coisa que o cliente pode reparar ao entrar na sua empresa!

Tipos interessantes de luminárias

Luminárias de alto rendimento: são luminárias de sobrepor ou embutir, compostas por elementos que asseguram o melhor rendimento possível do conjunto. Possuem alta eficiência energética, geralmente em modelos que utilizam tubulares LED T5 ou T8, refletores e aletas. São ideais para fornecer luz geral.

Luminárias para luz difusa: as luminárias com difusor em acrílico, especialmente as de embutir, são muito utilizadas para ambientes corporativos. Possibilitam grande variedade de formatações e colaboram para a composição de espaços diferenciados.

Spots de embutir parabólicos: são ideais para a iluminação geral. Utilizando lâmpadas LED, que asseguram economia e qualidade, esses spots são uma alternativa que reúne eficiência luminosa e versatilidade.

Spots de embutir para iluminação dirigida: essas luminárias têm seu papel reservado para valorizar a arquitetura e destacar áreas, objetos ou marcas. Utilizadas de maneira pontual, complementam a iluminação funcional trazendo efeito estético e quebrando a monotonia dos ambientes.

Dicas para iluminar bem o ambiente

O papel da iluminação corporativa é decisivo em dois aspectos fundamentais: a produtividade e a segurança de colaboradores e patrimonial. Sabemos como a qualidade e a quantidade de luz interferem de forma positiva ou negativa, no comportamento do ser humano. Por isso, a iluminação do ambiente precisa ser projetada de acordo com os objetivos de cada espaço.

No ambiente corporativo, adequada promove a produtividade. Itens como iluminância, controle de ofuscamento e temperatura de cor aumentam a concentração e até mesmo motivam para o trabalho.

Em áreas como portas de acesso, corredores, escadarias e estacionamentos o papel da iluminação é proporcionar a orientação e colaborar para a segurança no trânsito de pessoas e veículos.

Outro fator preponderante no projeto luminotécnico em áreas corporativas é a economia e a racionalidade na instalação e na manutenção. A escolha do melhor conjunto lâmpada/ luminária é indispensável para assegurar sistemas de iluminação duráveis, econômicos e de baixa manutenção.

Regras importantes

A NRB5413 (Iluminância de interiores) da ABNT define que, para áreas corporativas, a iluminância deve variar entre 500 e 600 lux.

A temperatura de cor mais fria é a indicada. Lâmpadas DE 6.500K, que puxam para o branco azulado, estimulam o trabalho. Dependendo do objetivo do ambiente pode-se optar por uma iluminação mais neutra com 4.220K.

Ambiente de trabalho e reuniões

No caso das estações de trabalho com computador a luz do ambiente não precisa chegar aos 500 lux, já que grande parte da iluminação necessária para a execução de tarefas é fornecida pelo monitor. Inclusive, nesse caso, muita luz pode prejudicar. A tendência é que haja ofuscamento que torna o trabalho cansativo e desestimulante.

A sala de reuniões também é um espaço que necessita de iluminação cuidadosa. A melhor escolha é uma iluminação geral difusa. Devemos evitar o uso de luz focada porque cria sombras que causam desconforto e cansaço. Nesse ambiente também é importante considerar certa versatilidade na iluminação. Esse espaço pode ser utilizado para videoconferências ou apresentações com projetor multimídia. O ideal é que existam várias composições de cena com acendimentos independentes.

A composição de cenas com acendimentos independentes é vital para a racionalidade no consumo de energia. É muito comum vermos andares inteiros iluminados, mesmo quando apenas uma ou duas estações de trabalho estão sendo utilizadas. O posicionamento correto das luminárias e a iluminação direta em cada estação de trabalho viabilizam a economia de energia, além de tornar o ambiente esteticamente mais agradável.

Referências:

Guia de iluminação G-light

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.