O inverno está chegando, e com ele a preocupação de deixar a casa aconchegante para aproveitar o friozinho. Quem nunca arrastou os móveis de um lado para o outro na busca eterna por uma melhoria no conforto?
São inúmeros os artifícios que usamos para dar conta de melhorar o nosso dia a dia quando o verão acaba, e o outono começa a se aproximar. A gente sabe, depois que as folhas caem, o que vem é: frio e vontade de ficar debaixo das cobertas vendo filmes o dia inteiro.
Mas e se a gente te contar que tem como deixar a casa mais confortável investindo em mudanças na iluminação, você acredita?!
Invista na iluminação indireta
Tudo o que queremos no frio é sentir aquele aconchego, e a luz direta não ajuda em nada na criação dessa atmosfera.
Se o seu ambiente não possui instalação de iluminação indireta, é possível conseguir esse efeito com o uso de luminárias de mesa ou abajures de chão. O importante é utilizar algo que deixe a sua luz mais suave, dispersando-a melhor pelo ambiente.
Faça o teste: assista a um filme com a luz central acessa e depois faça isso usando uma luz indireta. A atenção é completamente diferente nesse último caso, e você consegue aproveitar melhor.
Iluminação indireta + luz amarela = o conforto que você sempre sonhou
Nós já falamos aqui sobre a importância de conhecer bem a temperatura da luz ideal para cada ambiente que queremos criar. E a luz amarela é aliada do conforto e do relaxamento.
Para deixar a atmosfera do seu ambiente ainda mais confortável e intimista, usar lâmpadas de luz amarela é uma boa pedida, ainda mais se aliada à iluminação indireta ou difusa.
E é possível conseguir uma lâmpada com essa tonalidade de cor sem precisar recorrer às antigas lâmpadas incandescentes, hein?!
Um bom investimento que você pode fazer para agradar a gregos e troianos, é adquirir uma lâmpada com tecnologia switch, que permite que você modifique a tonalidade da cor a depender do seu uso. Assim, a mesma lâmpada que fica na luminária para dar um toque mais confortável, também pode ser a lâmpada que vai te deixar superativo na hora de estudar ou trabalhar, por exemplo.
Use e abuse da economia de energia
Com tantas possibilidades de lâmpadas e futuras instalações, já imaginamos você aí coçando a cabeça e se perguntando: “e o consumo de energia? Tem como economizar?”. E a resposta é bem simples: claro que sim!
Além de todo o cuidado no uso de eletrônicos que devemos ter em qualquer estação, no inverno precisamos ter certo rigor no uso de chuveiros elétricos, aquecedores, e secadoras de roupa, por exemplo.
Mas quando falamos de iluminação, principalmente no inverno, quando os dias são mais curtos, a economia tem três letras: LED. Conhecida no mercado há anos, a tecnologia LED continua insubstituível pois seu consumo de energia é baixo graças ao fato de ser uma lâmpada que produz muito pouco calor.
Uma opção interessante para ser adotada, é fazer uso de lâmpadas com sensor de movimento, como a Sensor de Presença 360 E27, por exemplo. Assim, você garante que o ambiente ficará iluminado sempre que houver alguém presente, evitando gastos desnecessários de energia.
Conclusão
O outono, e principalmente o inverno, não precisam ser estações de pouca iluminação. São necessárias pequenas coisas para tornar esses meses frios um pouco mais quentinhos e aconchegantes.
Dispondo dessas dicas, temos certeza que seu inverno será ainda mais agradável do que você imagina!
Deixar um comentário