energia-renovavel-o-que-e

Ela se renova, não prejudica o meio ambiente, produz na medida cerca, e não alimenta o lixo humano produzido.

A cada ano cresce a demanda de energia elétrica no mundo, com o crescimento da população e o aumento contínuo no consumo desta. No mesmo ritmo é necessário criar possibilidades que não destruam os recursos naturais do planeta e não prejudiquem as espécies.

 

O que é energia renovável?

Energia renovável é a energia que é obtida por meio dos recursos naturais capazes de se regenerar, e portanto, fontes inesgotáveis.

Desde o inicio do século 20 o mundo vem sofrendo graves consequências com a poluição da atmosfera e a degradação do solo resultantes da exploração de recursos.

Atualmente as principais bases para a produção são o carvão e petróleo, fontes não renováveis e a energia nuclear que além de esgotável é responsável pelos resíduos radiotivos.

Como fontes renováveis existem:

 

Energia Solar:

fonte-renovavel-energia-solar

A energia retirada do sol pode ser aproveitada tanto como fonte de calor quanto como fonte de luz. Por meio dos painéis solares e de células fotovoltaicas a energia solar pode ser renovada a cada dia, já que esta é uma fonte inesgotável.

O sol é capaz de irradiar em 1 ano 10 mil vezes a quantidade de energia consumida no mesmo período. A energia solar não é poluente e não necessita de geradores para ser produzida, amenizando os estragos causados no efeito estufa.

 

Energia Eólica:

energia-renovavel-energia-eolica

A energia eólica é gerada pelo vento, canalizada por turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento. No Brasil a energia eólica é bastante utilizada para bombear água na irrigação, ainda assim a quantidade de usinas eólicas produtoras de energia ainda é muito baixa. A integração da energia eólica ainda é difícil de ser adotada porque depende de um fenômeno da natureza, que nem sempre é suficiente nos momentos necessários para funcionar.

 

Energia Hídrica:

energia-hidrica-fonte-renovavel

A energia hídrica é gerada da conversão de força cinética nas águas de rios. Pode ser convertida através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. Mas para utilizar essa energia é necessário que haja um fluxo de água contínuo. Mesmo que haja um reservatório, como um lago, é preciso que ele seja reabastecido constantemente, pois com redução de nível a potência gerada é reduzida.

 

Quais os obstáculos em seu uso?

energia-renovavel-hidrica

Apesar de sua capacidade inestimável, a energia renovável é usada hoje ainda como uma fonte alternativa, e não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais. Isso porque apesar de menos prejudicial ao ambiente e humanidade, a estabilidade da energia renovável, depende se fatores não 100% controláveis. Além disso, os custos dos combustíveis poluentes, como o carvão e petróleo, na geração de energia são atualmente bem mais altos.

 

Energia Renovável, o futuro da eletricidade!

Ainda assim, o Brasil permanece liderando o hanking de fontes renováveis entre os países em desenvolvimento do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo o relatório Renewable Power Generation Cost in 2017 até 2020 as fontes renováveis sejam mais baratas que os combustíveis fósseis com as melhorias tecnológicas previstas.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.