A iluminação é um fator de extrema importância que deve ser levado em consideração quando o assunto é a valorização estética de um imóvel, seja ele qual for.

Muitas vezes, a iluminação, quando projetada de maneira assertiva, acaba se tornando um cartão de visitas capaz de causar as mais variadas impressões sobre um imóvel. Desde chique a retrô, clássico, sofisticado, despojado, moderno ou tradicional.

Investir em um projeto luminotécnico devidamente executado, tendo como base produtos de qualidade, é garantia de sucesso, harmonia e conforto na decoração de um imóvel, seja ele executivo ou residencial!

No artigo de hoje falaremos um pouco sobre os benefícios adquiridos por quem opta por investir em um projeto luminotécnico bem elaborado. Em seguida, a G-light te dará  algumas dicas para que você possa aproveitar melhor a luz em dados ambientes.

Vamos nessa?

Para início de conversa, você precisa entender que um projeto luminotécnico é toda a representação dos elementos de iluminação que buscam soluções práticas, necessárias e agradáveis para valorizar um imóvel ou cômodo.

Além disso, provocar sensações através da iluminação, diminuir os gastos na conta de energia através de estratégias sustentáveis, evidenciar decorações, valorizar e ampliar determinados ambientes de um imóvel, são algumas das finalidades de um projeto luminotécnico

Este projeto é geralmente elaborado por um light design, profissional especialista em iluminação que utiliza técnicas baseadas em conhecimentos sobre arquitetura e iluminação para compor uma proposta de iluminação residencial.

Mas, se sua grana está curta e você ainda não consegue contratar um profissional da área, temos uma notícia boa: não cabe apenas a um “expert” dar início a um projeto de iluminação. Isso mesmo, se você acredita que tem bom gosto, compreende algumas técnicas e tem um conhecimento, mesmo que básico, sobre o assunto, dá para começar!

A fim de te ajudar a ter  uma composição de iluminação bem feita, nós da  G-light preparamos algumas dicas e indicações que te farão arrasar e surpreender os seus convidados com uma  iluminação adequada em seu imóvel, sem exageros ou ausência de luz adequada. You are ready?

A primeira dica que te damos, na verdade, é um pedido: desapegue da ideia de que uma iluminação bonita, harmoniosa e confortável se restringe à peças de luzes fixas como lustres, lâmpadas e plafons. Não! O interessante mesmo é mesclar. 

Isso mesmo, fazer composições com peças de luzes fixas e móveis a exemplo de luminárias e abajures que posicionados de maneira correta, darão toda a diferença e efeito cênico àquele cantinho especial do seu lar.

Agora uma coisa importante: as dimensões do ambiente devem ser respeitadas nessas composições já que irão  interferir de maneira direta na escolha de luzes com a temperatura adequada! Por exemplo, a luz que você utilizará na sua sala, não é a mesma que vai ser usada na sua cozinha, quarto ou escritório, concorda?

Fato é que cada cômodo de um imóvel carrega uma particularidade e exige a adaptação do projeto luminotécnico de acordo com a sua especificidade. Como prometido no início do texto, abaixo elencamos algumas dicas e indicações para você arrasar com a iluminação certa na decoração de cada ambiente do seu imóvel.

  • Sala

Na maioria das casas, a  sala funciona como um ambiente de aconchego familiar e também de recepção para aquela visita que chega, é o primeiro contato. Neste caso, levando em consideração essas características, a ideia é optar por lâmpadas amarelas pode ser um ótimo negócio já que traz  ao ambiente uma sensação mais acolhedora e agradável.

  • Quarto 

O quarto é o local de repouso e recolhimento. É nele que dormimos, nos arrumamos e tiramos um tempo para nós mesmos. Neste ambiente, o correto mesmo é optar por um tipo de iluminação indireta e uniforme, pois, esta auxilia numa melhor noite de sono. Escolher por produtos que chamamos de “iluminações auxiliares”, como abajur, fita de led e também luminárias, no tom que melhor lhe agradar, pode ser uma ótima escolha.

 

  • Cozinha 

Também é um ambiente de reunião, seja ela entre famílias, amigos e até mesmo colegas de trabalho, para a cozinha, ou copa, o ideal é aproveitar a luz natural durante o dia mas, eleger luzes em tons brancos é uma ótima pedida. As lâmpadas de LED se destacam como uma das melhores opções para iluminar este ambiente. Agora, isso não quer dizer que, caso você queira, não pode escolher usar uma iluminação mais focada com luzes que trazem uma sensação de temperatura mais quente.

  • Banheiro 

Convenhamos, o banheiro também é um espaço de relaxamento e reflexão. Para isso, quanto mais clean for a iluminação, melhor! Assim como na cozinha, as luzes em tons mais frios se destacam como melhores opções porque, dentre outras coisas, como o aumento de visibilidade tem a capacidade fazer com que este cômodo tenha uma vibe mais estimulante. Fitas de LED e luminárias de foco são uma ótima sugestão, anota aí essa dica. 

 

 

  • Escritório 

Este ambiente, sem sombra de dúvidas, necessita de uma boa iluminação atrelada ao seu segmento. Uma iluminação, digamos, com um potencial mais indutivo. Para o seu escritório você deve optar por luzes em tons azulados ou brancos, as chamadas lâmpadas frias, pois elas auxiliam no aumento da concentração e foco de quem está trabalhando. Luzes diretas, luminárias articuláveis são opções ideais.

 

Como você pode perceber até aqui, um projeto luminotécnico, também conhecido como projeto de iluminação residencial, depende de várias demandas e especificidades, por isso, em alguns casos, a ajuda de um profissional pode ser indispensável.

Além disso, a escolha por produtos modernos, econômicos e de qualidade vai ser um diferencial e nisso a G-light está sempre pronta para te ajudar! Temos o que há de mais tecnológico e sofisticado no mercado quando o assunto são produtos de iluminação.

Continue visitando o nosso site, veja o nosso catálogo e encontre o produto que fará você acertar e arrasar na composição do seu projeto de iluminação.

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.