Já pensou em renovar o ambiente de um supermercado apenas com uma iluminação diferenciada? Ou em gastar um pouco menos? Projetos luminotécnicos vão além do fator estético. Pensar em quais lâmpadas usar, nas cores e na disposição delas no ambiente faz toda a diferença na conta de energia elétrica no fim do mês.

A importância e um bom projeto luminotécnico

Uma iluminação considerada eficiente é a que oferece o necessário para aquele ambiente sem pesar na conta do fim do mês, fazendo o dono do espaço economizar gastos com a luz. Um projeto exagerado na quantidade de lâmpadas, prejudica não só o consumo de luz do local, o tornando mais caro, como também a estética do ambiente.

Como elaborar um bom projeto luminotécnico

O ideal é contratar um designer de interiores ou um arquiteto que possa te auxiliar no projeto. Em muitas ocasiões é considerado melhor fazer o projeto luminotécnico no início das obras, mas não é algo obrigatório. Seu supermercado pode ganhar um up com uma boa iluminação, orientada por um profissional, além da economia que se pode fazer. A iluminação de LED é uma das opções que cresceram bastante nos últimos anos: por que não a usar em seu estabelecimento?

Iluminação difusa

Iluminação difusa é o modelo mais tradicional: a lâmpada se localiza no centro do teto, iluminando o espaço de maneira homogênea e sem contrates; é considerada uma luz confortável. Já a iluminação direta destaca um objeto, exigindo um suporte de alguma luminária. A iluminação indireta, por outro lado, acontece quando se usa alguma superfície como gesso para rebater o fluxo luminoso, que refletirá na superfície branca do teto e espalhara pelo ambiente. Esse tipo de iluminação decorativa consegue criar ambientes decorativos, que podem ser ideais para o seu supermercado.

A lâmpada ideal

As melhores lâmpadas para supermercados são as AR70 LED e AR111 LED G-light, perfeitas para utilização no lugar dos antigos modelos halógenos, conseguindo focar em pequenos objetos, mesmo distantes. Além de destacarem produtos distantes, as AR70 e AR111 são bastante econômicas, chegando a 85% de economia se comparadas com os modelos halógenos de 50W e 75W.

Uma iluminação para cada seção

A luz certa faz o cliente desejar o produto assim que bate os olhos. Criar sessões coloridas pode ser uma boa estratégia, tanto para destacar as prateleiras e orientar os fregueses quanto para alavancar a venda de um ou outro item.

Para iluminação dos corredores muito longos de forma eficaz, uma boa sugestão são as luminárias Shop-light LED e High Bays. Em espaços menores, uma ótima ideia é o uso das lâmpadas TLN ou lâmpadas T.

Clores claras destacam corredores

Você já deve ter percebido que, quando estamos em um corredor de supermercado, muitas vezes temos a impressão que ele é imenso. Isso se dá por um jogo de luzes em conjunto com o piso claro do supermercado, que nos faz ter a impressão de ser muito maior do que realmente é. Uma ótima ideia, se quiser que as pessoas passem mais tempo em seu estabelecimento.

Pontos de destaque

Sempre vai existir um lugar no supermercado onde será o ponto de destaque. Talvez seja mais interessante destacar o açougue, o hortifrúti ou a padaria. A forma como você vai escolher a sua iluminação vai partir deste ponto, podendo utilizar as luminárias especiais IP67 G-light, ideais para iluminação da área de carnes e vegetais.

Conclusão

Os artifícios para economizar, manter o público atento e presente em seu estabelecimento são muitos. Contratar um técnico em iluminação ou um designer para repensar a ambientação de seu varejo pode trazer benefícios inesperados. E então, que tal repensar a iluminação do seu supermercado?

Referências:

Tua Casa

Supermercado Moderno

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.