A iluminação é um aspecto muito importante para os nossos dias, e, quando se fala em avicultura, ela se torna essencial. Quer saber mais sobre a importância da iluminação para a avicultura? Vem com a gente!

Os cuidados com a iluminação na avicultura são essenciais para garantir o bem-estar e a segurança das aves, evitando problemas como canibalismo, estresse, entre outros efeitos adversos da iluminação inadequada.

Para garantir o melhor para suas aves, iluminar corretamente os galpões é essencial. Mas, não se preocupe. Se você é um criador iniciante, ou está em busca de dar uma atualizada na sua criação, estamos aqui para te ajudar. Vem com a gente!

Por que a iluminação na avicultura é tão importante?

Independente do tipo de avicultura, sendo de corte ou de postura, o investimento na iluminação é extremamente benéfico para garantir um melhor desenvolvimento das aves.

Nesses casos, é essencial que se busque por sistemas artificiais que permitem a iluminação por períodos controlados, beneficiando melhor o desempenho dos animais presentes, e garantindo mais lucros.

É importante destacar que as aves, em comparação aos humanos, possuem olhos maiores. E, não bastando isso, a sensibilidade das aves com relação à luz é diferente.

Cada intensidade de luz interfere em um âmbito específico do desempenho das aves, além, é claro, do período em que ficam expostas a ela, o que altera a maturidade sexual e a uniformidade da criação.

Nesse caso, frangos de corte, por exemplo, expostos à iluminação adequada, terão um melhor desempenho, conseguindo acesso mais facilidade à água e ração, o que influencia diretamente na fase inicial de desenvolvimento das aves, denominada de período de adaptação.

Definir a intensidade e o tempo de exposição dos animais, com base nas necessidades reais da criação, é fundamental para que suas aves tenham uma redução no estresse fisiológico, garantindo uma melhor resposta do sistema imunológico e no melhor desenvolvimento do metabolismo ósseo.

Como utilizar a iluminação ao meu favor?

Como falamos acima, a iluminação e suas variáveis (seja cor da luz, duração e temperatura) afetam o bem-estar do lote, além do seu desempenho.

Criar um sistema de iluminação adequado às necessidades da criação estimula a procura por alimento, água e calor na fase de procriação.

Outra fase de grande importância, e que pode ser melhor aproveitada com a incidência da iluminação adequada, é a fase de crescimento. Assim, as aves podem ter uma melhor moderação do ganho de peso, otimizando com eficiência o cuidado com a criação, oportunizando um melhor trato com os animais.

Os benefícios de levar esses detalhes em consideração são inúmeros. Influenciando na produção da carne e dos ovos, no comportamento animal, no consumo dos alimentos, na criação de uma rotina, e, inclusive, na adaptação das aves.

O investimento na iluminação correta dos galpões de avicultura, portanto, possibilita que:

  • Haja uma redução no estresse, colaborando para o bem-estar animal;
  • Proporciona um aumento da qualidade de vida da criação;
  • Possibilita a facilidade do manejo, uma vez que haverá a possibilidade de controlar a criação a partir da iluminação;
  • Auxilia na redução de custos e perdas;
  • Oportuniza a maximização dos lucros com os lotes.

Qual a melhor tecnologia para esse fim?

O uso da iluminação na avicultura já passou por diversas fases. A utilização de lâmpadas de tecnologias mais “antigas” e “ultrapassadas”, há muito foi deixado de lado graças ao avanço dos estudos nessa área.

As soluções, hoje, para essa área, já contam com o auxílio das lâmpadas de LED, atuando não só no cuidado direto com a criação, como, também, na economia e no melhor uso da luz para um melhor aproveitamento.

Assim, diante de tantas pesquisas e estudos, desde 2004, pode-se notar que o uso de lâmpadas LED é benéfico para essa cultura, sendo indicado, principalmente, devido à possibilidade de dimerização das lâmpadas, aumentando a autonomia e controle por parte do criador.

Solução da G-light para você

Iluminar a sua vida é a nossa missão. E para tornar ainda melhor o cuidado com a sua criação, nós, da G-light, trabalhamos arduamente para encontrar as melhores soluções.

Conheça agora os nossos produtos próprios para avicultura, da necessidade mais básica, até as mais específicas.

A60 LED e A60 LED Anti-insetos

Se você busca por eficiência e durabilidade, as lâmpadas A60 LED e A60 LED Anti-insetos são ideais para você!
Atuando na melhor iluminação, com um excelente desempenho e baixo consumo.

A A60 LED é dimerizável, garantindo o controle da intensidade da iluminação e entregando mais conforto para a criação.

A A60 LED Anti-insetos, por sua vez, evita a incidência dos insetos, garantindo mais saúde e proteção para as aves. Permitindo um melhor cuidado e mais proteção.

Linha T LED

As lâmpadas da Linha T LED G-light possuem um design compacto, garantindo um melhor aproveitamento da sua iluminação.

Com um ângulo de abertura de 180º, garantem uma melhor distribuição da luz, e são indicadas para uso em grandes áreas internas, principalmente aquelas com pé-direito alto.

Timer digital e analógico

Economizar é a palavra-chave na vida do brasileiro que busca investir em suas criações. E, para ter mais autonomia com o cuidado com a sua criação, além de garantir a economia, o uso de timers é uma ótima opção.

O Timer Digital G-light e o Timer Analógico G-light são ótimos aliados para você.

Basta programá-los e garantir a iluminação pelo tempo necessário para as suas aves.

Tubular T8

Excelentes quando se fala de eficiência energética, a Tubular T8 LED G-light é capaz de proporcionar 68% de economia de energia.

Podendo ser utilizada para garantir uma melhor iluminação de espaços amplos.

Luminária Hermética

Ideal para ambientes úmidos, a Luminária Hermética possui IP65, garantindo proteção e segurança para a sua criação.

Essa lâmpada é ideal para instalações que buscam seguir os padrões e normas da vigilância sanitária.

Flat Slim LED

A lâmpada Flat Slim LED G-light une qualidade e leveza para sua iluminação.

Seu design moderno é um grande facilitador, além, é claro, da sua eficiência energética.

Soquete em Poly PPE

Em ambientes com umidade, contar com um Soquete em Poly PPE é ideal para garantir a segurança da sua iluminação.

Suas partes condutoras são completamente isoladas, o que evita a oxidação por umidade ou agentes oxidantes.

Street Light LED

Projetada para a iluminação de grandes ambientes, a Street Light LED G-light possui 120º de ângulo de abertura.

Seu facho luminoso, nesse sentido, proporciona um melhor aproveitamento da luz, reduzindo os gastos com a iluminação.

Luminárias Tartaruga LED

As Luminárias Tartaruga LED G-light são produzidas em policarbonato, com IP65.

Sua iluminação, além de eficiente, garante melhor desempenho devido à proteção do seu fator IP.

Conclusão

Cuidar bem da sua criação é também uma missão para nós.

Conheça as nossas soluções para avicultura e conte com a gente para iluminar a sua vida!


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.