Dia 21 de dezembro é marcado pela chegada do verão. Nesse período, acontece um aumento expressivo no consumo e, consequentemente, um aumento na conta de energia. Mas existem maneiras de economizar nesse período? Vem com a gente, nós vamos te contar!

Desde o ano de 2019, o horário de verão foi extinto do Brasil. Essa medida tinha como propósito diminuir o consumo de energia uma vez que aproveitaria melhor a iluminação natural. Com isso, aproveitar melhor a luz solar virou trabalho de formiguinha.

Com os crescentes aumentos na conta de energia, devido à recente crise hídrica, e a chegada da Bandeira Vermelha nível 2, economizar energia se tornou uma necessidade urgente. Na ausência do horário de verão, coube a cada um criar suas próprias alternativas para que a luz natural pudesse ser melhor aproveitada.

Então, vamos conhecer algumas dicas para economizar energia nesse verão? Vamos lá!

Aproveite o melhor das luzes!

O Horário de Verão, medida extinta em 2019, prezava pela economia de energia a partir do melhor aproveitamento da luz solar. Com a extinção dessa medida, passou a ficar a cargo de cada um a tomada de decisão acerca da própria economia e do aproveitamento da luz solar.

Para garantir o melhor aproveitamento dessa iluminação natural, busque deixar os cômodos com suas janelas e portas abertas, permitindo que a luz natural entre nos ambientes.

Evite luzes acesas durante o dia, acendendo-as apenas quando for extremamente necessário.

Em ambientes com pouca circulação de pessoas, evite deixar as luzes acesas constantemente, aumentando o seu consumo de energia. Em lugar disso, opte por utilizar sensores de presença. Já falamos sobre eles, e a importância do seu uso, aqui.

Um outro fator interessante que auxilia na economia de energia é realizar frequentemente a limpeza de lustres, luminárias e lâmpadas, garantindo que sua potência seja aproveitada da maneira correta, evitando o consumo desnecessário.

E, claro: troque todas as lâmpadas comuns por lâmpadas LED, que possuem uma melhor eficiência luminosa e garantem menor consumo de energia.

Eletrodomésticos: como usá-los?

Agora chegamos naquela parte que, muitas vezes, parece impossível de economizar: os eletrodomésticos. O que fazer para garantir um melhor aproveitamento dos equipamentos que temos em casa sem subir demais na conta de energia?

Um dos passos para isso é manter os equipamentos que ficam em standby fora da tomada, como TV, micro-ondas, e demais equipamentos que, conectados na tomada, ficam com luzes acesas.

Essa atitude pode parecer “pequena”, mas é de pequenos gestos que se garantem as economias expressivas.

As geladeiras também exigem um certo cuidado, principalmente nesse período. Opte por deixá-las afastadas, pelo menos, 10cm da parede, evitando que recebam o calor do sol, e as aloque o mais distante possível do fogão.

Além disso, evite abri-las constantemente, deixando para pegar tudo o que for necessário de uma só vez. O ato de abrir e fechar o refrigerador diversas vezes faz com que entre ar quente e, consequentemente, gera um gasto maior de energia para conseguir resfriá-lo.

E o que fazer então com as máquinas de lavar e ferros de passar roupa?

Com as máquinas, é interessante que se deixe para ligá-las quando já tiver quantidade suficiente para enchê-la, evitando, assim, o desperdício de água e energia.

Sobre o ferro de passar, a mesma coisa: opte por usá-lo de uma vez só, com grandes quantidades de roupa, evitando que se gaste mais energia para aquecê-lo.

Retrofit: possibilidade de melhoria nos custos

Para começar a falar de Retrofit, é necessário entender primeiro o que é isso.

Retrofit é o processo de substituição de instalações, equipamentos e sistemas antigos por outros da atualidade, que garantem mais modernidade. Em outras palavras: é aquele upgrade necessário nos sistemas elétricos e naqueles seus eletrodomésticos que são quase de estimação, mas não possuem selo Procel, e nem são os mais econômicos do mercado.

Esse conceito, na prática, consiste da substituição de tudo aquilo que pode estar pesando na sua conta. Seja o sistema elétrico da sua residência, que está há um tempo sem reparos; seja dos eletrodomésticos; bem como das lâmpadas e luminárias utilizadas.

Uma atitude bastante comum, e que já indicamos aqui, no tópico acima, é fazer a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED, garantindo uma melhora expressiva no consumo de energia da sua casa.

Tenha a dimerização como aliada!

Um outro conceito bastante interessante para ser levado para a prática, quando o assunto é economia, é o uso de equipamentos dimerizáveis. Mas o que é isso?

Equipamentos que permitem dimerização são aqueles que possibilitam que a intensidade e o brilho da luz sejam controlados, permitindo que você aumente ou diminua o consumo daquela lâmpada ou luminária.

Lâmpadas e luminárias dimerizáveis permitem a diminuição do consumo da energia uma vez que, havendo a redução da intensidade do brilho da luz, haverá, consequentemente, uma diminuição do seu consumo de energia.

Além disso, ocorre também, através do uso de lâmpadas e luminárias dimerizáveis, a possibilidade de aumento da vida útil desses produtos, uma vez que não serão utilizados em potência máxima por muito tempo, garantindo ainda mais economia.

O uso de produtos com essa tecnologia é bastante interessante principalmente se você deseja criar atmosferas diferentes para o seu ambiente. Podendo oscilar para uma luz mais opaca, ideal para momentos de descanso; ou uma luz mais intensa, para momentos em que você necessite de mais concentração.

Assim, com apenas um produto você consegue criar diversas possibilidades e, claro, economizar na conta de energia e arrasar na iluminação decorativa!

Conclusão

Com a chegada do verão, o que não falta é criatividade para contornar o consumo e diminuir o impacto no bolso.

Para garantir que seu verão será melhor aproveitado, fique de olho no seu consumo e busque utilizar seus equipamentos da melhor maneira possível, evitando desperdícios.

Seguindo as nossas dicas e adotando um uso mais consciente, você passará pela estação mais quente do ano sem pesos maiores na sua conta, e conseguirá aproveitar melhor o verão!


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.