Já se viu diante de uma variedade de termos sem compreender direito o que eles querem dizer? Isso é muito frequente, principalmente quando falamos de termos luminotécnicos. Para evitar situações assim, que tal aprender alguns termos importantes para a iluminação? Vem com a gente!


É comum estarmos iniciando um projeto luminotécnico e nos depararmos com conceitos que, por vezes, nos confundem. É um tal de “na área externa, a luminária tem que ter IP”, ou “para a sua loja, as lâmpadas precisam de um alto índice de IRC” e aí o resultado é aquele verdadeiro caos da incompreensão: como encontrar os produtos exatos se não se sabe o que esses nomes significam?

Para te ajudar a entender melhor esses conceitos, preparamos esse glossário dos termos luminotécnicos! Vem com a gente para desbravar esse universo.

O que é “luminotécnica”?

Vamos começar pelo começo, como gostamos de dizer!

A Luminotécnica é a área que estuda a aplicação, e utilização, da iluminação artificial. Sua aplicação chega a ser anterior ao uso da energia elétrica, aplicando os seus conhecimentos desde a época do uso da iluminação com fogo, e lida com a iluminação em ambientes internos e externos.

Os termos luminotécnicos, nesse sentido, são aqueles que dizem respeito às variáveis que auxiliam na criação de uma iluminação condizente com o espaço que se pretende iluminar.

É com base nessas “variáveis” que podemos saber quais lâmpadas, ou luminárias, utilizar em casa espaço, a partir da proposta que se pretende alcançar.

O que é “fluxo luminoso” e “intensidade luminosa”?

Agora vamos adentrar no campo dos termos específicos.

O fluxo luminoso diz respeito à quantidade de luz que é emitida pela fonte luminosa (lâmpada, luminária, etc) em todas as direções. A sua unidade de medida é o lúmen.

Em outro post, falamos mais sobre como o lúmen é importante para economizarmos na iluminação, garantindo mais eficiência luminosa com menor gasto energético, confere aqui!

A intensidade luminosa, por sua vez, é a quantidade de luz que é emitida pela fonte luminosa em uma determinada direção. E a sua unidade de medida é a Candela (ou cd).

Ok, percebemos que agora deu um nó, não foi?! Vamos com calma.

O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direções. A intensidade luminosa é a quantidade de luz emitida em uma determina direção. Um é mais amplo, o outro, mais focado!

Além desses dois, temos, também, a iluminância. A iluminância dá conta de medir a quantidade de lumens produzido por metro quadrado. Calculando a quantidade de luz que atinge uma determinada área de uma superfície.

Seu valor é expresso por lux, através do cálculo de: lm/m2 = lux ou lx.

E para chegar a esse cálculo se usa o luxímetro, responsável por medir a intensidade da luz que chega ao sensor.

Uffa! Muita coisa, não é?

Potência e tensão

Agora vamos para a parte 2 desse nosso glossário!

Você sabe a diferença entre potência e tensão?

A potência é a quantidade de energia que é consumida durante o processo de funcionamento de um produto ou aparelho. Seu valor é expresso em Watts.

Assim, quanto maior o Watt, maior o consumo de energia.

A potência é diretamente relacionada à eficiência energética. Assim, através do cálculo de lúmen/watt é possível sabermos quanto de luz é produzido por watt consumido. E é através desse resultado que podemos saber se uma lâmpada, ou luminária, é econômica.

E a tensão? O que será isso?

A tensão, por sua vez, corresponde à quantidade de energia elétrica que é necessária para que aquele equipamento funcione. Seu valor é expresso por Volt.

No mercado, encontramos produtos de 12, 24, 127, 220, produtos autovolt (aqueles que se adequam à tensão da rede elétrica independente da faixa de trabalho) e os bivolts (aqueles que funcionam em duas faixas que se alternam automaticamente, ou que precisamos ajustar manualmente).

Índice de Reprodução de Cor (IRC)

O índice de reprodução de cor, ou IRC, é responsável por medir a capacidade de uma fonte luminosa de apresentar com exatidão as cores perceptíveis.

Já aconteceu de você tirar a foto de alguma coisa, ou comprar algum produto e, ao chegar em casa, ou mudar de ambiente, observar que a cor “mudou”?

Esse fenômeno acontece quando as lâmpadas utilizadas nos ambientes comerciais não possuem um alto valor de IRC, e acabam “distorcendo” as cores.

A sua medida é feita entre 0 e 100. E apenas as lâmpadas com IRC a partir de 80 são consideradas de alta representação.

Mas, calma aí! Nada de ir correndo na loja trocar a lâmpada porque você descobriu que a do seu quarto não possui alto valor de IRC.

A recomendação é que se use lâmpadas com fator maior que 80 apenas em ambientes comerciais como: lojas de vestuário e calçados ou supermercados, por exemplo.

No nosso Instagram fizemos uma postagem sobre isso, confere lá!

Ângulo de Abertura

O ângulo de abertura é a medida utilizada para definir o grau em que a quantidade de luz será emitida.
Seu valor é expresso em grau, utilizando o símbolo °.

Através desse número, sabemos se uma fonte luminosa é capaz de iluminar mais ou menos espaços.

Quando trabalhamos com um ângulo maior, temos um maior facho de luz. Lâmpadas assim são geralmente utilizadas para iluminar galpões e vias públicas. Já os ângulos menores, significam um facho menor de luz. Esses geralmente são utilizados para iluminação de destaque ou áreas específicas.

Índice de Proteção

Agora vamos falar de Índice de Proteção, ou IP.

Esse fator é muito importante para garantir a vida útil e a proteção da sua iluminação.

Esse valor indica o grau de proteção que o produto possui contra pó, objetos sólidos, umidade e líquidos.

Esse valor vem expresso como “IP00”, o primeiro algarismo indica o grau de proteção contra corpos sólidos, e varia de 0 a 6. Já o segundo, diz respeito ao grau de proteção contra líquidos e vai de 0 a 8.

Conclusão

Conhecer bem os conceitos luminotécnicos é muito importante para garantir que não haverá erros no momento de comprar os produtos para o seu projeto.

Com esse glossário, você está preparado para enfrentar as longas listas de compras para deixar o seu projeto do jeito que você sempre sonhou, com garantia de eficiência e economia.

Ficou alguma dúvida sobre algum desses termos, ou tem algum outro que não colocamos aqui? Comenta aqui que poderemos fazer uma parte 2 desse post!


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.