No momento de montar o projeto luminotécnico de qualquer ambiente, algumas informações são cruciais para fazer tudo funcionar perfeitamente; nesse instante somos apresentados a alguns conceitos de iluminação, como: Watts e Lumens. Mas você sabe o que eles significam? Vem com a gente que vamos te contar!

Por mais que pareçam “bichos de 7 cabeças”, esses dois conceitos importantíssimos são bastante simples e fundamentais para que o projeto funcione da melhor maneira possível.

A importância de conhecê-los é devido à sua relevância para a aplicação nos ambientes. Ambos são unidades de medida, que têm a função primordial de nos guiar para a melhor escolha de produtos. É com base neles que poderemos economizar e ainda garantir uma iluminação de qualidade.

Mas, você saberia dizer qual deles é o que indica maior consumo? Ou qual deles indica maior luminosidade? É isso que vamos descobrir agora!

O que são Lumens?

Okay, okay. Já começamos com o conceito provavelmente menos conhecido, mas nem por isso menos importante.

Lúmen é a unidade de medida que utilizamos para calcular o fluxo luminoso de lâmpadas e luminárias. Assim, é a partir dele que sabemos quando aquele produto possui maior ou menor poder de iluminação.

Em outras palavras, quanto maior o número de lumens, maior a emissão de luz.

Então, se você busca é por uma lâmpada com um maior potencial de iluminação, deverá ir atrás daquelas que possuem um maior número de lumens.

Nas nossas caixas, essa informação é encontrada muito facilmente, obtendo destaque para ajudar no momento da sua decisão de compra.

O que são Watts?

Muito conhecidos, os Watts já são íntimos das nossas decisões de compra. Sendo levados em consideração na grande maioria das vezes.

Em linhas gerais, os Watts são a unidade de medida que calcula o consumo de energia daquela lâmpada ou luminária.

Com o advento das lâmpadas LED, o número de Watts diminuiu muito, uma vez que a energia consumida é logo transformada em iluminação, ao contrário do que acontecia com as lâmpadas antigas, que utilizavam esse consumo também na produção de calor, gastando muito mais da sua energia.

Sendo assim, quanto mais Watts uma lâmpada ou luminária tiver, mais energia será consumida no momento em que ela for ligada.

Nas nossas embalagens, a informação sobre a quantidade de Watts é facilmente encontrada, facilitando na sua escolha.

Qual a relação entre Watts e Lumens?

Agora que já conhecemos um pouco sobre esses dois conceitos, é hora de entendermos melhor como essas duas coisas se relacionam.

A relação entre essas duas unidades de medida é essencial no momento de escolher a melhor lâmpada ou luminária para os ambientes. É através da observação desses dois números que saberemos o produto que entregará mais resultado com menor consumo.

E para detectar que é realmente um bom negócio, basta fazer o seguinte cálculo: Valor de Watts ÷ Valor de Lumens = Quantidade de lumens produzido por Watts consumidos.

Quanto maior for o valor, mais vantajosa seja aquela lâmpada para o seu ambiente.

Como usá-los a favor da iluminação?

Agora vem a principal dúvida: como utilizar tudo isso a favor da iluminação dos ambientes?

De posse do cálculo do valor de produção de lumens por watts, temos então a noção de qual lâmpada é mais vantajosa para o ambiente.

Assim, se a sua intenção for a de criar um ambiente mais iluminado, prezando pela economia, a melhor opção para você será encontrar lâmpadas com um maior valor de lumens e um valor menor de Watts.

Se o caso for de um ambiente com iluminação mais amena, a sua busca será por uma lâmpada com produção de lúmen baixa, e com baixo consumo de Watts.

O segredo para o uso desses dois conceitos está no equilíbrio. Buscando sempre por lâmpadas que atendam ao seu desejo de iluminação, mas que prezem pelo baixo consumo.

Conhecendo melhor esses dois conceitos se evita o equívoco recorrente de que Watts indica iluminação, o que no final poderia gerar apenas frustações para o seu projeto luminotécnico.

Conclusão

Preparar um bom projeto luminotécnico exige alguns conhecimentos técnicos que são indispensáveis.

No caso dos Lumens e Watts, desvendar um pouco mais sobre eles é primordial também para garantir economia e satisfação no momento da escolha de lâmpadas e luminárias.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre esses dois termos, é hora de colocar a mão na massa e economizar na sua conta de energia, sem abrir mão da boa iluminação.


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.