Estamos vivendo uma geração acostumada com a produção de conteúdo, e para que seja de qualidade, uma boa iluminação é indispensável. Pensando nisso separamos algumas dicas para tornar seu conteúdo ainda mais rico e profissional.
Quem já produz ou deseja começar a produzir conteúdos audiovisuais deve se atentar a um fator muito importante, que é a iluminação. Defeitos de iluminação podem passar uma impressão amadora e impactar de forma muito negativa na estratégia de comunicação.
Mas, a boa notícia é que você pode montar um esquema básico de iluminação com um baixo investimento, e é isso que vamos te mostrar!
Luz Externa x Luz interna
Primeiro vamos diferenciar esses dois tipos de iluminação. A luz externa é aquela proporcionada pela luz natural, que pode ser ótima, mas não está no nosso controle, então a imagem pode acabar tendo muitas variações de luzes a depender do dia, prejudicando o resultado final. Já a luz interna é aquela luz artificial que podemos controlar, e que por isso pode trazer um resultado mais uniforme que não te dê tanto trabalho na hora da edição.
Luz Dura x Luz Difusa
O modo como a luz incide sobre um objeto também é diferente, por isso vale aqui fazer essa diferenciação. A luz dura é aquela que incide de forma mais direta sobre o objeto, podendo causar sombras e destacar imperfeições, por isso, deve ser utilizada na medida certa. Já a luz difusa é aquela que incide de forma mais suave e espalhada, deixando um aspecto mais natural e uniforme.
Melhor iluminação para vídeo
Esses são os principais equipamentos utilizados:
Softbox
Geram uma luz difusa e suave e podem ser feitos em casa gastando muito pouco, existem diversos tutoriais na internet para isso. Utilize lâmpadas LED para garantir uma maior economia, duração e sustentabilidade e escolha a cor que melhor atender a sua necessidade, pode ser desde lâmpadas brancas até as coloridas.
Ring Light
Também é uma ótima opção quando se quer destacar um alvo específico na cena, é uma luz fluorescente circular, que é posicionada em volta da câmera. Pode ser feita de forma caseira, seja utilizando lâmpadas de LED acopladas ou até mesmo uma fita de Led.
Refletores de Led
Esse tipo de equipamento possui pequenas lâmpadas de LED que proporcionam uma iluminação bem forte, por isso é necessário estar atento para não haver exageros.
A iluminação de três pontos
Antes de iniciar qualquer gravação é importante fazer um planejamento de iluminação. Um dos esquemas mais conhecidos é o de três pontos e consiste em:
Luz principal
Essa é a que deve dar destaque ao protagonista da filmagem, deve ser suave e difusa, e posicionada de forma lateral à câmera. Você pode utilizar a softbox ou qualquer outra fonte de luz que seja mais suave.
Luz de Preenchimento
Serve para eliminar as sombras que a luz principal pode acabar criando. Para amenizar-lás você deve utilizar a luz de preenchimento ao lado da principal. Essa luz não pode ser tão intensa quanto a primeira, deve ser posicionada em um ângulo parecido, mas nunca igual, um pouco acima da luz principal.
Luz de Fundo
Utilizada para criar um contraste entre o protagonista e o fundo da filmagem, evitando a impressão de dimensionalidade no vídeo. Deve ser móvel e fácil de posicionar, a localização ideal é atrás da pessoa principal. Pode ficar tanto no chão, virada para cima, quanto acima do objeto da cena. Mas, deve ficar sempre oposta às outras duas luzes.
E o resultado final é mais ou menos esse:
Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você!
Deixar um comentário