Preparar o projeto de iluminação do ambiente demanda analisar diversos fatores. Qual o tipo da iluminação pretendida? Quais os tipos de lâmpadas e luminárias a serem utilizadas? E as perguntas vão crescendo conforme algumas respostas chegam.

Nesse mar de questões, a cor e a temperatura da luz não podem ser deixadas de lado, uma vez que são determinantes para mudar a atmosfera do ambiente e torná-lo mais sério e formal, ou deixá-lo mais aconchegante.

Agora que a gente colocou mais uma pergunta para a sua lista de questões, que tal respondê-la conosco? Separamos algumas informações importantes para facilitar o momento de preparação do seu projeto luminotécnico. Vamos lá?!

Ambiente aconchegante 

Sabe aquele cantinho que você quer apenas relaxar do dia de trabalho e das tarefas do lar? O uso da luz amarela pode ser um poderoso aliado ao criar esse ambiente! Por ser uma luz que ajuda no relaxamento, acaba proporcionando uma atmosfera de aconchego.

Ambientes que utilizam esse tipo de luz são ambientes agradáveis, ideais para reuniões e descanso. Por possuir um tom mais voltado para o “quente”, permite com que os ambientes tenham uma iluminação que mais se aproxima da iluminação natural, evitando o cansaço visual.

Além disso, é uma tonalidade de luz que favorece o sono, tornando-se perfeita para quartos, e ainda promove uma harmonia no ambiente, favorecendo a decoração.

Por todos esses seus atributos, é a luz ideal para utilizar em sua sala de estar, sala de jantar e nos quartos.

Ambiente de trabalho doméstico 

Como você já pôde perceber, cada tipo de ambiente demanda um tipo específico de iluminação, tanto para permitir a criação da atmosfera correta, tanto porque a iluminação é um fator determinante para trazer atenção ou tornar tudo mais descontraído.

No caso de ambientes que exigem um nível moderado de atenção, as lâmpadas de cor branca-azulada são ideias por proporcionarem uma iluminação mais ampla. Nesse sentido, são ideais para cozinhas, banheiros e lavabos, lavanderias, escritórios e outros ambientes que sejam propícios para trabalho.

Com a tendência da decoração clean, essas lâmpadas de temperatura entre 3000k e 5000k podem ser utilizadas também nas salas que adotam esse estilo decorativo, como parte da composição.

Por isso, é muito importante conhecer o ambiente, saber a proposta decorativa, no momento de escolher a iluminação.

Ambientes corporativos, industriais e hospitalares 

Ambientes corporativos, industriais e hospitalares demandam uma atenção redobrada e exigem uma iluminação que ative esse senso de atenção e alerta. As lâmpadas que possuem temperatura superior a 5000k, e são tendencialmente mais azuladas, são as ideais para essa utilização.

Por criarem uma atmosfera de foco, torna o ambiente mais dinâmico e proativo.

Já imaginou uma lâmpada amarela nesses espaços? Seria um caos!

Conclusão 

Agora que você já conhece o poder da temperatura da luz e o que ela pode fazer pelo seu ambiente, fica muito mais fácil preparar o seu projeto de iluminação.

Todo o projeto luminotécnico depende do seu projeto decorativo e da proposta que você busca para cada espaço. É o famoso “cada um no seu quadrado”. Por isso, pense com cuidado nas suas escolhas e desfrute o melhor que cada temperatura de luz pode te proporcionar!


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.