No momento de preparar a iluminação da nossa casa ou comércio, precisamos levar em consideração que alguns ambientes precisam de uma atenção especial no momento de decidir a lâmpada a ser utilizada e a possibilidade de tornar essa iluminação automatizada.

Ambientes como halls de entrada, garagens e banheiros, por exemplo, não necessitam de uma iluminação constante, bastando algo pontual, apenas quando houver circulação de pessoas por lá. Nesses casos, o sensor de presença se mostra como um poderoso aliado para trazer luz exatamente quando for necessário.

Mas, como utilizá-lo da maneira correta? Vamos descobrir?!

Como saber em qual tipo de lâmpada devo acoplar o sensor de presença?

Esse é um ponto importantíssimo. A escolha errada da lâmpada pode gerar prejuízos recorrentes; isso porque, lâmpadas como a fluorescente, por exemplo, não possuem uma sobrevida boa quando acopladas ao sistema de detecção de presença. Por possuírem um filamento de tungstênio e gás, elas acabam queimando muito rapidamente ao acender e desligar constante.

Para uso com sensores de detecção de presença, as lâmpadas LED são a melhor pedida. Por possuírem uma tecnologia mais avançada, resistem à frequência com que são acendidas e apagadas, garantindo maior durabilidade e um melhor investimento.

Onde instalar os sensores de detecção de presença?

Além de espaços domésticos, como halls de entrada, banheiros e garagens, o detector de presença é interessante para uso, também, em espaços como portaria, garagem, hall social, hall individual e até em jardins de condomínios e hotéis; banheiros públicos em lugares como hospitais, clínicas, hotéis, empresas, parques e afins.

O interessante é instalá-lo onde há circulação de pessoas, mas não frequentemente. Assim, evita-se que fique uma lâmpada ligada, constantemente, para ninguém; e se garante que, quando houver presença, haverá luz.

Como escolher o sensor ideal?

Escolher bem o sensor a ser utilizado é muito importante para que seu desempenho seja satisfatório. Cada tipo de sensor possui uma sensibilidade e um alcance diferente, o que deve ser levado em consideração no momento da escolha. Além disso, é importante que se pense onde serão instalados os sensores, uma vez que, havendo impossibilidade de se utilizar da rede elétrica para fazer a instalação, será necessário se utilizar dos soquetes de lâmpadas já pré-existentes.

Suponhamos que você deseje instalar um sensor num jardim bastante amplo, mas usou apenas um sensor que não possui muita sensibilidade, e possui um curto alcance; nessa situação, a insatisfação é quase que certa, pois, afinal, você não verá a utilidade prática para o investimento realizado. Por isso, analise cuidadosamente os dados fornecidos na embalagem do produto e pense em instalá-lo sempre em pontos estratégicos para não se frustrar.

A G-light possui diversos tipos de sensores de presença. Desde aqueles para soquete, quando não é possível realizar uma instalação própria para o sensor; os de embutir e aqueles de parede. Tudo para facilitar no momento de planejar a sua iluminação. 

O Sensor de Presença G-light com soquete E27, por exemplo, é um facilitador para quem não deseja criar novas conexões na rede elétrica. Sua base permite a instalação de qualquer lâmpada de até 60W. E, além disso, permite o controle do tempo de iluminação e nível de detecção da luz do ambiente.

Conclusão

A utilização de sensores de presença pode ser uma ótima aposta para aquele espaço que você já não sabe mais o que fazer para deixar iluminado e aconchegante nos momentos certos. E o que falar da maratona pela casa para acender a luz de um lugar específico quando recebe uma visita inesperada?! Já chega dela, não é?

Uma iluminação eficiente é aquela que, além de luz, garante também conforto para quem usufrui dela. E existe conforto melhor que saber que sua lâmpada se acenderá no momento certo sem preocupações? Com o sensor de presença é possível!

Seguindo as nossas dicas, tenho certeza que encontrar o sensor certo para o que você deseja será muito mais fácil.


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.