Uma boa iluminação pode elevar o padrão de uma residência facilmente, além de ser um fator determinante para alterar as percepções e sensações de cada ambiente. Continua conosco para ter acesso a dicas valiosas nesse processo!

A etapa de iluminação nem sempre recebe devida atenção na hora do planejamento de obra, mas é um dos detalhes de acabamento que mais fazem diferença em uma residência, podendo elevar seu padrão ou diminuir se mal planejado. Foi por isso que preparamos um post repleto de dicas de iluminação para garantir uma decoração de sucesso. 

1° Observe o ambiente

Tenha em mente inspirações e o que você deseja fazer com cada espaço, saiba ao certo as dimensões e o estilo de decoração que deseja. A partir dessa análise a distribuição de luz será elaborada atendendo as necessidades para cada tipo de ambiente, como por exemplo: nesse ambiente é necessária uma iluminação que proporcione relaxamento e conforto, ou estímulo e vitalidade? 

2° Luz Central

A luz central é a que proporciona fonte de iluminação principal para o cômodo, é utilizada quando há necessidade de distribuir a iluminação pelo ambiente. O segredo é escolher luminárias que sejam proporcionais às dimensões, assim irá alcançar um nível de uniformidade na claridade do espaço. 

A depender do cômodo você pode utilizar lâmpadas de cor fria, que geram uma sensação de estímulo e vitalidade, que são ideais para escritórios, ou a cor quente, que remete uma sensação de relaxamento e aconchego, geralmente utilizada em quartos.

3° Invista em iluminação Indireta

As luzes indiretas são utilizadas para deixar o ambiente com mais aconchego e intimista, iluminam de forma mais suave sendo bem confortável aos olhos. Esse tipo de iluminação é ideal para banheiros, salas e quartos. 

Pode ser utilizada em detalhes no chão, no gesso ou forro do ambiente através de arandelas e Spots. Para que seja uma iluminação eficiente, o ideal é que a superfície de reflexão seja clara, pois ela direciona o fluxo luminoso para cima, sendo refletido pelo teto e espalhando para o ambiente. Caso fique escuro, tenha sempre outras fontes de iluminação para evitar a fadiga visual.

4° Lâmpadas Led

No seu projeto de iluminação com certeza as lâmpadas Led serão grandes aliadas independente do formato, são inúmeros os benefícios, seja pela sustentabilidade, pela longa duração e principalmente pela economia de energia. Aproveite essa dica e garanta uma iluminação harmoniosa e econômica. 

5° Atenção a tonalidade

Uma tonalidade equivocada pode prejudicar bastante um bom projeto luminotécnico. Lembre-se que os tons amarelos trazem uma sensação de conforto e relaxamento, então prefira utilizar em locais como quarto e sala. 

Já os tons de branco neutro são mais recomendados para banheiros e cozinhas. A luz branca fria com aparência azulada é ideal para locais que exigem alta concentração e precisam de um foco maior na limpeza, como escritórios, banheiros e áreas de serviço. 

6° Utilize fitas de Led

Além de contribuir para uniformidade da distribuição de luz, são versáteis, discretas e dão um ar cênico para o ambiente. Se deseja destacar algum cômodo ou objeto, essa é uma ótima opção. 

7° Luz nas plantas

O paisagismo tem o poder de deixar qualquer residência ainda mais bonita, com um jogo de luz noturno adequado então…

Só tenha cuidado ao selecionar uma iluminação que não danifique as plantas.

São inúmeras as inspirações que você pode encontrar na internet hoje, procure ajuda de um profissional para um projeto ainda mais completo. Junte todas essas dicas e faça da sua casa um show de iluminação e decoração!
________________________________________________________________________________

Curtiu o conteúdo? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.