
Economizar energia é um desafio em qualquer ambiente que necessite do consumo diário. Por mais que se invista em bons métodos de economia e busque controlar o uso dessa ao máximo, sempre existem fatores que podem atrapalhar o planejamento e alguns desses fatores acabam passando despercebidos a nossos olhos.
Sabia que pequenos detalhes que tal vez você não considere muito bem podem estar interferindo no consumo de energia do ambiente e lhe fazendo gastar mais sem perceber? Pois bem, listamos nesse post alguns desses fatores para que você comece a se atentar e diminua seu consumo de maneira muito significativa!
Ar condicionado
O ar condicionado é o grande amigo do verão, no entanto o mau uso do aparelho pode trazer prejuízos incomparáveis. O primeiro erro é comprar o produto e não verificar se este é certificado pelo Procel. O certificado é a principal garantia que o produto vai funcionar de acordo aos critérios prometidos. Outro erro comum é não verificar a limpeza do aparelho. Quando sujo, ele acaba fazendo um esforço maior para funcionar resultando no aumento do consumo. Um erro muito comum é abrir e fechar portas com frequência enquanto utiliza o ar condicionado. É necessário verificar as saídas de ar para não sobrecarregar o funcionamento do produto.
Geladeira e freezer
Abrir freezers e geladeiras em dias quentes parece um ação inevitável. Mas é também inevitável pagar mais caro por isso. Em períodos quentes os refrigeradores costumam trabalhar mais para conseguir manter a temperatura dos alimentos, quando o abre e fecha se torna muito frequente, as dificuldades de refrigeração aumentam, consequentemente a conta de luz também. O mesmo acontece quando são armazenados alimentos muito quentes na geladeira, resultando num consumo maior de energia. Um erro muito comum é não verificar a borracha da porta da geladeira, que pode estar atrapalhando o refrigeramento e desperdiçando energia.
Stand by
Aparelhos ligados na tomada mesmo sem estar em uso representam cerca de 12% do consumo de energia. Portanto esqueça o hábito de deixá-los direto na tomada quando passar muito tempo sem utilizá-los. É comum que Tvs, computadores, microondas e outros equipamentos de uso temporário fiquem direto conectados na tomada, muitas vezes eles ficam dias sem serem utilizados e nesse tempo o consumo continua.
Chuveiro
Durante o verão, principalmente, a temperatura da água é alterada naturalmente. O que dispensa o uso de chuveiro elétrico! Uma ação constante é deixar o chuveiro ligado mesmo que a água natural esteja numa boa temperatura. No mínimo deve-se deixá-lo desligado nos dias mais quentes, mas o desligando durante todo o período você obterá uma economia incomparável!
Lâmpadas
Além de não verificar as atribuições das lâmpadas ao comprá-las muita gente resiste a troca das fluorescentes pelas com tecnologia LED. As lâmpadas de LED são altamente econômicas e apresentam versões que se superam em baixo consumo e aproveitamento luminoso. Outro erro grave é instalar a lâmpada sem avaliar a necessidade do local. As lâmpadas de LED apresentam atribuições especiais para cada cômodo e prestar atenção nisso irá te ajudar a economizar bastante.
Deixar um comentário