Uma boa decoração atrai olhares e elogios. Pensar em como as luzes estarão dispostas no ambiente, e na beleza, são pontos essenciais. As luminárias orientais vêm ganhando cada vez mais espaço neste quesito. E causam um efeito maravilhoso no ambiente.

Neste artigo, falaremos sobre a história das luminárias orientais. E daremos dicas de como adiciona-las à decoração de seus ambientes.

Origem das luminárias orientais

As luminárias orientais surgiram na China. Há duas versões para isto: uma um tanto quanto mitológica.

A primeira é que tenham surgido há mais de 2 mil anos. A produção delas para festivais pode ter começado com Ying Zheng, primeiro imperador da China.

Já a segunda é ainda mais antiga. Conta a história de um morador, que matou o pássaro do Imperador de Jade, que vinha do céu para a terra.

Furioso com a morte de seu animal, ele condenou a vila do homem à destruição no dia 15 do calendário lunar. A filha do Imperador de Jade avisou ao homem, com pena do que aconteceria às outras pessoas.

O homem mais velho da vila ordenou que várias lanternas fossem feitas. Elas deveriam ser redondas e com papel vermelho. E cada morador as colocaria em suas casas entre os dias 14 e 16 do calendário lunar.

Quando as tropas do Imperador de Jade avistaram as luzes, de longe, pensaram que ela estava pegando fogo. Então, retornaram. O Imperador de Jade se sentiu vingado pela morte de seu pássaro e a vila fico segura.

Com o passar dos anos, a cultura das luminárias orientais se espalhou. Hoje, é possível encontra-las em países como Japão, Coreia, Taiwan e Tailândia. Além disto, os bairros chineses espalhados pelo mundo (Chinatowns) estão sempre decorados com elas.

Tipos de luminárias orientais

No geral, existem dois tipos diferentes. E cada uma é usada em locais específicos, no Oriente.

  • Bonbori: são redondas ou hexagonais. Geralmente sustentadas por uma haste e colocadas no interior das residências, templos e festivais.
  • Chouchin: estas são as mais famosas. Geralmente estampadas com ideogramas chineses. Podem ser encontradas em formatos redondos e cilíndricos. Lá, são mais utilizadas em bares e restaurantes.

Onde utiliza-las na decoração

Agora que já conhece um pouco sobre elas, que tal pensar em mudar a decoração? Separamos algumas dicas de locais que casam bastante com as luminárias orientais.

Sala

Aqui, as possibilidades são enormes. Você pode misturar luminárias do tipo bonbori nas quinas e chouchin no teto.

Preste bastante atenção no que quer iluminar. Quais espaços merecem maior atenção. Por uma luminária oriental no centro da sala ou acima da mesa é uma boa escolha.

Lembre-se de escolher as lâmpadas ideais para os ambientes. A mescla entre LED e luminárias orientais gera bons resultados.

Quarto

No quarto também pode-se reinventar o ambiente com as luminárias orientais.

Aqui, podem ser utilizadas tanto como iluminação central quanto secundária. Para esta segunda função, as do tipo bonbori são a melhor escolha.

Outra possibilidade é usar várias luminárias em forma de cordão. Assim, cria-se um aspecto de vários pontos de luz.

No caso de quartos infantis, são ainda mais indicadas. Elas criam um ambiente lúdico e atrativo. Tanto as decorações mais clean quanto as mais coloridas podem se valer das luminárias orientais.

Área externa

Outro ambiente que ganha mais vida com as luminárias orientais. Na área da piscina, completa a iluminação do ambiente.

Durante a noite, o ambiente se torna mais rico com elas. Aqui, a junção com o LED também ganha destaque. A união da economia e da iluminação direcionada com as cores e formas das luminárias orientais criam ambientes aconchegantes.


E então, gostou das dicas? As luminárias orientais são um artigo de decoração belíssimo. Dão um ar mais despojado, misturando o passado com o presente, criando belos ambientes.

E, unindo isto a um bom projeto iluminotécnico, os resultados só podem ser surpreendentes.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.