Todo mundo que ter uma boa iluminação em sua casa, e não só internamente. Até porque, a casa é vista primeiro por fora. Causar uma boa impressão com uma boa iluminação não é nada mal. E isto vai além de ter somente uma lâmpada. A decoração precisa ser pensada de maneira harmoniosa. 

Dicas de iluminação para área externa

Designers e decoradores costumam dizer que a iluminação de um ambiente é um dos itens mais importantes de um projeto de reforma ou construção. Tanto que algumas empresas têm se especializado na área da luminotécnica, que leva em conta a aplicação de luz em um determinado ambiente para criação de efeitos que valorizem tanto a área externa quanto interna de uma residência.

Uma boa iluminação de área externa deve levar em conta uma serie de fatores, como o tipo de lâmpada, a composição com os outros elementos dispostos no local, o estilo que combina com o do proprietário (ou função do edifício) e as cores.

A iluminação de área externa deve ter o seu estilo

A iluminação de ambientes como o jardim, área gourmet, piscina ou qualquer outro que fique do lado de fora de sua casa é de fundamental. Porque, dependendo das escolhas que você fizer, a área externa pode ter uma  cara completamente diferente do imaginado. É necessário se planejar, perguntando qual é seu estilo  e que iluminação se encaixa melhor em cada lugar que você vai botar.

Tipos de lâmpadas

Fluorescente: Conhecidas também como lâmpadas frias, já que não dissipam calor como as incandescentes. Em geral emitem iluminação branca ou levemente azulada e estão disponíveis em formatos tubulares ou compactas.

Led: as lâmpadas LED são a nova sensação da iluminação. Possuem uma maior durabilidade e custo beneficio. Duram mais e consomem menos energia elétrica.

Iluminação + decoração

Se a intenção é iluminar uma área gourmet, luminárias são as melhores pedidas. Já em um jardim é recomendado por luzes direcionais, que destaque as plantas e arranjos mais bonitos.

Criando clima

Luzes coloridas chamam atenção para o aspecto moderno do anfitrião, luzes mais baixa deixam o clima mais intimo, lustres dão um ar clássico. Nessa pelo clima perfeito, vale testar varias opções até encontrar o que melhor se encaixa no seu estilo.

Escolha aparelhos e acessórios para áreas externas

Na hora de equipar sua área de preferência a aparelhos especialmente desenvolvidos com essa finalidade. Como é o caso das arandelas, tartarugas, tochas, dos refletores, postes, espetos para jardins, balizadores, pendentes de teto e projetores, dentre outros elementos que podem literalmente iluminar os ambientes externos da sua resistência.

Leve o piso em consideração

Não escolha de maneira aleatória os acessórios para iluminação externa. Para,isso, considere todos elementos da área, especialmente o piso. Se o piso for claro ou de pedriscos, por exemplo, aposte em postes brancos. Caso o piso seja  gramado, com pedras escuras ou decks amadeirados, o ideal é investir em postes pretos. Um detalhe que parece simples pode fazer toda diferença.

Cuidado com o excesso de cores

As áreas externas podem ter elementos coloridos, como flores de diferentes tonalidades, playground para as crianças ou bancos pintados. Invista nas lâmpadas PAR20. Caso seja um espaço maior, invista nas PAR38. Esses modelos são os mais utilizados nessas situações. Não se esqueça de comprar fiações com proteção reforçada, para caso ela fique exposta às crianças, não ocorram acidentes.

Posicionamento da iluminação

Para planejar os esquemas de iluminação de jardim, é recomendável que você  mesmo dê uma volta no local durante a noite. Com isso, você notará que ponto esta precisando de luz e também poderá decidir quando e como você quer utilizar esse espaço.

Há espaços que possuem uma grande necessidade de iluminação

Corredores, trajetos, entradas, garagens, escadas, degraus, decks, quintais, jardins e piscina.

Conclusão

A frente da casa precisa receber uma atenção especial na decoração. Mesclar cores, luzes e objetos de decoração dão um requinte a mais a qualquer residência. O LED está em alta, por que não investir nele para sua varanda ou área gourmet? Há diversas possibilidades.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.