Nem sempre o que alguns cômodos da sua casa precisam é de reforma. Muitas vezes, uma pequena mudança em aspectos da iluminação já pode dar conta dessa repaginada que você procura. Quer saber mais sobre isso? Vem com a gente!

Você já se encontra em estado de “enjoado” da sua casa, e calculando os gastos com a reforma. Mas será que ela é realmente necessária? Ou será que existem alternativas para dar aquele up sem gastar muito?!
Pequenas alterações são capazes de fazer verdadeiros milagres na sua sala de estar, tornando-a mais atraente e com um visual mais iluminado, com destaque ao que realmente importa.
Então, preparados para as nossas dicas? Caneta e papel na mão. Vamos lá!

A cor da luz importa?

Um ponto muito importante, e que volta e meia falamos aqui, é a questão da cor da luz utilizada nos projetos luminotécnicos.
A luz errada pode ser responsável por atrapalhar a criação da atmosfera ideal para o seu ambiente, prejudicando a estética planejada.
Por isso: sim, a cor/temperatura da luz importa e muito no momento de reformular o seu ambiente, e pode ser determinante por dar uma cara nova à sua sala sem precisar modificar muitos elementos.
Como a sala de estar é um ambiente voltado para recepções e descanso, precisa ser um espaço aconchegante. Com isso, a temperatura de cor de luz ideal é a amarela. Nesse caso, opte por lâmpadas com uma temperatura de cor que fique entre 2700k a 3500k.
Em um outro post nosso, falamos mais sobre isso, se tiver curiosidade para saber mais sobre esse assunto, é só clicar aqui!

Qual tipo de iluminação utilizar?

Uma das maiores questões da sala de estar são os reflexos. Sejam nos espelhos, televisores, porta-retratos, quadros… a luz pode chegar a causar diversos incômodos. Além disso, quem nunca ficou incomodado com a luz principal acima do sofá, ou poltronas, que deixou aquele cansaço nos olhos?
Diante dessas problemáticas, é hora de repensar quais as melhores opções de iluminação para a nossa sala, certo?
Para evitar esse tipo de problema, a melhor opção é apostar no uso da iluminação indireta, e de uma luminária para iluminação central. Assim, se garante que terá uma sala bem iluminada, e, também, alternativas, podendo utilizar as duas fontes luminosas ou uma de cada vez, a depender da necessidade.

Mas o que é a luz indireta?

Se utiliza de uma iluminação mais difusa, utilizando pontos espaçados de luz, luminárias que utilizam vidros leitosos, tudo para deixar essa luz mais suave e melhor “espalhada” no ambiente.
Ela pode ser utilizada para iluminar pontos específicos do seu ambiente, o que vai acabar espalhando essa luminosidade de uma forma mais “sutil”, trazendo um charme e conforto característicos.

Como achar a lâmpada que vai dar o “tchan” no meu projeto?

O primeiro passo é colocar em mente que a aquisição de lâmpadas e luminárias deve passar por critérios muito bem estabelecidos, para não correr o risco de se investir em algo que, no fim das contas, não dará conta do recado.
E por falar em investido, esse é o segundo passo mais importante do processo: saber que lâmpadas e luminárias também são um investimento e precisam de um cuidado todo especial no momento de fazer a compra.
O importante é entender melhor o seu projeto luminotécnico, conhecer as necessidades reais do espaço e, por fim, traçar os produtos que serão utilizados. Isso auxilia a poupar tempo, com experimentações, e dinheiro.
Um outro ponto a se destacar, é buscar utilizar sempre lâmpadas que se alinhem ao uso da luminária. Por isso, é interessante que o manual seja lido, pois lá são indicadas as informações de referência para que você possa fazer a sua compra de maneira assertiva.

Posso quais elementos de iluminação utilizar?

Agora vem a pergunta principal: quais tipos de elementos posso utilizar para dar o “tchan” na minha sala?
A resposta pra essa pergunta vai ser subdividida, porque as possibilidades são inúmeras e devem, sempre, estar alinhadas com a sua criatividade e gosto pessoal.

  • Arandelas

As arandelas são elementos interessantes para se utilizar na iluminação indireta na sala de estar.
Com diversos formatos, materiais, estilos, são bastante democráticas e é possível encontrar um modelo para cada estilo.
Aposte em utilizá-las em pontos estratégicos do seu ambiente, evitando excessos e garantindo uma iluminação bem difundida.

  • Pendentes

Outro elemento queridinho para a iluminação das salas é o pendente. Com ele é possível criar uma iluminação indireta e dar destaque ao que você deseja que chame atenção no ambiente, como porta-retratos, enfeites, e o que mais sua imaginação mandar.
Temos um post no nosso Instagram falando sobre a altura ideal dos pendentes, dá uma olhadinha lá

  • Fita LED

As Fitas LED fazem nossa cabeça há bastante tempo, ficando cada vez mais populares.
Ideais para instalações em sancas, atrás de painéis, ou embutidas em móveis, as fitas garantem aquele charme a mais que faz toda a diferença.

  • Spots

Esses aqui oferecem uma variedade bem grande de possibilidades. De embutir, sobrepor e de trilhos.
Independente do tipo que você optar por utilizar, o efeito é aquele charme que só o spot sabe oferecer, dando o destaque a paredes com texturas, quadros, móveis, mantendo, ainda, a iluminação indireta e mais confortável para o ambiente.
Os spots de trilho, entretanto, possuem uma “pegada” mais industrial, e é ideal para quem quer apostar nesse estilo.

  • Plafons

Como dissemos mais acima, é importante que além da iluminação indireta se use a iluminação principal. E nada melhor que um plafon para ajudar nisso!
Alguns plafons hoje no mercado trazem ainda o diferencial do Sistema Switch, responsável pela mudança da temperatura de cor com apenas um toque. Isso garante versatilidade e economia para você, claro!

  • Abajur

Como não amar um abajur? Quando bem inseridos na decoração, trazem um charme todo especial ao ambiente, garantindo um toque de aconchego próprio.
Aposte em abajures de mesa para sua mesa de lateral, ou aparadores. E, para os cantinhos da leitura, o abajur de coluna é o ideal!

Conclusão

Viu só? Pequenas mudanças de temperatura de cor e luminárias podem trazer o charme que a sua sala precisa sem fazer com que você gaste muito.
Agora que você já está com essas dicas em mãos, que tal colocar a mão na massa e ver a mudança que você deseja ganhar forma?
Ah, não esquece de contar, aqui nos comentários, qual o ambiente que você quer modificar. Quem sabe fazemos uma parte 2 desse post?

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.