Sem dúvidas os custos com energia ocupam um bom espaço nas despesas operacionais de um galpão industrial, e é por isso que separamos algumas dicas para te ajudar na redução de gastos desnecessários com energia, e consequentemente aumentar o seu lucro. 

 Diversos fatores podem exercer influência sobre o consumo de energia de uma indústria, seja o consumo energético, custos com a manutenção, durabilidade e eficiência da iluminação. É necessário estar atento a tudo isso para gerar um consumo eficiente, e é com isso que vamos te ajudar nesse post. 

Avalie as necessidades de iluminação em cada ambiente

Antes de tudo é necessário fazer um mapeamento do local, qual o objetivo da utilização daquele determinado ambiente? O que será produzido aqui? Esse espaço possui uma boa luminosidade natural? É muito frequentado? Quais os riscos iminentes nele?

 Perguntas como essa devem ser respondidas para tomada de qualquer decisão, pois em cada ambiente a iluminação irá variar de acordo com a atividade realizada. É importante ter em mente que se você superestima essa necessidade os gastos irão ser inevitavelmente maiores, mas quando você subestima também irá ter consequências, como baixa na produtividade, riscos de segurança e diminuição do bem-estar dos colaboradores. 

Estimar os custos de funcionamento dos equipamentos 

Alguns podem apresentar um custo de aquisição mais alto, porém muitas vezes a economia gerada ao longo do tempo compensa, por isso é importante fazer essa estimativa. Conhecer as características específicas de consumo, manutenção, durabilidade e sustentabilidade dos produtos utilizados na iluminação é imprescindível. Conheça alguns tipos:

Lâmpadas de vapor metálico

Possuem um rendimento luminoso alto e por isso são utilizadas para iluminar grandes áreas como estádios. Possuem uma boa durabilidade e emitem pouco calor, mas também precisam de um tempo para ligarem por completo e a sua luminosidade pode ser muito intensa, podendo comprometer o bem-estar. Esse tipo de lâmpada traz riscos de contaminação ao meio ambiente devido aos metais pesados. 

Lampadas Fluorescentes 

Bastante utilizadas em ambientes industriais e residenciais, possui um bom rendimento luminoso, boa economia de energia e são geralmente as mais baratas, porém perde no quesito vida útil (dura até 7.500 horas) e na manutenção que pode ter altos custos. 

LED

Sem dúvida uma das melhores aliadas, pois é excelente no quesito economia de energia, sustentabilidade e durabilidade, podendo compensar ao longo do tempo o investimento inicial. 

Iluminação Natural

Uma grande aliada da economia de energia é a luz natural, que pode ser implementada através de domus, tanto alveolar quanto prismático, o único porém é que estão condicionadas a luz do dia, então nem sempre serão suficientes para prover a iluminação do local. 

Fique atento as normas referentes a Iluminação Industrial

As normas devem ser seguidas à risca no projeto luminotécnico do local, pois é preciso garantir os níveis mínimos de iluminância natural para garantir a segurança dos colaboradores e o bem estar. Esses aspectos estão normatizados nas NBR 5413 e NBR 5382. 

Utilize Iluminação Natural

Ao utilizar a iluminação natural além de estar respeitando as normas regulamentadoras, você vai estar provendo uma economia de energia elétrica muito significativa. Na maioria dos projetos industriais é utilizada a iluminação natural através de mecanismos de entrada de luz pelo telhado/cobertura, como domus lineares, por exemplo. 

Automatize a iluminação

Por muitas vezes o consumo pode aumentar devido à própria negligência humana, quando atitudes simples de desligar as luzes ao sair não são respeitadas. Um sistema automatizado pode permitir que as luzes sejam ligadas ou desligadas à distância, ou que o próprio sistema identifique quando a luz natural não está mais sendo suficiente sozinha e liga as luzes automaticamente, podendo também controlar a intensidade delas. 

Esse tipo de investimento costuma ter um desempenho muito eficiente no longo prazo.

Combine soluções

Um resultado eficaz será o produto das medidas adotadas, desde um sistema automatizado de lâmpadas de LED até a conscientização dos colaboradores. Uma iluminação híbrida com luz artificial e a luz natural pode gerar tanto consumo de energia quanto melhorar o bem-estar dos colaboradores. 

Lembre-se que sempre deve haver um equilíbrio para não pecar na falta ou no excesso de luz. 


Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você! 

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.