Já se perguntou como, e quais, são os testes realizados com as lâmpadas antes delas serem disponibilizadas para o uso? A gente vai te contar tudo com a nossa nova série: “Por dentro da G-light”. Vem com a gente!

Para dar início ao tour pela nossa fábrica, que tal começarmos com um equipamento com um nome para lá de peculiar: o Goniofotômetro. Esse maquinário, com um nome gigante, tem como função medir o ângulo de distribuição da luz, de modo geral, e apresentar as chamadas “curvas fotométricas”.

Mas, qual é a função disso, de fato? O que isso muda para o consumidor final? De que forma esse equipamento impacta na qualidade das lâmpadas e luminárias? Isso a gente vai te contar agora!

O que faz o Goniofotômetro?

Por ser um equipamento de medição das características da luz emitida por lâmpadas, luminárias e demais equipamentos usados na iluminação, ele nos fornece as chamadas “curvas fotométricas”, que são fundamentais para entender melhor cada produto produzido.

A partir dos dados emitidos pelo equipamento, podemos entender o comportamento da luz emitida, o que ajuda, por exemplo, a decidir para qual ambiente aquele produto melhor se adequa.

O Goniofotômetro avalia as características fotométricas de lâmpadas LED, indoor e outdoor, luminárias públicas, e lâmpadas de modo geral.

Por conta da sua análise detalhada, é possível detectar com precisão se serão necessárias alterações antes de um produto ir para o mercado.

Imagina aí, você compra uma lâmpada e, pouco depois, descobre que ela tem um defeito. Você fica chateado, certo? O Goniofotômetro evita exatamente isso: que você se decepcione com um produto adquirido.

Qual o impacto dele para a validação da qualidade das lâmpadas?

Realizando ensaios como: classificação das distribuições das intensidades luminosas; distribuições transversais; controle de distribuição de intensidade luminosa (CDL); medição do fluxo luminoso; medição da intensidade luminosa; TCC e IRC; arquivo IEC; eficiência energética e UGR, o goniofotômetro faz medições que ajudam a classificar melhor cada uma das lâmpadas e luminárias que chegará até você.

Assim, de posse dos resultados de cada um desses testes, se tem certeza de que aquele produto é realmente um produto de qualidade, que cumprirá com as promessas das embalagens.

Se um produto promete a entrega X, por exemplo, e nos testes do Goniofotômetro ele entrega Y, é possível fazer as correções necessárias para que ele se alinhe e desempenhe o prometido.

Tudo isso para garantir que, ao acender uma luz, você terá uma experiência de iluminação satisfatória, dentro da proposta esperada.

O uso do Goniofotômetro para as indústrias de iluminação

Quem nunca assistiu a um episódio do Fantástico, em que lâmpadas e luminárias foram reprovadas nos testes realizados e a “dona Encrenca” tecia críticas às marcas?

Pois é, o Goniofotômetro serve justamente para evitar que a “dona Encrenca” fique insatisfeita!

Há alguns anos, equipamentos como esses, com sistema informatizado para realizar as medições, não eram de fácil acesso. E, devido à sua ausência nos laboratórios de testes, lâmpadas, luminárias e produtos de iluminação eram reprovados em testes de qualidade.

Nesse período, o Inmetro era o único lugar possível para realização desses testes, devido ao alto valor do maquinário. O órgão então adquiriu um Goniofotômetro, e o deixou à disposição das empresas para que situações como as com a “dona Encrenca” não fossem mais frequentes, e para garantir que o público brasileiro contaria com produtos de qualidade.

Por isso, a G-light, pensando em proporcionar sempre as melhores experiências para seu público, investiu em um Goniofotômetro próprio.

Realizando os testes necessários no nosso laboratório, ficou mais fácil e seguro garantir aquele selo G-light de qualidade que você conhece!

A importância de contar com um equipamento desse para a entrega de um produto de qualidade

Com uma tecnologia de ponta, o Goniofotômetro é uma garantia de que cada informação que consta nas embalagens de rótulos de nossos produtos é verdadeira e real.

Ele assegura que o consumidor final e os lojistas estão adquirindo um produto de qualidade.

O Goniofotômetro utilizado aqui na G-light possui uma tecnologia diferenciada das que são, geralmente, utilizadas no mercado brasileiro.

Operando com fotometria de campo próximo, esse equipamento permite ensaios de grande velocidade e é um dos poucos no Brasil. Sendo, até o presente momento, exclusivo da G-light na região Norte e Nordeste.

Nesse sentido, sua importância para o mercado nacional é gigantesca! Sendo capaz de atestar o desenvolvimento científico da nossa indústria, e favorecendo ainda mais o produto nacional.

Assim, se garante um fortalecimento na busca por produtos que atendam cada vez mais às necessidades e exigências da nossa população, e nos alçando à possibilidade de atender, também, mercados internacionais.

Conclusão

Para nós, da G-light, entregar iluminação é muito mais do que acender uma luz. Nós queremos entregar tecnologia.

Por isso, somos a única empresa, até o momento, na região Norte e Nordeste a contar com um equipamento desse porte no laboratório de testes da empresa.

E, com esse alto investimento garantimos que, além de iluminar, nós investimos na nossa capacidade de gerar uma iluminação de qualidade, certificada e atestada. Gerando emprego, economia e inovação.

E aí, qual será a nosso próximo tour dentro da empresa? Qual equipamento ou área você quer conhecer?


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida!

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.