iluminação para açougues

Ambientes comerciais são extremamente dependentes de luz. Em todos os segmentos. A iluminação para açougues interfere diretamente no fluxo de clientes.

Prateleiras, corredores, câmara-fria, caixa. Todos estes elementos compõem o espaço de um açougue.

A iluminação nestes espaços compõe mais do que o design. Destacam produtos, criam ambientes e interferem diretamente no conforto dos clientes e visitantes.

Neste artigo, separamos algumas dicas do que é necessário em uma iluminação para açougues. Vamos conferir?

Projeto iluminotécnico na iluminação para açougues

O primeiro passo para qualquer planejamento de iluminação. Afinal de contas, é justamente o projeto iluminotécnico que norteará tudo.

Com ele, a quantidade de lâmpadas, o tipo, os sistemas de iluminação, tudo será contemplado. Porém, não pode ser feito durante a construção do açougueou com ele já em funcionamento.

O projeto iluminotécnico tem de ser feito antes mesmo de comprar os materiais de iluminação.

Corredores

O principal local de trânsito dos clientes são, justamente, os corredores.

Em grandes supermercados, temos a impressão de que os corredores são imensos. Isso se dá pela iluminação alinhada aos pisos claros.

Por que não fazer o mesmo nos açougue?

A maioria dos estabelecimentos deste tipo não trabalham somente com cortes de carnes. Afinal de contas, as receitas precisam de complemento.

Oferecer outras opções de produtos retém a clientela. Assim como uma boa iluminação.

Criando ambientes na loja

Assim como corredores, as seções de produtos são bem presentes em açougue.

Porém, não faz o menor sentido produtos diferentes possuírem seções idênticas, não é? A iluminação corrige este problema.

Use luminárias, sobretudo Shop-light LED e High Bay, para criar ambientes diversos na loja. Isso ajuda os consumidores a identificar melhor onde estão cada produto. Além disto, as luminárias tubulares T8 LED IP67, específicas para açougues, são essenciais no destaque de produtos.

Sistemas de iluminação adequados

Os sistemas de iluminação são formas de distribuição de luz presentes no projeto iluminotécnico. E existem diversas definições e tipos diferentes.

Porém, podemos destacar alguns tipos que devem estar presentes na iluminação para açougues:

  • Iluminação geral: homogênea, sem variações de luminosidade, contemplando todo o local;
  • Iluminação localizada: específica em um ponto ou ambiente. Pode ser usada para destaque, mas deve contemplar outras regiões, também;
  • Luz de destaque: lâmpadas com maior fluxo luminoso nos pontos de destaque. Ótima pedida para seções especiais;

Temperaturas de cores

As temperaturas de cores, mais frias ou mais quentes, interferem diretamente na composição dos ambientes. E também no humor.

Lâmpadas de temperaturas mais frias são ideais para ambientes mais formais e impessoais. Como corredores, por exemplo.

Já as mais quentes podem destacar melhor produtos de grande circulação. Afinal de contas, são mais atrativas.

Mescle ambas quando pensar na iluminação para açougues. A circulação de pessoas em seu negócio agradecerá.

Câmara fria também importa

Os bastidores do açouguetambém precisam de suporte na iluminação.

Para ambientes bastante frios, o ideal são as lâmpadas herméticas, como a IP65. Elas suportam baixas temperaturas, sem ficar danificadas.

Para ter total segurança na escolha, cheque os Índices de Proteção (IP) dos equipamentos. Quanto maior for este dado, maior segurança ele oferecerá.

Como cada câmara pode conter um tamanho diferente, então elas devem estar no projeto iluminotécnico.

Outro ponto que não pode faltar na iluminação para açougues são as lâmpadas de emergência. Para esta tarefa, sugerimos a Lâmpada de Emergência 30 LEDS 1,2W. Além de consumir pouca energia elétrica, possui bom fluxo luminoso.


A iluminação para açougues é ponto essencial em um negócio. Afinal de contas, não basta apenar um bom produto. É preciso oferecer conforto e sofisticação aos clientes. E isto faz toda a diferença, no final das contas.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.