Entra ano e sai ano e as tendências de decoração têm deixado cada vez mais marcas nos ambientes residenciais, na busca por torná-los cada vez mais aconchegantes. Quer conhecer as tendências que se manterão até 2022? Então vem com a gente!

A decoração, muito mais do que apenas uma tendência estética para os ambientes, se tornou uma verdadeira aliada para a criação de ambientes mais aconchegantes, principalmente após o início da grande crise sanitária que o mundo começou a vivenciar em 2020.

Com cada vez mais pessoas confinadas em casa, a busca era por encontrar algo que tornasse aquele lar menos monótono e com mais identidade, fazendo com que o isolamento social se tornasse mais tranquilo e menos estressante.

Assim, o que não faltou foi gente colocando as mãos à obra, e transformando o seu lar. Mas você sabe quais as tendências se manterão até o ano de 2022? Vamos conhecê-las!

Por que a decoração influencia na construção de um ambiente aconchegante?

Imagine-se na seguinte situação: uma casa com todas as paredes brancas, sem quadros, sem enfeites, com lâmpadas comuns, sem absolutamente nada que dê a sua identidade ao ambiente. E aí, do nada, você é obrigado a passar 24h naquele espaço, confinado, sem poder sair para espairecer. Está se sentindo como no temido “Quarto Branco” do Big Brother Brasil? Pois é!

A decoração serve, nesse sentido, para, além de dar a identidade do morador, tornar aquele ambiente mais do que uma casa, ou um abrigo de chuva, sol, ventos frios e demais intempéries: um verdadeiro lar!

Assim, inserir elementos como pendentes, lustres, lâmpadas divertidas e diversificadas; acrescentar cor às paredes e novos elementos como poltronas, jarros e afins, torna aquele “Quarto Branco” um lugar mais aconchegante e menos incômodo de passar aquelas 24h diárias.

Decoração Industrial e Sustentabilidade

Há muito que a decoração Industrial vem fazendo a cabeça de decoradores profissionais e hobbistas.

Evocando uma mistura de texturas, traz à tona uma estética mais urbana que não exige muito para ser construída.
De modo geral, o estilo Industrial vai ser marcado pela mistura minimalista de efeitos. Utilizando-se de materiais como madeira, ferro, concreto evidente, plástico e toda uma estética mais “descuidada”; é o espaço ideal para quem quer transmitir um ambiente descolado e essencialmente moderno.

O reaproveitamento de materiais nessa decoração é extremamente importante, dando um ar de “encontrei por aí”, que, além de agregar mais modernidade, ainda colabora para a sustentabilidade, evitando que peças e materiais sejam descartados no meio ambiente.

Um ponto importante é a iluminação nesse tipo de decoração: utilizando-se muito de fios expostos, materiais metálicos e trilhos, luminárias como os nossos pendentes Metallum e Antique, ou mesmo a nossa Track Light são ideais.

Decoração “Natureba” e o contato com a natureza mesmo nos centros urbanos

Agora, partindo para uma decoração mais voltada para o verde, fugindo dos concretos expostos, do ferro e dos elementos mais industriais; a decoração “Natureba” se tornou também um marco.

Distantes do convívio social e do contato com a natureza, não faltaram opções para levá-la para dentro de casa, para fazer parte de um ecossistema particular.

Assim, não foi difícil começar a ver casas que se tornaram verdadeiras florestas. E um festival de verde, elementos de madeira, e plantas começaram a tomar conta das decorações; além dos tecidos de algodão cru, linho, sisal e palhas.

E para compor esse novo ambiente, nada melhor do que acrescentar à decoração os elementos de iluminação decorativa, levando para dar ainda mais identidade e charme alguns pendentes e luminárias.

Nesse sentido, o uso de pendentes como os nossos Rope e Rope Ball, Aluma e o Bambu ficam muito bem compondo a estética do ambiente, tornando a decoração ainda mais completa.

Decoração “Retrô”

Em meio ao caos, e ao distanciamento, muitas foram as tentativas de se sentir mais em casa. E aqueles nostálgicos não perderam tempo e foram em busca de trazer um pouco mais do estilo das décadas passadas para a década de 20 deste século.

As referências não faltavam: desde de elementos que recordassem a casa de avós, de mãe; enfim, tudo para trazer aquele conforto familiar que não era permitido no distanciamento social.

E aí, ressurgem as misturas de formas. O geométrico volta com tudo, tomando espaço nos lares. É quadrado com círculo com retângulo com esferas… uffa. Muita coisa junta e misturada, com aquelas cores bem década de 70.

Na iluminação, não faltou criatividade também, e haja pendente e lâmpadas de filamento para trazer aquele clima típico das lâmpadas incandescentes.

E para dar aquele toque retrô na iluminação decorativa, pendentes como o Tallin, Bakir e Persa trazem todo aquele ar de sorveterias vintage para dentro dos ambientes domésticos.

Como levar luz para a sua decoração

Engana-se quem pensa que a iluminação não é importante para a decoração.

Responsável por dar aquele toque de charme no ambiente, a escolha correta da luminária, pendente, lustre e mesmo da lâmpada a ser utilizada é determinante para a criação da atmosfera perfeita.

Assim, em 2020 e 2021, cada vez mais vimos presentes nos ambientes domésticos o uso de uma iluminação decorativa que trazia ainda mais aconchego e luz para dias tão complicados. E isso não será diferente em 2022.

Por isso, no momento de escolher a decoração da sua casa, é importante se atentar para o efeito desejado. A escolha de lâmpadas e luminárias pode ser crucial para que você consiga atingir ou superar a sua expectativa.

Lembre-se sempre de buscar o estilo que mais revele a sua identidade, agregando uma personalidade e conferindo aquele toque totalmente seu.

E, claro, lembre-se de escolher a cor certa da lâmpada a ser utilizada: como já falamos aqui, a própria iluminação é importante para ajudar na construção desse ambiente, criando, a partir da sua temperatura de cor, uma atmosfera mais propícia para o descanso, ou para a atenção.

Conclusão

As tendências de decoração e iluminação decorativa estão a cada dia se tornando mais simples e personalizáveis, facilitando a criação de um ambiente totalmente “a sua cara”.

Para criar um lugar todinho seu, e se sentir mais aconchegado em tempos em que sua casa é lugar de lazer, trabalho e descanso, um toque de decoração faz toda a diferença.

Agora que você conhece três tendências que se manterão firmes para o próximo ano, conta pra gente: qual delas você deseja levar para a sua casa?


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.