A iluminação é um fator determinante para transformar o seu ambiente, além de ser extremamente importante para o desempenho de algumas atividades. Mas, você sabe como manter a elegância sem perder na funcionalidade quando o assunto é iluminação de áreas externas? Separamos algumas dicas para te ajudar!

A iluminação decorativa já faz parte dos ambientes internos há muito tempo. Com cada vez mais olhares voltados para as tendências de decoração, o mercado não para de oferecer novos produtos. Com os ambientes externos não poderia ser diferente.

Cada ambiente demanda um tipo de cuidado especial, mas, nem por isso, precisa ter apenas uma lâmpada e mais nada. Conheça agora as necessidades que cada ambiente exige e como torná-lo ainda mais atrativo e elegante usando iluminação e a qualidade G-light.

Precauções no momento de escolher suas lâmpadas

Para que tudo dê certo no seu projeto luminotécnico, é necessário que se faça, primeiro, uma checagem nos pontos de iluminação.

Além disso, é muito importante que as lâmpadas adquiridas tenham Índice de Proteção (IP), para garantir a sua resistência à água e poeira, aumentando a vida útil e protegendo sua casa de possíveis acidentes.

O IP vai de 00 a 68, e o primeiro número é o grau de proteção contra objetos sólidos (indo de 0 a 6); e o segundo, o grau de proteção contra água (indo de 0 a 8).

Jardins e área verde

Muito se engana quem pensa que jardins e áreas verdes não precisam de iluminação, fazendo com que essa área fique completamente desvalorizada à noite.

Para evitar risco de queimar lâmpadas, ou curtos, por conta da água, a luminária espeto GL105 LED G-light é uma opção ideal, pois proporciona uma iluminação direcionada, com IP65.

Sua aplicação tanto pode ser feita diretamente na terra, podendo criar um caminho de luz por entre o jardim, como também pode ser feita a aplicação em paredes, criando um efeito diferenciado na sua iluminação.

Uma outra possibilidade interessante para esses casos é o uso de lâmpadas coloridas, mais especificamente as verdes. Isso porque, esse tipo de iluminação causa um efeito visual muito interessante, deixando o seu jardim e área verde mais vistoso e atraindo muitos olhares.

Para essa proposta, o Refletor Slim Led Verde 100w G-Light é uma ótima pedida, possuindo IP65. Com ele, é possível direcionar a iluminação para árvores, áreas com plantas exóticas, gramado, e onde mais a criatividade e seu gosto mandar.

Área Gourmet

A área gourmet é um dos espaços que mais precisam de atenção no momento de preparar o seu projeto de iluminação.

Por ser um espaço de atenção, pois envolve churrasqueira, manuseio de facas e demais objetos cortantes, precisa ter uma iluminação mais intensa. Mas, apesar disso, é também uma área para recepção e comemoração. Como equilibrar as duas coisas?

Para deixar a iluminação de uma maneira que atenda bem às necessidades do ambiente, é importante fazer uma “divisão” do espaço físico.

A parte que envolve mais atenção está nas proximidades do balcão, por isso, a melhor alternativa é instalação de spots mais próximos à pia, e churrasqueira, e uso de pendentes sobre a bancada.

A escolha do pendente dependerá do estilo que a sua área gourmet segue: se for uma área com uma decoração mais rústica, por exemplo, pendentes como o Rope Ball ficaria excelente; se for uma área com decoração mais “praiana” e leve, o pendente Bambu 360 é um verdadeiro charme. Mas, se a proposta for algo mais elegante, o Globe 260 seria a peça ideal.

Para a área das mesas, no entanto, apostar em uma lâmpada amarelada é a melhor pedida. Essa temperatura de luz remete a aconchego, criando um clima mais amigável para o espaço.

É possível também, nessas situações, apostar em arandelas, fazendo uma iluminação difusa e ainda mais aconchegante. Ou em fitas de LED, criando efeitos visuais interessantes para o ambiente.

Garagem

A garagem é um ponto chave no projeto de iluminação, exigindo muitos cuidados por ser um espaço onde se estaciona e se faz muitas manobras. Assim, a quantidade de luz precisa ser dosada para não ofuscar e nem deixar o ambiente totalmente escurecido.

Para essas áreas, então, é interessante o uso de lâmpadas LED de baixa voltagem, que faça uma dosagem eficiente da iluminação.

Uma alternativa bastante interessante é fazer o uso de sensores de presença, garantindo que a iluminação acontecerá quando for necessário, evitando que a luz fique permanentemente acesa, ou que seja necessário o motorista descer do veículo para acendê-la.

Varandas

Uma região que também precisa de uma atenção especial é a varanda, principalmente por ser a região de recepção dos amigos, ou para uma tarde de descanso.

Para essa região a dica é iluminar os móveis e objetos de decoração que existem no ambiente, e criar uma atmosfera mais acolhedora, fazendo o uso de spots e arandelas.

Área de piscina

Assim como as demais áreas, a piscina também exige um cuidado especial, tanto para a proteção da família, evitando possíveis acidentes, como para torná-la ainda mais atrativa.

Para essa área, as possibilidades de iluminação são inúmeras. Podendo ser criada uma fonte de luz submersa – sempre com auxílio de profissionais capacitados para garantir a proteção e segurança para o projeto -, como, também, um jogo de luzes para criar um espelho d’água.

Usar refletores com possibilidade de mudança de cor pode ser uma opção excelente para esses casos, criando uma atmosfera divertida para a área da piscina.

Já a iluminação submersa, deve fazer uso de spots feitos exclusivamente para essa finalidade.

Conclusão

O projeto de iluminação da sua casa não pode ficar restrito aos ambientes internos. A valorização de fachadas, varandas e demais áreas pode ser feita utilizando bons equipamentos de iluminação.

Muito além de investir em móveis e objetos decorativos para criar a atmosfera do seu ambiente, jogos de luz também podem resultar nos efeitos pretendidos.

E, além de se tornar um atrativo para a sua casa, o cuidado com a iluminação é, também, uma forma de garantir mais segurança para os residentes.


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.