Dia 12 de novembro é comemorado o dia Nacional dos Supermercados e foi pensando nisso que preparamos esse post repleto de dicas e conteúdos para uma iluminação efetiva e atraente nesses ambientes.
Você já deve ter percebido a importância de uma boa iluminação em locais comerciais, não é mesmo? Elas são responsáveis por despertar em nós as mais diversas sensações, desde conforto e aconchego, até desconforto e exposição.
E além de tudo isso, pode causar até impactos na lucratividade do seu negócio, visto que pode tanto atrair pessoas quanto afastá-las. Você já parou para pensar qual desses efeitos a iluminação do seu supermercado pode estar causando?
É o que vamos descobrir!
Tipo de Iluminação
Dentro dos supermercados deve ser usada a iluminação direta, indireta e a difusa, pois cada uma trará um efeito e tem uma finalidade diferente no ambiente.
Iluminação Direta
Esse tipo de iluminação é bastante utilizada para dar enfoque no produto e destacar um objeto, o que pode exigir o suporte de uma luminária.
Iluminação Indireta
A iluminação indireta tem por finalidade iluminar o ambiente no modo geral, de forma suave garantindo a visibilidade do local. Nesse tipo de iluminação pode-se utilizar alguma superfície como o gesso para rebater o fluxo luminoso, que assim irá refletir na superfície branca do teto e espalhar a luz por todo o ambiente.
Iluminação Difusa
Esse modelo de iluminação para supermercados é um dos mais utilizados e tradicionais. Ela ilumina o ambiente de maneira uniforme, homogênea e sem contrastes, gerando uma sensação de conforto. Geralmente para causar esse efeito a lâmpada fica localizada no centro do teto.
Luzes Ideais
As lâmpadas LED são as mais utilizadas e uma grande aliada, devido a sua capacidade de iluminação, economia de energia e durabilidade.
Você já deve ter notado que quando estamos nos corredores temos a sensação de que eles são imensos. Essa percepção se dá devido ao jogo de luz utilizado, o que pode ser um ponto muito positivo para fazer com que as pessoas passem mais tempo nos supermercados.
Quando se trata de corredores longos é recomendado o uso de lâmpadas LED tubulares devido à sua alta amplitude de luminosidade.
A iluminação correta quando se trata de seções é aquela que faz o cliente desejar o produto assim que o encontra. Crie seções coloridas que guie seus clientes e chame atenção. O uso de spots é ideal para áreas que merecem destaque e foco, como padaria, açougue, adega e hortifruti.
Refletores de LED devem ser utilizados tanto na fachada quanto no estacionamento dos supermercados, trazendo assim uma sensação de segurança aos consumidores.
É importante ressaltar que as lâmpadas de LED não esquentam e nem atraem insetos, mantendo assim o frescor e a durabilidade dos alimentos.
Temperatura das cores
Esse também é um fator muito importante a se atentar, pois as cores devem ser quentes mais amareladas (2500K – 4000K) em setores que necessitam passar aconchego e comodidade, como padaria e adega.
E nos setores que necessitam de uma maior destaque visual e visibilidade, como geladeiras, hortifrutis e peixaria é recomendado cores mais frias, como superbranca e branca neutra (4000K-6000K).
Conclusão
A iluminação pode muitas vezes ditar o sucesso de vendas de determinados itens que recebem o devido destaque e luz adequada. Não subestime a importância de um bom projeto luminotécnico no seu negócio, pois ele pode fazer total diferença nos seus resultados.
Conte com a G-light para trazer vida ao seu empreendimento!
Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente, ou deixe a sua pergunta nos comentários. Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! G-light – iluminando a sua vida e protegendo você!
Deixar um comentário