Para entender como a Luminária Protectpro com radiação UVC é eficaz no combate à bactérias, vírus, fungos e outros microorganismos, é necessário ir a fundo e entender um pouco mais sobre a radiação ultravioleta. Se você tem curiosidade e deseja saber mais sobre essa tecnologia, continua conosco!
O que é UVC?
Voltando um pouco as aulas de física, nós aprendemos que luz é uma onda, como exemplo disso, temos as diferentes cores percebidas por nós que são vistas por possuírem um comprimento de onda diferente, certo?
A luz ultravioleta (UV) é um tipo de radiação eletromagnética, que é invisível aos olhos humanos devido aos comprimentos de onda estarem abaixo da luz visível. É dividida em três tipos: UVA, UVB E UVC.
A radiação UVA é bem abundante e provoca desde o bronzeado momentâneo até o envelhecimento precoce das células da epiderme.
Os raios UVB são parcialmente absorvidos pela camada atmosférica da Terra, sendo a radiação que consegue ultrapassar essa barreira nociva ao organismo humano. Esse tipo de radiação é mais intensa durante o verão devido às elevadas temperaturas entre 10h da manhã e 16h da tarde. É capaz de penetrar superficialmente a pele e é responsável pelas queimaduras provocadas pelo sol.
Já a radiação UVC é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera, portanto, em ambiente natural essa radiação não nos atinge, o que é muito bom já que é a mais perigosa e danosa à nossa saúde. Os raios UVC tem a capacidade de destruir não só o RNA de vírus, mas também o DNA. Por isso, quando equipamentos que possuem esse tipo de radiação estão em funcionamento é importante que não haja presença humana no local.
Tecnologia UVC x Vírus
Diante do atual cenário, a busca por formas de fazer a higienização de ambientes, equipamentos, objetos, roupas e entre outros tem sido constante, foi a partir dessa busca que o uso da radiação ultravioleta apareceu como uma opção.
A tecnologia UVC começou a ser estudada em 1908 para esterilização de ambientes, e já tem mais de um século sendo utilizada em hospitais, aviões, escritórios e indústrias, que foi onde seu uso começou.
Ao emitir a radiação UVC há a eliminação de vírus, bactérias e microorganismos devido a quebra do código genético ocasionada pelos raios, garantindo a total desinfecção do local.
De acordo com as diretrizes mais recentes sobre o diagnóstico e o tratamento do novo Coronavírus lançado pela Comissão Nacional de Saúde da China, o vírus é sensível à luz e ao calor ultravioleta, de modo que a radiação ultravioleta pode efetivamente elimina-lo.
Lançamentos G-light
O que antes era só utilizado por hospitais e indústrias, hoje também pode se tornar uma aliada para qualquer pessoa na luta contra o coronavírus e as diversas bactérias e vírus espalhados por aí. Isso devido as empresas que têm desburocratizado o seu acesso.
Hoje você encontra no mercado lâmpadas que emitem doses baixas e contínuas de luz ultravioleta com o objetivo de esterilizar ambientes e objetos, garantindo sua segurança contra uma série de doenças.
A linha UVC T8 germicida já comercializada possui dois modelos de luminárias para você utilizar tanto em casa quanto em ambientes corporativos. A novidade é que agora foi lançada a sua versão com controle remoto e timer, proporcionando ainda mais segurança e comodidade.
Além dela, agora você pode contar com o mais novo modelo G-light:
Um dos seus principais atrativos são as dimensões reduzidas, sendo ideais para ambientes pequenos como quartos, banheiros, lavabos, pequenos escritórios ou onde a desinfecção for necessária. Estão sendo disponibilizadas as suas versões com e sem controle remoto, garantindo a sua segurança e comodidade.
Precaução
É importante lembrar que não são lâmpadas decorativas e por emitirem, mesmo que em doses mais baixas raios UVC, as mesmas não devem ser utilizadas com a presença de seres humanos, animais ou plantas. São raios nocivos à nossa saúde, sua utilização deve ser consciente.
_______________________________________________________________________________________________
Curtiu a novidade? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você!
Bela matéria, adorei
http://www.lustresparasala.com
Interessante, estou faz cerca de 2 meses pesquisando sobre lâmpadas UVC, e o possível uso no dia-a-dia, muito interessante os produtos lançados. Observei que está especificado que o comprimento de onda do produto é de 253,7 nm; uma particularidade de lâmpadas de baixa pressão de vapor de mercúrio, seria interessante se houvesse produtos com LED UVC que se não me engano emite entre 270 e 280 nm.
Olá, Cristiano!Tudo certo?
Sim, o comprimento de onda U-VC (Radiação de ondas curtas) está entre 100 nm a 280 nm. No desenvolvimento de produtos, essas ondas são “controladas” para que tenham apenas 253,7. Tecnicamente seria uma onda viável e segura para aplicação comercial e de esterilização.
Agradecemos seu contato e esperamos ter ajudado.