Pensar na iluminação de armazéns não é uma tarefa fácil. E, ainda mais, quando este é um armazém industrial. As dúvidas vão além de somente iluminar. Para estes ambientes, é necessário unir conforto e economia. Logo, não basta sair colocando lâmpadas aqui e ali, aleatoriamente. É preciso um projeto iluminotécnico.

Separamos algumas dicas importantes para repensar a iluminação de armazéns.

Neste artigo, falaremos sobre os critérios que devem ser levados em consideração na iluminação de armazéns. E, de quebra, daremos dicas de como tornar o ambiente administrativo mais atrativo com uma iluminação industrial, unindo praticidade, qualidade de iluminação e requinte.

 Tenha um projeto iluminotécnico

O primeiro passo para uma iluminação de armazéns. Por ser um ambiente complexo, não é somente instalar bocais e lâmpadas, simplesmente. O projeto iluminotécnico irá identificar as necessidades do seu negócio, apontar os melhores locais e as melhores soluções em iluminação. Todos os espaços entram neste projeto. Desde os de maior circulação até os menos frequentados. Além de beleza, uma boa iluminação de armazéns garante segurança.

Avalie as necessidades

A iluminação de armazéns, sobretudo industriais, precisa atender a uma necessidade. Do que o local precisa? Qual a rotina de trabalho? Estas questões devem ser postas em prática ao se desenhar o projeto iluminotécnico.

Cada local merece atenção

Alguns locais recebem mais iluminação que outros. Seja pelo fluxo de pessoas ou necessidades. O projeto deve pensar nesse quesito. E, como dissemos anteriormente, até os lugares menos frequentados precisam de atenção. Desde escritórios, linhas de montagem até depósitos.

A tendência do LED na iluminação de armazéns

Se quiser pensar com qualidade na iluminação de armazéns, não se deve deixar o LED de fora do assunto. A tecnologia em iluminação é tendência. E não somente por ser novidade. A eficiência, economia e durabilidade do LED são superiores a outros modelos. As lâmpadas T140 são bons exemplos de economia e praticidade. Elas são ideais para grandes ambientes. Já as lâmpadas High Bay em LED são perfeitas para linhas de produção, por possuírem grande alcance.

Qualidade é importante

Pense na qualidade dos produtos que está adquirindo. Não é bacana ficar trocando a cada ano as lâmpadas e luminárias por não renderem o tanto esperado. A G-light possui uma política de qualidade rigorosa. O que garante a satisfação do cliente e o melhor desempenho das iluminações de armazém.

Normas técnicas

Iluminação industrial exige rigor. Por isto, é preciso que o projeto iluminotécnico esteja adequado. A norma NBR/ISSO 8995 regulamenta a iluminação ideal para os ambientes de trabalho. Já a NBR 5413 especifica a iluminância dos diversos tipos de interiores. Estas informações devem constar no projeto de iluminação de armazéns.

E quanto a outros ambientes industriais?

Falamos bastante sobre os fatores importantes no armazém. Na parte mais ampla, de maior circulação e mão-de-obra. Porém, existem outros lugares que merecem atenção. Se, em sua empresa, existe um setor administrativo nas residências do armazém, o projeto iluminotécnico deve se estender a ele. Uma recepção, antessala ou até mesmo sala de reuniões também devem seguir estas normativas. Afinal, nada impede de unir a praticidade e qualidade do projeto iluminotécnico da linha de produção com o requinte dos ambientes administrativos.

Fios expostos e pendentes

Na sala de reuniões, que tal criar um ambiente mais atrativo? Aqui, é possível mesclar economia e requinte. Aqui, a aposta é em um ambiente com cara industrial. Fios expostos na parede e luminárias de teto são uma boa pedida. Para este papel, recomendamos as luminárias pendentes Reflex e Persa.

Tubulações em aço e iluminação nas paredes

Algo clássico nas decorações industriais. A proposta, aqui, é tornar estes ambientes administrativos mais atrativos e vintage. Aqui, tubulações externas em aço e arandelas, como as da Família Roma, são os destaques.


A iluminação de armazéns requer um projeto que pense na segurança e na economia. A união entre boa iluminação e boas escolhas pode trazer bons resultados em um ambiente industrial. Tanto na linha de produção quanto nos ambientes administrativos.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.