A iluminação é um dos elementos mais importantes de uma decoração. Quando bem projetada, instalada e combinada, a luz exerce diversos poderes sobre as nossas percepções e sensações através da infinidades de efeitos que é capaz de proporcionar.

Mas, antes de escolher que tipo de iluminação utilizar, algumas análises devem ser feitas em seu ambiente: espaço, cores das paredes, móveis utilizados , janelas, afinal, cada cômodo da casa tem uma especificidade única.

A iluminação que se utiliza em um escritório, onde você precisará de mais foco e concentração, não pode ser a mesma a ser utilizada no banheiro, espaço mais íntimo, privado e relaxante, não é mesmo?

Dispor de uma iluminação devidamente projetada e adequada ao espaço é essencial para o conforto físico e mental do morador.

Mas, perante diversas possibilidades de iluminação à disposição, como escolher bem as luzes para sua casa? Na publicação de hoje a G-light irá compartilhar algumas dicas de como escolher bem as luzes para sua casa, vamos nessa? 

  • LUZ AMARELA OU LUZ BRANCA? 

Concordamos até aqui que, independente do local em que esteja fixada, a luz deve trazer a sensação de conforto e aconchego, não é mesmo?

Um dos elementos capazes de proporcionar essa sensação são as cores da luz. Vale salientar que existem luzes de diversas cores, para  os mais variados gostos, mas nesta publicação nos ateremos as mais comuns e utilizadas: branca e amarela.

A LUZ BRANCA  é estimulante e tem a capacidade de aumentar o foco,  portanto, ela é recomendada para ambientes de trabalho, cozinha, lavanderia, enfim, lugares que requerem funcionalidade.

Já a LUZ AMARELA é uma cor mais forte, mas ao mesmo tempo intimista, que viabiliza uma sensação de aconchego, relaxamento e descanso dos olhos, ideal para ser instalada em quartos e salas, cômodos geralmente utilizados para descansar.

  • LUZ QUENTE OU FRIA? 

Embora a luz branca e amarela sejam conhecidas, respectivamente, como fria e quente, é válido esclarecer que, quando dizemos isso, estamos nos referindo apenas ao efeito psicológico e visual causado por ela  – o que tem o efeito de estimular a temperatura de um ambiente não é a cor da lâmpada, mas sim o tipo da lâmpada.

O que pode ser decisivo na sua escolha sobre qual temperatura de iluminação utilizar é identificar quais benefícios cada uma delas traz.

Por exemplo, a luz quente pode deixar o seu ambiente mais sofisticado, evidenciando alguns elementos de sua decoração. Por outro lado, a luz fria pode dar uma característica mais moderna ao ambiente, minimizar problemas relacionados à atenção e falta de foco e também evidenciar contrastes no ambiente.

  • MAS, AFINAL, QUE TIPO DE LUZ ESCOLHER?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as especificidades dos tipos de luzes aqui citadas, pode surgir uma dúvida: que tipo de luz escolher?  

Seja branca ou amarela, quente ou fria, o que deverá nortear a sua escolha, além do seu gosto pessoal, são as características demandadas pelo espaço. Como dissemos no segundo parágrafo, “ cada cômodo da casa tem uma especificidade única” que vão desde área construída, cor de parede, móveis e utensílios de decoração, altura do pé direito etc.

Neste caso a tarefa é entender o que o seu espaço necessita e em seguida partir para comprar os produtos de iluminação que o valorize melhor.

  • CONFIRA ALGUMAS INDICAÇÕES

E por falar em produtos que valorizam ambiente, confira algumas indicações da G-light:

Que tal começar agora mesmo a mudar o clima de sua casa levando em consideração as dicas da G-light?

Para saber mais dicas e ficar por dentro de tudo que há de melhor em serviços de iluminação, continue nos acompanhando pelo site e também nas redes sociais.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.