Quando o assunto é iluminação sabemos que cada ambiente possui uma particularidade que ajuda a identificar o tipo de luz mais adequada. Conhecer informações básicas sobre o equipamento antes de comprá-lo é uma forma de adquirir o produto certo e aproveitar melhor a iluminação.
Diferenciar luz difusa, direta e indireta é um ponto que irá te ajudar a escolher a lâmpada ideal para a proposta do ambiente. Por não obter esse tipo de informação antes da compra muita gente acaba instalando produtos inadequados e deixando de aproveitar uma boa iluminação.
Para ajudar você a fazer a escolha certa na próxima vez que comprar lâmpadas, diferenciamos abaixo os três tipos básicos de luz. Confira a funcionalidade de cada um e descubra a luz ideal para o seu objetivo.
Luz Indireta
A proposta da luz indireta é iluminar uniformemente, sem que a luminária esteja direcionada diretamente para o lugar pretendido. Nesse caso a lâmpada deve estar direcionada a superfícies que refletem o fluxo luminoso e se espalhem no ambiente.
Esse tipo de iluminação propõe um espaço mais intimista e confortável visualmente.
Aqui a luz é direcionada a uma superfície e então refletida a diversas direções, iluminando assim o ambiente de forma uniforme e suave. Uma característica que dá a essas luzes uma expressão de intimismo perfeito é que elas são menos invasivas e mais agradáveis aos olhos.
As arandelas e spots podem ser usados nesse caso, devendo ser posicionados em lugares estratégicos para que a reflexão se cumpra e se espalhe no ambiente. Fitas LED também são uma opção interessante nesses casos, podendo ser instaladas em sancas, por exemplo.
Outra dica é utilizar lâmpadas amarelas para aumentar o aconchego do local.
Luz Direta
Ao contrário da iluminação indireta, a luz direta é direcionada exatamente sobre a superfície que precisa de iluminação. A luz direta é aquela que se utiliza para focar algo. Geralmente são utilizadas com spots com lâmpadas com facho direcionado, que permitem o foco.
O fluxo luminoso desse tipo de iluminação é voltado especificamente para o objeto ou espaço de destaque. Podem-se utilizar lâmpadas desse tipo para compor um canto de estudos, por exemplo. Nesse caso o produto ideal seria uma luminária de mesa. Ainda é possível utilizar a luz direcional para dar destaque a objetos decorativos. Abajures podem ressaltar ou suavizar um canto. E lâmpadas pendentes podem dar destaque a detalhes nas paredes ou iluminar corredores com pouco fluxo de movimento.
O mais interessante é a possibilidade de combinar esta técnica com a da luz indireta, assim é possível criar um ambiente único.
Luz Difusa
Ao mesmo tempo decorativa e funcional, a lâmpada difusa é a mais versátil de todas. São lâmpadas que enfeitam, mas não deixam a desejar no fluxo luminoso.
A luz difusa é aquelas que possuem uma espécie de filtro, geralmente em acrílico ou vidro. Este filtro é chamado de difusor. Este filtro costuma reter 20% da luz, mas não agride a vista, gerando menos sombras no ambiente e uma sensação de conforto.
A ideia não é tornar o ambiente intimista, mas sim, iluminar com uniformidade e intensidade. Mas, sem perder a riqueza em detalhes que são o seu diferencial. A luz difusa pode ser utilizada em qualquer ambiente. E para apostar nesse tipo de iluminação basta utilizar arandelas ou luminárias fabricadas em vidro leitoso ou tecido branco.
Utilizar uma luz amarelada também da ao espaço uma sensação de conforto e aconchego dado pela luz difusa. Então, investir numa boa iluminação na sua casa, pode ser o diferencial necessário para transformar totalmente o ambiente.
Agora ficou mais fácil escolher lâmpadas adequadas para seu objetivo! Conheça nossos produtos no site e veja as possibilidades disponíveis para você!
Conheça os nossos produtos acessando nosso site e acompanhe mais dicas através do Facebook e Instagram!
Deixar um comentário