Os direitos do consumidor na compra de lâmpadas

Os defeitos nos produtos não são incomuns e, muitas vezes, o consumidor não possui conhecimento de como agir nesses casos. Os defeitos estão presentes em inúmeros produtos, mas, o importante é conhecer os seus direitos enquanto consumidor e as políticas de troca específicas para cada um deles, a fim de realizar uma compra mais segura.
Conheça os direitos e as práticas abusivas, as diretrizes gerais e a defesa do consumidor brasileiro.
O Código de Defesa do Consumidor garante os direitos e meios de defesa quanto aos abusos que o consumidor pode sofrer por parte do fornecedor de produtos ou serviços.
O Código de Defesa do Consumidor é uma lei que trata das relações de consumo em todas as esferas: civil, definindo as responsabilidades e os mecanismos para a reparação de danos causados; administrativa, definindo os mecanismos para o poder público atuar nas relações de consumo; e penal, estabelecendo novos tipos de crimes e as punições para os mesmos.
Durante a compra de um produto, o primeiro passo é a análise do produto que se deseja comprar. No caso das lâmpadas, verifique se o fluxo luminoso, a potência, a temperatura da cor são adequadas as suas necessidades, pois enganos cometidos na compra presencial não garantem ao comprador o direto de ser ressarcido. Nesse caso, o Código de Direito do Consumidor não obriga o vendedor ou o estabelecimento aonde o produto foi comprado de trocá-lo por arrependimento. No entanto, se a compra for feita online, por telefone ou catálogo, a troca é possível no prazo de até sete dias após o recebimento do produto. Se a lâmpada apresentar algum defeito aparente, o fabricante deve realizar a troca em até 90 dias da data da compra com a apresentação do cupom fiscal e se o problema acontecer posteriormente à compra, o prazo começa a partir do momento que o consumidor detecta a falha.
O INMETRO estabeleceu um parâmetro de garantia para as lâmpadas, onde a lâmpada fluorescente compacta deve ter no mínimo 01 ano de garantia e essa informação deve estar explícita na embalagem. As lâmpadas LEDs estão prestes a passar pelo processo de certificação, que vai até 2017. Até o momento, o Inmetro não exige garantia mínima, mas o prazo estabelecido pelas empresas não deve ser menor há 90 dias. Já o Procel, que o selo que acompanha as lâmpadas LEDs atualmente, recomenda que os produtores ofereçam no mínimo 03 anos de garantia.
As lâmpadas LED da G-light
As lâmpadas LED da G-Light, possuem tecnologia inovadora e excelente qualidade, além de acrescentar benefícios reais aos seus clientes. Em suas embalagens está disponível o prazo de garantia referente a cada tipo de lâmpada, dependendo da linha LED a qual fazem parte. Portanto, é essencial que o consumidor G-Light guarde a nota fiscal e a embalagem dos produtos LED, caso haja a necessidade de praticar a garantia.
Se alguma lâmpada LED da G-Light falhar (devido a um defeito do produto) dentro do período de garantia presente na embalagem a partir da data da compra, o comprador receberá a substituição gratuita. O produto com defeito deverá ser enviado a G-Light juntamente à nota fiscal, para que seja colocado em vigor o direito de tomar a decisão final sobre a validade de qualquer reclamação de garantia. Essa garantia não afeta os direitos legais do comprador.
As medidas de defesa do consumidor buscam a punição dos que cometem erros que violam os direitos do consumidor, assim como a conscientização dos consumidores sobre seus direitos e deveres e dos fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações. Atitudes corretas e respeito ao consumidor amplia o mercado de consumo e contribui para o desenvolvimento nacional.
Olá,
sou varejista e comercializo lâmpadas da G-light, por lei qual a garantia mínima que devo oferecer aos meus clientes nas lâmpadas de led?
Olá Lucas,
Em média, as lâmpadas LED da G-light possuem 25 mil horas de duração. Porém, ao atingir 70% deste valor, é recomendada a troca do equipamento.
me chamo Walnei. Compro sempre lâmpada, quando queima e vou trocar no mercado eles n trocam, dizem q é para entrar em contato com a empresa. Isso é verdade?
Olá Walnei, tudo certo?
É verdade, você pode entrar em contato conosco abrindo um solicitação pelo link http://www.glight.com.br/contatos. Estaremos à disposição para resolver o seu problema.
Olá, boa tarde! Gostaria de saber se existe alguma sugestão, algum método em andamento, para realizar o controle da garantia das lâmpadas para grandes usuários – como fazer o controle de quando as lâmpadas foram colocadas, a que lote pertencem, etc. para poder controlar se estão dentro ou fora do prazo de garantia. Isso considerando que não são colocadas todas ao mesmo tempo, mas à medida da necessidade (exemplo: caso em que lâmpadas comuns estão sendo substituídas por LED).
Olá Maria, tudo certo? Obrigada por entrar em contato conosco. Já respondemos a sua dúvida pelo e-mail. Continue acompanhando nossas novidades, e qualquer outra dúvida estamos aqui para ajudar.
Att, G-light. Iluminando sua vida.
Bom dia compre uma lâmpada de 30 wts porém não tenho mas a embalagen e nota pos si passo dois anos e cinco mês de uso mas quando eu comprei o vendedor mi passo q tempo de garantia e de três anos eu voltei na loja com o protudo mas o gerente não troca pois alegando d q já passo o tempo de garantia e pra mi entra em contato com o fabricante este é verdade?
Olá Reinaldo, tudo certo? Obrigada por entrar em contato conosco. Já respondemos a sua dúvida pelo e-mail. Continue acompanhando nossas novidades, e qualquer outra dúvida estamos aqui para ajudar.
Att, G-light. Iluminando sua vida.
Geralmente as lâmpadas led trazem a mensagem de um ano de Garantia. Em caso de defeito antes desse prazo, a loja responsável pela venda é obrigada a fazer a troca do produto , ou somente o Fabricante. Tipo, comprei no Mercadinho da esquina e a Fábrica fica localizada em outro estado. E algumas lâmpadas apresentam problemas antes do prazo estabelecido na embalagem.
Olá, Antonio Carlos, tudo certo? O SAC da G-light estará respondendo por e-mail a sua dúvida! Agradecemos por entrar em contato com a gente.
Comprei uma lampada com garantia d um ano guardei a caixa é a nota ela queimou com 7 meses d uso fui trocar na loja é me mandaram procurar o fabricante isso procede?
Olá, Jackson, tudo certo? Para exercício da garantia, existem critérios específicos. Para esse caso, a garantia deve ser exercida pelo estabelecimento onde o consumidor efetuou a compra. Desde que respeitados esses critérios, que podem variar de produto para produto. Por favor, envie todas as informações para nosso SAC sac@glight.com.br
Bom dia, comprei uma luminária G6500 mas não vi como se troca a lâmpada. Tem como trocar a lâmpada?
Olá, Leonidas. Tudo certo?
Não estamos conseguindo identificar o seu produto. Mas toda linha de produtos da G-light, possui em sua embalagem uma REFERÊNCIA, descrita com suas características técnicas em uma tabela. Por favor, descreva essa referência.
Caso não encontre, podeira nos mandar todos os números do código de barras do referido produto.
Ficamos no aguardo.
Boa tarde! Comprei 2 refletores em led de 50w em abril e, um deles está bem fraco! Instalei um ao lado do outro e, consigo perceber a diferença de forma bem nítida…
Como se fosse queimar a qualquer momento!
A loja informa que a garantia de 2 anos já é com vocês!
Gostaria de mais informações como proceder!
Olá Vitor, vamos te ajudar a resolver este problema. Precisamos que você envie as fotos do produto em questão, juntamente com a foto do cupom fiscal para o e-mail sac@glight.com.br relatando o fato. Assim, nossa equipe de atendimento ao cliente vai te dar um retorno o mais rápido possível. Tudo bem?
Troquei uma lampada dia 14 de abri 2021 em 5 de setembro queimou fui no mercado trocaram mas colocaram início da validade de abril reclamei com o funcionário e me disse que estava certo
O mercado não teria que colocar validade na troca da lampada
Olá Isvaldo, tudo bem? Por gentileza nos informe os seus dados (nome completo/RG/CPF/endereço) para que possamos encaminhar a sua reclamação para o setor de garantia.