Uma fração dos raios ultravioletas que são invisíveis aos nossos olhos têm a capacidade de inativar vírus e bactérias, incluindo o coronavírus. Vem entender melhor!

A busca por alternativas que pudessem auxiliar no combate a propagação do coronavírus trouxe à tona a esterilização com luz ultravioleta (UV). Ao contrário do que muitos pensam, na verdade essa é uma tecnologia utilizada a mais de um século para a esterilização de hospitais, escritórios, aviões e até mesmo água. A tecnologia se mostrou eficiente no combate a SARS e por isso seu uso virou também uma das linhas de frente contra o Covid-19. 

A Scientific Reports publicou um estudo comprovando a eficácia da Luz UVC na eliminação do coronavírus em 99,9%, após um tempo de exposição de 25 minutos. Para entender como isso acontece, primeiro precisamos trazer alguns conceitos. 

O que são os raios UV?

Os raios ultravioletas são ondas invisíveis aos olhos humanos devido ao seu baixo comprimento, os quais estão na ordem de nanômetros. É importante levar em consideração que existe uma relação inversa entre o comprimento de onda e a capacidade energética, portanto, quanto menor for o comprimento de onda, mais energética será a radiação, e consequentemente mais danosa. 

As ondas UV marcam o início de uma região chamada de Ionizante do espectro eletromagnético, isso significa que as ondas de comprimento iguais ou menores que as UV possuem a capacidade de causar danos às moléculas de DNA das nossas células, o que está ligado ao surgimento de doenças como o câncer. 

Os raios UV são emitidos pelo sol e subdivididos em três categorias com base no seu comprimento de onda, que são: UVA, UVB E UVC. A radiação UVA é bem abundante e representa mais de 95% do total de ultravioleta solar que nos atinge aqui na superfície do planeta, provoca desde o bronzeado momentâneo até o envelhecimento precoce das células da epiderme, mas também é a menos danosa e menos energética. 

Os raios UVB são majoritariamente retidos pela camada atmosférica da Terra, sendo a radiação que consegue ultrapassar essa barreira nociva ao organismo humano. Esse tipo de radiação é mais intensa durante o verão devido às elevadas temperaturas entre 10h da manhã e 16h da tarde. É capaz de penetrar superficialmente a pele e é responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.

O último e mais danoso são os raios UVC, conhecido pela ação germicida. Os raios desse tipo possuem de 200 a 300 nanômetros de comprimento, e é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, portanto, em ambiente natural essa radiação não nos atinge, o que é muito bom já que é a mais perigosa e danosa à nossa saúde. Esse tipo de radiação possui um poder especial de destruir não só o RNA de vírus e outros micro-organismos, mas também o DNA, causando a inativação do mesmos. 

Raios UVC x Coronavírus 

A eficácia dos raios UVC na inativação do coronavírus vai depender da distância entre o emissor e a superfície a ser esterilizada, a potência do emissor e o tempo de exposição. 

Sem dúvida essa é uma grande aliada no combate a propagação não só do coronavírus, mas dos demais vírus e microorganismos existentes. Assim como comprovado nos experimentos contra a Sars-cov-2, a radiação é capaz de destruir o material genético, além de outras estruturas que compõem o vírus. Dessa forma o coronavírus fica então incapaz de se reproduzir e acaba perdendo a capacidade de se fixar em um organismo, impedindo a infecção. 

Como utilizar os Raios UVC para descontaminação?

A atual pandemia trouxe uma grande escassez desses equipamentos de proteção individual, e para desburocratizar o acesso, diversas empresas têm contribuído com a criação de lâmpadas germicidas. Mas, é importante lembrar que seu uso requer muita atenção e cuidado, por se tratar de uma radiação extremamente danosa à saúde humana. 

Ao adquirir qualquer tipo de produto com esse intuito, é necessário estar atento às recomendações de uso, para uma descontaminação eficaz e que não coloque a saúde em risco. Essas não são lâmpadas decorativas e por emitirem, mesmo que em doses mais baixas raios UVC, as mesmas não devem ser utilizadas com a presença de seres humanos, animais ou plantas.

Siga as instruções fornecidas pelo fabricante, como demonstrado na tabela da luminária PROTECPRO da G-light:

Utilizando a tecnologia UVC é possível garantir a esterilização de qualquer tipo de ambiente, inclusive de objetos, basta que a luz alcance a superfície. Mas, não esqueça que os cuidados com a utilização de máscaras e álcool 70% devem continuar.


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.