A iluminação, quando bem escolhida, traz além de segurança na instalação e valorização do ambiente, uma boa economia de energia. Existem alguns erros muito comuns nessa etapa, confira agora se você já cometeu algum deles!

Quando se trata de iluminação residencial, são muitos os fatores que devem ser levados em consideração para atingir um bom resultado, tanto no aspecto estético e funcional, quanto na economia de energia. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você começar sabendo o que NÃO deve fazer. Vamos lá?

Procurar sempre os menores preços

Nem tudo que é mais barato possui o melhor custo-benefício. Um grande exemplo disso são as lâmpadas de LED, que apesar do valor ser um pouco maior, possuem uma melhor durabilidade, proporcionam uma maior economia de energia, e ajudam na sustentabilidade. 

Não checar a instalação elétrica

Verificar e garantir os reparos necessários na instalação elétrica da sua casa é essencial para garantir a segurança e também para evitar gastos futuros desnecessários. Deve-se verificar periodicamente a tensão e a presença de fios desencapados, mas claro, com profissionais devidamente qualificados. 

O escapamento de eletricidade pode vir a queimar lâmpadas com certa frequência, aumentando consideravelmente seus gastos. 

Não considerar a funcionalidade de um ambiente na hora de escolher a iluminação

A iluminação tem a capacidade de despertar diversas sensações em nós e também de facilitar determinados trabalhos. Por exemplo, a cozinha é um local que oferece riscos e que precisamos estar sempre atentos a limpeza e a atividade a qual estejamos realizando, por isso, é muito importante uma iluminação branca com boa potência e quantidade de lumens.

Um outro exemplo seria o quarto, que é um ambiente voltado para o descanso, por isso, a iluminação deve ser mais indireta, suave e amarelada, proporcionando sensações de relaxamento. 

Portanto, é importante não fazer um projeto de iluminação generalista, e sim um projeto que atenda as necessidades de cada ambiente da casa. 

Não se atentar a emissão de calor de uma lâmpada

O único tipo de lâmpada que não propaga calor no ambiente é a lâmpada de LED. É importante se atentar a isso, pois o Brasil no geral possui temporadas de bastante calor, e isso pode influenciar diretamente no bem estar dos moradores. 

Outro fator relevante é que as lâmpadas que emitem calor são pouco eficazes, já que boa parte da energia consumida por elas não se converte em iluminação, ou seja, duram pouco e geram altos valores na conta de energia.

Conclusão

Agora que você já sabe o que NÃO deve fazer na sua casa quando se trata de iluminação, é hora de colocar todas essas dicas em prática e começar a pensar de que forma você deve fazer. 

E não esquece de contar para a gente se você já cometeu algum desses erros citados. 


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

 

 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.