Desde que foi inventada e propagada, a lâmpada, e consequentemente a luz, vem exercendo diversas influências no comportamento humano. 

Para se ter uma ideia, a luz influencia na temperatura de ambientes, na percepção que temos em relação às coisas e, a maneira como for projetada, exerce poder até sobre o nosso humor!

No artigo de hoje, falaremos sobre a influência da iluminação no ambiente clínico hospitalar para o conforto e bem estar de um paciente.

Vamos nessa?

A primeira coisa devemos considerar é que, nestes ambientes, o projeto de iluminação não pode ser visto como “apenas um mero detalhe”. Muito pelo contrário, o uso assertivo da luz proporcionará conforto e bem estar para o paciente que ocupa desde a recepção até a  sala de cirurgia. 

Por isso, o projeto luminotécnico em ambiente clínico hospitalar precisa ser integrador, proporcionando a interação entre o usuário com o meio.

Assim temos que, controlando luz e intensidade, com a finalidade de trazer ao local um maior conforto visual,  o projeto luminotécnico clínico  hospitalar deve agregar valor à vida dos pacientes, influenciando de forma positiva em seu tratamento!

Para isso, algumas normas e parâmetros técnicos indicados pela ABNT devem ser levados em consideração para elaboração e execução de um projeto luminotécnico hospitalar funcional. Uma delas o uso indireto da iluminação, visando proporcionar não só um atendimento médico mais “claro” como oferecer a quem está hospitalizado uma experiência  mais confortável.

Além disso, as cores das luzes elegidas devem levar em consideração a enfermidade do paciente já que, como dito no início do artigo, “a luz exerce poder sobre o nosso humor”, podendo relaxar ou deixar tenso um paciente.

O uso de luminárias em cabeceiras,  a temperatura das cores, a iluminação próxima ao nível do piso e também o uso de lâmpadas fluorescentes são especificações que devem ser levadas em conta para a concepção de um projeto de iluminação hospitalar  humanizado.

Afinal, devido a condição em que se encontra, o paciente precisa encontrar um espaço saudável, carregado de boas sensações e bem-estar e que proporcione relaxamento, enfim, um ambiente preparado e projetado para amenizar sua dor e tristeza nos mínimos detalhes! 

Agora que você já sabe um pouco sobre  a influência da iluminação no ambiente clínico hospitalar e como ela é importante para atividades de diagnóstico ou tratamento,   a Glight, que tem um catálogo  variado de luzes  hospitalares, vai te apresentar produtos de iluminação mais adequados para  esses ambientes.

  •  Iluminação de Emergência

Que serve tanto para evitar acidentes como para sinalizar informações úteis.

  • Iluminação para estacionamento

Este espaço necessita de uma iluminação intensa e potente como a proporcionada pela Luminária GL216 da G-Light.

 

  • Iluminação para a fachada 

Deve ser pensada para destacar a instalação, o que pode influenciar na impressão sobre a qualidade de serviço do hospital

  • Iluminação para corredores e áreas comuns

Deve-se optar por luminárias potentes, mas utilizá-las de forma harmoniosa, afinal, estes são os ambientes com maior circulação em um hospital.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.