
A iluminação passou a fazer parte de nossa vida de maneira tão intensa que é difícil pensarmos no mundo sem ela. As residências, lugares turísticos, ruas urbanas. Tudo requer uma iluminação de qualidade. Principalmente este último ponto. A iluminação urbana está atrelada à segurança nas cidades. Afinal, ninguém gosta de ruas mal iluminadas.
Neste artigo, explicaremos tudo o que torna a iluminação urbana necessária. Desde sua relação com a segurança até a beleza que ela proporciona.
O que é iluminação urbana
De maneira geral, é tudo o que compreende à boa visibilidade do meio urbano. Isto, é claro, correlacionado com a iluminação
Neste sentido, temos uma gama de locais que são inclusos na iluminação urbana:
- Ruas;
- Praças;
- Avenidas;
- Túneis;
- Trincheiras e viadutos;
- Jardins,
- Vias,
- Estradas,
- Passarelas,
- Pontos de ônibus;
- Monumentos;
- Fachadas;
- Obras de arte em vias urbanas
Logo, se percebe o quanto este conceito é abrangente e próximo. Segundo a Eletrobrás, 3% de toda energia elétrica produzida no país é destinada a ela.
Importância da iluminação urbana
A iluminação pública deixou o papel de, somente, destacar objetos à noite. Hoje, seu conceito e aplicação é muito mais amplo. As cores fazem parte dela.
Não basta apenas iluminar bem, mas trazer cor e vida aos meios urbanos.
Além disto, a iluminação urbana transforma as ruas em locais frequentáveis à noite. Com ela, carros e motos podem trafegar por mais tempo. Assim como as pessoas, que podem desfrutar deste papel.
E aqui surge o paralelo com o próximo ponto:
Iluminação urbana e segurança
Vias públicas bem iluminadas oferecem maior sensação de segurança.
Ainda que não haja nenhum estudo que correlacione com a total inibição de crimes, é um exercício de lógica. As pessoas tendem a circular com maior tranquilidade em lugares visíveis.
Um beco escuro é muito mais propenso à criminalidade do que uma rua bem iluminada.
O que é preciso para uma boa iluminação urbana
Antes de mais nada, um projeto iluminotécnico de qualidade.
Por se tratar de um espaço aberto, nada pode ser feito aleatoriamente. Tanto as ruas precisam de uma abrangência de iluminação grande quanto os monumentos.
As praças precisam de pontos de destaque. Nelas, a iluminação decorativa ganha força. Nas estradas, a sinalização e conforto dos motoristas são o centro das atenções.
O projeto iluminotécnico precisa complementar todos estes aspectos.
LED e iluminação pública
É inegável que o LED é a tecnologia do momento em iluminação. Consome menos energia, dura mais tempo e polui menos o ambiente. E não somente para ambientes internos, como substituta das lâmpadas fluorescentes.
Pensar em iluminação urbana sem correlacionar com o LED é retroceder tecnologicamente.
Na maioria das grandes cidades, ainda é possível encontrar lâmpadas de alta pressão. Estas possuem alta potência e fluxo luminoso.
Porém, a iluminação é feita através de reações químicas. O vapor de gases (mercúrio, sódio ou outros gases metálicos) são prejudiciais ao meio ambiente. O que não acontece com o LED.
Exemplo em boa iluminação pública
Agora que já entendemos a diferença que causa uma boa iluminação urbana, é hora de mostrar.
Aqui, temos alguns dos cases de sucesso da G-Light com iluminação pública. Cidades e espaços inteiramente transformados com a iluminação LED. Ruas, praças, avenidas, mais belos e seguros.

Obra de iluminação pública da trincheira entre as avenidas João Durval e Presidente Dutra, em Feira de Santana – BA

Obra de Iluminação pública na trincheira entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas em Feira de Santana – BA

Obra de iluminação pública em Praia Formosa, Aracaju – SE

Obra de iluminação pública em São Cristóvão – SE
Qualidade em iluminação pública
Para integrar todos estes aspectos, o material tem que possuir qualidade.
E é por isto que a G-light fica feliz em compartilhar uma ótima notícia! Recebemos a certificação do INMETRO para a lâmpada GL216 LED.
Isto nos torna uma das poucas empresas em todo o Brasil com este registro. Mais uma prova da qualidade dos materiais G-light. A boa iluminação pública agradece.
Deixar um comentário