Desde que foi inventada e propagada, a lâmpada, e consequentemente a luz, vem exercendo diversas influências no comportamento humano.
Para se ter uma ideia, a luz influencia na temperatura de ambientes, na percepção que temos em relação às coisas e, a maneira como for projetada, exerce poder até sobre o nosso humor!
No artigo de hoje, falaremos sobre a influência da iluminação no ambiente clínico hospitalar para o conforto e bem estar de um paciente.
Vamos nessa?
A primeira coisa devemos considerar é que, nestes ambientes, o projeto de iluminação não pode ser visto como “apenas um mero detalhe”. Muito pelo contrário, o uso assertivo da luz proporcionará conforto e bem estar para o paciente que ocupa desde a recepção até a sala de cirurgia.
Por isso, o projeto luminotécnico em ambiente clínico hospitalar precisa ser integrador, proporcionando a interação entre o usuário com o meio.
Assim temos que, controlando luz e intensidade, com a finalidade de trazer ao local um maior conforto visual, o projeto luminotécnico clínico hospitalar deve agregar valor à vida dos pacientes, influenciando de forma positiva em seu tratamento!
Para isso, algumas normas e parâmetros técnicos indicados pela ABNT devem ser levados em consideração para elaboração e execução de um projeto luminotécnico hospitalar funcional. Uma delas o uso indireto da iluminação, visando proporcionar não só um atendimento médico mais “claro” como oferecer a quem está hospitalizado uma experiência mais confortável.
Além disso, as cores das luzes elegidas devem levar em consideração a enfermidade do paciente já que, como dito no início do artigo, “a luz exerce poder sobre o nosso humor”, podendo relaxar ou deixar tenso um paciente.
O uso de luminárias em cabeceiras, a temperatura das cores, a iluminação próxima ao nível do piso e também o uso de lâmpadas fluorescentes são especificações que devem ser levadas em conta para a concepção de um projeto de iluminação hospitalar humanizado.
Afinal, devido a condição em que se encontra, o paciente precisa encontrar um espaço saudável, carregado de boas sensações e bem-estar e que proporcione relaxamento, enfim, um ambiente preparado e projetado para amenizar sua dor e tristeza nos mínimos detalhes!
Agora que você já sabe um pouco sobre a influência da iluminação no ambiente clínico hospitalar e como ela é importante para atividades de diagnóstico ou tratamento, a Glight, que tem um catálogo variado de luzes hospitalares, vai te apresentar produtos de iluminação mais adequados para esses ambientes.
-
Iluminação de Emergência
Que serve tanto para evitar acidentes como para sinalizar informações úteis.
-
Iluminação para estacionamento
Este espaço necessita de uma iluminação intensa e potente como a proporcionada pela Luminária GL216 da G-Light.
-
Iluminação para a fachada
Deve ser pensada para destacar a instalação, o que pode influenciar na impressão sobre a qualidade de serviço do hospital
-
Iluminação para corredores e áreas comuns
Deve-se optar por luminárias potentes, mas utilizá-las de forma harmoniosa, afinal, estes são os ambientes com maior circulação em um hospital.
Deixar um comentário