As iluminações de LED são bastante populares não apenas pelo seu ecletismo, mas por apresentar um custo-benefício acessível, haja vista o menor consumo de energia, e  imprimir ao ambiente a personalidade desejada pelo usuário, seja elegante, requintada ou despojada.

No post de hoje falaremos especialmente sobre uma das variações da tecnologia LED mais queridas e escolhidas por arquitetos e designers de interiores, para compor seus projetos de iluminação: as fitas de LED.

Mas, antes de abordarmos a versatilidade do produto e suas possibilidades de uso, que tal entender um pouco da história do LED?

Você sabe quando surgiu a tecnologia LED?

Bibliografias apontam que a invenção do primeiro LED visível partiu de Nick Holonyak,um engenheiro norte-americano, em 1962. Há época, com baixa intensidade luminosa e muito utilizada em espaços como rádios e estúdios de tv, a LED tinha como finalidade sinalizar o estado dos aparelhos, se ligado ou não.

Com o passar dos anos e contribuição de outros estudiosos, a tecnologia LED foi se difundindo, desenvolvendo e se popularizando. 

Hoje em dia, além da sua aplicabilidade em distintos ambientes, é possível perceber a iluminação de LED em variados formatos, como é o caso das fitas de LED, produto tema  deste artigo.

Você sabe o que é fita de LED?

Disponível no mercado em diversas tonalidades e medindo aproximadamente 8mm x 2mm, a fita de LED carrega o poder de decorar e iluminar ambientes, de maneira simultânea, basicamente, é uma fonte de luz  em formato de fita flexível.

O produto é vendido por metro e conta com material adesivo, o que auxilia no momento de sua fixação.

Quais os tipos de fita de LED?

Em formatos, tamanhos, cores, além de potência e modelos diferentes, existem  disponíveis no mercado fitas de LED capazes de atender aos mais diversos gostos!

Quanto às cores, três opções se destacam, sendo elas as fitas de led de luz branca, em temperaturas frias, mornas ou quentes; fitas de led RGB, capazes de produzir qualquer cor e as fitas de led RGBW que representa a união da cor branca com as cores azul, vermelha e verde, a led RGBW possui a capacidade de emitir as duas formas de luz ao mesmo tempo. 

Onde usar a fita de LED?

As maneiras de usar a fita de LED em uma decoração, seja ela comercial ou residencial, são variadas. 

A seguir listamos alguns exemplos de locais onde, lançando mão da criatividade, você pode usar a fita de LED para destacar o espaço.

 

  • Na sala

 

Aqui a fita de Led pode ser usada para clarear o ambiente, para destacar a mobília (armários, quadros, nichos etc.), também pode ser usada em torno de espelhos ou no revestimento do gesso, sua “função” mais comum. 

 

  • No escritório

 

No escritório, as fitas de LED podem ser usadas como elementos decorativos, em prateleiras e armários, por exemplo.

 

  • Na cozinha

 

Para este ambiente, que costuma reunir a família em um momento de comunhão, que tal usar as fitas de Led para trazer aconchego e conforto visual? Para a cozinha, você pode optar por fitas de LED brancas ou amarelas.

Sobre a versatilidade das fitas de LED

A fita de LED é um produto versátil e geralmente utilizado para destacar elementos  da decoração de um ambiente, direta ou indiretamente. 

Por seu ecletismo, pode ser instalada em cômodos, escadas, móveis, jardins, corredores, teto etc.

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.