A iluminação é um fator que interfere diretamente nos custos de conta de luz e é um dos principais responsáveis pelos desperdícios. Por serem equipamentos utilizados constantemente, as lâmpadas representam 20% do consumo de energia elétrica. Pensando na economia e maior eficiência para os equipamentos, as tecnologias de iluminação avançaram e a utilização de lâmpadas de LED vem se tornando cada vez mais frequente para quem deseja reduzir as despesas com energia elétrica. O LED (Diodo Emissor de Luz) das lâmpadas faz com que ela trabalhe com maior eficiência, consumindo cerca de 85% menos energia que as lâmpadas fluorescentes. Medindo o consumo das lâmpadas

Praticamente todas as atividades humanas exigem o uso de energia elétrica. Mas esse uso intensivo e de várias fontes de energia causa impactos muitas vezes desnecessários no ambiente e desperdícios nas contas com energia.

Com o uso cada vez mais frequente das diversas tecnologias o consumo de energia elétrica é crescente. É natural que o consumo cresça, a preocupação é como colaborar com esse crescimento sem que o desperdício cresça na mesma proporção, como evitar o desperdício.

 

Porque é necessário falar sobre eficiência energética?

O desenvolvimento sustentável pode nos salvar de graves conseqüências futuras causadas pelos impactos da poluição e desperdício. É colaborando com a eficiência energética que poderemos melhorar nesse aspecto. Através do incentivo e educação, desenvolvimento de projetos com soluções inteligentes o mundo estará mais bem preparado para controlar a poluição.

 

O que é eficiência energética?

Eficiência energética é a atividade voltada para melhorar o uso das fontes de energia racionalizando a energia e evitando os desperdícios. As atividades que mais afetam a sustentabilidade nesse sentido é o uso de motores e lâmpadas, aparelhos simples, e geladeiras, automóveis e fábricas.

 

Como é realizada a eficiência energética?

A utilização de produtos inteligentes no quesito sustentabilidade é a principal maneira de reduzir significativamente os desperdícios de energia elétrica de modo progressivo. Para colaborar cada pessoa pode fazer sua parte escolhendo soluções mais sustentáveis para seu uso constante.

 

– Eficiência na iluminação

Problema:

Os tipos de lâmpadas mais antigos costumam causar grande desperdício, pois não tem capacidade para reverter toda a energia consumida em luz. Boa parte da energia das lâmpadas incandescentes e fluorescentes é revertida em calor e não em luz, ou seja, uma porcentagem da energia gerada não tem utilidade para a função do aparelho. A lâmpada incandescente converte apenas 8% de energia em luz, as fluorescentes 32%.

Como solucionar:

A conversão de energia em luz das lâmpadas LED pode ultrapassar 60%. O aproveitamento energético é muito superior a dos outros tipos, como consequência a lâmpada tem maior duração, maior capacidade luminosa e economia de energia garantida.


– Motores

Problema:

Como os motores precisam trabalhar com bom rendimento a potencia é geralmente aumenta, só que muitas vezes de maneira superior a necessária.

Como solucionar:

Um motor de alto rendimento pode ter uma potencia melhor adequada ao motor reduzindo entre 20 e 30% de consumo de energia em relação a um motor tradicional.


– Climatização

Problema:

Instalações muito antigas e sem manutenção constante tendem a apresentar problemas recorrentes que resultam no desperdício.

Como solucionar:

O retrofit do sistema é uma solução que pode causar economia entre 30 e 50% em custo de energia elétrica. A partir de 15 anos de funcionamento a troca de sistema já é recomendada.

Escrito por Equipe G-light
A G-Light é atualmente uma das maiores empresas de iluminação do país. Além, de investir em inovação, preza pelo desenvolvimento de soluções em iluminação que agreguem economia, design atrativo, qualidade e tecnologia sustentável sempre buscando a satisfação do cliente. Aqui você encontrará dicas, informações e curiosidades sobre iluminação.