A sigla IP significa índice de proteção, e identifica o grau de proteção que um objeto tem contra impacto de objetos sólidos, e também contra contato acidental com líquidos. Esse índice é definido por um padrão internacional que está na norma IEC 60529: Internacional Protection Rating (conhecido também como Ingress Protection).

A norma classifica o Grau de proteção IP de equipamentos eletrônicos, como as lâmpadas. Ela define muito mais do que se o objeto é a prova d’água ou não: informações como resistência do objeto à partes do corpo, poeira, contato acidental e também quanto a entrada de água são definidas pelos testes.

A sigla IP vem sempre acompanhada de dois dígitos. Cada dígito que acompanham a sigla significa uma coisa, o primeiro dígito significa o grau de proteção contra objetos sólidos, e já o segundo dígito o grau de proteção contra contato acidental com líquidos.

Quanto maior o número, maior sua resistência a entrada de corpos estranhos que possam vir a danificar o seu funcionamento.

A tabela abaixo ajuda a explicar melhor como funciona o grau de proteção.

Se atentar a esse detalhe é importante quando se está comprando lâmpadas para jardins, e locais onde as mesmas sofrerão com os intempéries. Conferir se as lâmpadas externas apresentam um IP elevado te poupará muitas dores de cabeça e trocas de lâmpadas queimadas.


Gostou das informações? Se ficou com alguma dúvida, não esquece de deixar ai nos comentários para a gente! Confira no nosso catálogo todas as nossas luzes para ambientes externos e internos.

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.