Você pode não saber, mas a experiência do seu cliente está muito atrelada à iluminação do seu restaurante ou bar. Isso pode impactar diretamente no seu faturamento e vendas, por isso, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar nesse processo. 

Muitas vezes a iluminação é algo negligenciado no design de restaurantes, porém ela é uma das grandes responsáveis por moldar o ambiente e trazer o visual desejado. Uma pesquisa mostrou que cerca de 91% das pessoas  dizem que o ambiente tem um papel fundamental na hora de escolher um restaurante para ir comer fora de casa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a deixar o seu ambiente ainda mais atrativo. Vamos lá?

Contraste é mais importante que o brilho

O segredo aqui não é deixar o local o mais claro possível, até porque isso pode gerar a sensação de exposição no seu cliente. O importante é criar um equilíbrio entre a quantidade de luz e as superfícies com cores, para evitar reflexos e consequentemente o cansaço visual. 

Quando nossas pupilas são forçadas a se ajustar de acordo com as luzes e reflexos, cada vez que nossos olhos se movem de uma superfície para outra, o resultado desse esforço demasiado é o desconforto visual e dores de cabeça.

Perceba que restaurantes de fast-food possuem na maioria das vezes uma iluminação branca bem clara e direta, pois o intuito deles não é que seus clientes permaneçam ali batendo papo, e sim que haja rotatividade no ambiente, muito diferente de bares e restaurantes que precisam que seus clientes permaneçam ali consumindo diversos produtos do cardápio. 

Utilize lâmpadas LED

Para garantir a sustentabilidade do seu negócio é muito importante procurar diminuir os custos fixos e equilibrá-lo de acordo com a receita. 

As lâmpadas de LED podem te ajudar a trazer uma boa economia de energia, sendo indispensável no seu restaurante ou bar. É muito importante também deixar lâmpadas reservas em caso de emergência ou necessidade, afinal, a experiência dos seus clientes não pode, jamais, ser prejudicada. 

Temperatura de cor

A temperatura de cor da sua iluminação pode gerar as mais diversas sensações nos seus clientes. 

Cores mais quentes, com temperaturas de cores mais baixas, criam ambientes mais agitados, sendo assim ideal para bares e casas noturnas. 

Já para locais mais calmos, como restaurantes e cafés, são recomendadas cores mais frias, com temperaturas maiores. 

Uma boa sacada é que caso você trabalhe com diferentes ambientes no mesmo estabelecimento, essa diferenciação de iluminação é uma forma de direcionar os clientes para o local adequado.

Tipos de restaurante

A iluminação varia também de acordo com estilo e público do seu restaurante. Se for um restaurante mais requintado, que você prioriza gerar uma sensação de descrição, conforto e segurança, a iluminação indireta amarelada é essencial, pois vai trazer para o seu cliente uma sensação de aconchego. 

Mas, se por exemplo, o seu restaurante for um self-service é importante caprichar na iluminação branca direta, principalmente no local onde a comida será exposta. 

Iluminação direta x indireta

A iluminação indireta traz uma sensação mais intimista ao local. Funciona da seguinte maneira: os pontos de luz do ambiente direcionam o fluxo luminoso para cima, sendo refletido pelo teto e espalhando para o ambiente, tornando uma iluminação mais difusa. 

É um tipo de iluminação que traz um sentimento de aconchego e é ideal para evitar sombras. 

Já a iluminação direta, como o nome já sugere, direciona e foca em um ponto específico do ambiente. Seu principal objetivo é facilitar a execução de alguma atividade, tornando a região mais clara. 

O ideal é mesclar esses dois tipos de iluminação no seu ambiente, o equilíbrio é a chave de tudo. 

Conclusão

Espero que tenha curtido as dicas, agora é hora de colocar em prática para deixar o seu restaurante cada vez mais atraente aos olhos dos seus clientes


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida! 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.